Como posso resolver problemas de Internet no meu televisor?
Existem três problemas principais de Internet que poderá ter: um problema de ligação à rede, qualidade da Internet e problemas relacionados com aplicações. Cada parágrafo aborda resumidamente algumas soluções.
Clique na ligação para aceder rapidamente ao parágrafo:
- O meu televisor está ligado à rede, mas não tenho Internet
- O meu televisor está ligado, mas a minha Internet é lenta
- O meu televisor está ligado à Internet, mas estou a ter um problema relacionado com aplicações
O meu televisor está ligado à rede, mas não tenho Internet.
Reponha o router
Primeiro, utilize o smartphone ou o computador para verificar se a rede Wi-Fi está a funcionar. Se houver outros dispositivos que também não conseguem ligar-se à rede, deverá concentrar-se principalmente no router. A maneira mais fácil de resolver problemas de um router é desligá-lo da tomada, deixá-lo desligado durante 30 segundos e ligá-lo novamente. Este processo simples irá repor o router. Tenha em atenção que o processo de reinício poderá demorar alguns minutos.
Se isto não restaurar a rede de Internet, o problema poderá ser causado pelo seu fornecedor de Internet. Se houver uma interrupção no serviço fornecido, o router poderá ter determinadas luzes indicadoras a piscar. Se for o caso, pode contactar o seu fornecedor de Internet e confirmar se este está a ter problemas técnicos.
Repor o televisor
Se o smartphone ou o computador forem ligados com êxito à rede Wi-Fi, é necessário observar o televisor.
Desligue o televisor da tomada, aguarde um minuto e volte a introduzir a ficha. Este processo chama-se Ciclo de inicialização e é o método mais rápido para ajudar o seu televisor, caso este esteja com problemas. Se tiver um Android TV, pode manter premido o botão de alimentação no telecomando durante cinco segundos para ativar uma reposição suave. Ambos os métodos funcionam.
Se esta reposição não resolver o problema, poderá ter de tentar uma reposição dos dados de fábrica:
- Como se realiza uma reposição de fábrica de um televisor Android da Sony?
- Como repor as definições de fábrica originais do televisor BRAVIA não Android?
Breve resumo
- Verifique a ligação à Internet com outro dispositivo.
- Todos os dispositivos são afetados? Execute um ciclo de inicialização do router desligando-o da tomada ou verifique o seu fornecedor de Internet.
- Apenas o televisor é afetado? Execute um ciclo de inicialização desligando o televisor da tomada.
- Se o problema persistir, experimente uma reposição dos dados de fábrica do televisor.
O televisor está ligado, mas a minha Internet é lenta e com atrasos.
A causa mais comum é a sua rede estar lenta. A velocidade da rede diminui quando esta está sobrecarregada (durante as horas de maior utilização, por exemplo) ou se o sinal sem fios não for suficientemente forte.
Em primeiro lugar, verifique a força do sinal do televisor observando o ícone de rede Wi-Fi nas definições de rede. Um ícone completo indica um sinal forte.
Uma possível forma de contornar o problema é trocar o sinal Wi-Fi. A maioria dos routers tem dois sinais: uma frequência de sinal de 2,4 GHz e outra de 5 GHz. Geralmente, são visíveis como duas redes Wi-Fi disponíveis (alguns routers utilizam o mesmo nome para ambas).
O sinal de 2,4 GHz tem uma velocidade mais reduzida, mas pode atravessar distâncias superiores, enquanto o sinal de 5 GHz é mais rápido, mas tem um alcance inferior ao da frequência de 2,4 GHz. Dependendo da colocação do televisor e do router, a alteração entre estas duas opções poderá melhorar a situação.
Por fim, pode sempre optar por utilizar um cabo Ethernet para ligar o televisor ao router a fim de ultrapassar eventuais quedas de desempenho da rede.
Breve resumo
- Na maior parte das vezes, uma Internet lenta está relacionada com o congestionamento da rede (horas de maior utilização, muitas pessoas a utilizar Wi-Fi, a fazer transferências, a usar serviços de transmissão, etc.).
- Tente alternar entre a rede Wi-Fi de 2,4 GHz e a de 5 GHz, se ambas estiverem disponíveis.
- Utilize (temporariamente) um cabo Ethernet para ligar o router ao televisor.
O meu televisor está ligado à Internet, mas uma aplicação não está a carregar ou a funcionar (as outras aplicações funcionam bem).
Se estiver tudo bem com a ligação à rede e o televisor estiver ligado à Internet, mas uma aplicação (por ex., o YouTube ou um serviço de transmissão) não estiver a funcionar corretamente, deverá concentrar-se na aplicação.
Primeiro, certifique-se sempre de que tem a versão mais recente da aplicação instalada. Para confirmar, procure a aplicação na Google Play Store.
Em segundo lugar, a aplicação pode estar a funcionar mal por motivos técnicos. Para resolver este problema, pode forçar a paragem da aplicação (Android TV) ou desligar o televisor da tomada por 30 segundos (Ciclo de inicialização).
Em terceiro lugar, a aplicação pode não estar a funcionar devido a um motivo específico da mesma (por exemplo, os servidores podem estar em baixo). Pode consultar o website do fornecedor da aplicação para verificar se este está a ter dificuldades técnicas.
Breve resumo
- Atualize a aplicação.
- Force a paragem da aplicação [coloque o cursor sobre o mosaico da aplicação e mantenha premido o botão "OK" até aparecer uma janela pop-up. Selecione Info e Force stop (Forçar paragem)].
- Ciclo de inicialização. (desligue o televisor da tomada)
- Verifique se o fornecedor da aplicação está a ter dificuldades técnicas.