ID do artigo : 00192654 / Última modificação : 24-07-2019

Má qualidade de vídeo, incluindo linhas, barras, quadrados, manchas, imagem dupla, defeitos dos pixéis ou ecrã preto

    Caso a qualidade do vídeo/ecrã não atinja as suas expetativas ou se tiver a impressão de que algo está errado ao nível estrutural do ecrã, siga a resolução de problemas abaixo.

    Verificações preliminares


    Confirme que os cabos, o ambiente e a força do sinal estão corretos. Após confirmar e efetuar as correções necessárias, pode escolher uma das opções abaixo (sem vídeo ou vídeo danificado).

    Confirme se todos os cabos estão corretamente ligados

    • Confirme que os cabos são inseridos corretamente. Se necessário, desligue e ligue novamente.
    • Confirme que os cabos não têm defeito. Pode fazê-lo experimentando com outros cabos.
    • Confirme se os cabos no dispositivo de transmissão estão na tomada OUT (SAÍDA) e que estão ligados à tomada IN (ENTRADA) do dispositivo de receção.

    Mantenha o televisor longe de outros equipamentos elétricos

    Em caso de transmissão analógica, mantenha o televisor longe de fontes de ruído elétrico como carros, secadores de cabelo, unidades Wi-Fi, telemóveis ou equipamento ótico.

    A força do sinal deve ser, no mínimo, "60"

    Confirme se o seu sinal é suficientemente forte.

    Como medir a força do sinal (instalação digital)

    O ecrã do meu televisor está completamente preto (mas o som continua presente)


    1. Certifique-se de que o seu televisor está ligado.

    2. No telecomando, prima HOME ou MENU.

    Menu visível? Considere mudar as suas definições eco ou de temporizador .

    Menu não visível? Efetue uma reposição dupla. Primeiro desligue e volte a ligar todos os cabos, de seguida, efetue uma reposição de fábrica .

    NOTA: Descubra como realizar uma reposição de fábrica de um Android TV da Sony .

    3. O problema ainda não está resolvido? O seu televisor pode ter uma avaria. Contacte-nos para obter aconselhamento adicional.

    Má qualidade de vídeo, incluindo linhas, barras, quadrados, manchas, imagem dupla, defeitos dos pixéis...


    Podem ocorrer problemas como os que se encontram abaixo. Execute os passos abaixo para resolver o problema por si.

    Problemas de ecrã

    Fig. A: Problema com pixéis/Fig. B: Linha vertical/Fig. C: Quadrados/Fig. D: Imagem dupla/

    Fig. E: Formas irregulares/Fig. F: Metade do ecrã perdido/Fig. G: Rostos queimados

    NOTA: Primeiro, confirme que não se trata apenas de dispersão da retroiluminação ao visualizar os ecrãs escuros, o que é um comportamento normal em televisores LCD e não pode ser completamente eliminado.


    1. Para manter o seu televisor com o melhor desempenho, é importante que esteja instalada a última versão do software no seu televisor.

    Como verificar se a versão do software mais recente (firmware) está instalada no meu televisor

    Efetuar atualizações de firmware/software para o Android TV

    Caso seja necessária uma atualização, consulte uma das ligações abaixo.

    Como atualizar o software do seu televisor diretamente através da Internet?

    O meu televisor não está ligado à Internet; como posso efetuar uma atualização de software?

    2. Efetue um ciclo de inicialização (desligue o cabo de alimentação do televisor durante 2 minutos antes de o voltar a ligar). Para o Android TV da Sony, recomendamos que faça uma reposição (parcial) , antes de fazer um ciclo de inicialização.

    3. Se o problema persistir, efetue uma reposição de fábrica . Além disso, descubra como realizar uma reposição de fábrica de um Android TV da Sony .
    NOTA: Para obter instruções detalhadas sobre como resolver um determinado sintoma, siga as nossas Perguntas frequentes:
    O que fazer quando existem linhas no ecrã, o ecrã está desfocado, surgem imagens duplas ou surgem cores estranhas.

    4. Se não estiver resolvido, tem de identificar se o problema está presente em todas as entradas de TV ou apenas em determinadas entradas. Pode fazê-lo muito facilmente através de um teste do painel. Efetue o teste duplo abaixo.

    1. No telecomando do televisor, prima o botão Screen Format. Depois de premir, a localização e o tamanho do ecrã apresentam um problema (uma linha, barra, quadrado, imagem dupla, forma irregular, mancha, pixéis brancos ou coloridos) exatamente como antes?

    Fig. A: Vista de ecrã normal
    Fig. B: A localização e o tamanho da barra vertical alteraram-se em comparação com a Fig. A. Painel SEM defeito.
    Fig. C: A barra vertical tem a mesma largura e está no mesmo local que na Fig. A. Isto indica um defeito no painel.

    Teste do painel do televisor

    2. Prima o botão HOME ou MENU no telecomando para entrar no menu do televisor. O problema do ecrã continua presente da mesma forma que antes de entrar no menu?

    5. Se o resultado do teste 1 for igual à Fig. C e se o resultado do teste 2 for "yes" (sim), pode estar perante um problema no painel e poderá ser necessária assistência. Contacte a Sony para obter assistência adicional.


    6. Se o resultado do teste 1 for igual à Fig. B e a resposta à pergunta 2 for "no" (não), pode ser excluído um problema no painel. Escolha entre as opções abaixo para obter ajuda adicional.
    • Apenas a entrada do sintonizador está afetada, enquanto a qualidade de vídeo via HDMI (para testar, reproduza um DVD), USB (para testar, utilize uma fotografia numa pen USB) ou PC está boa? Inicie A resolução de problemas de sintonização .
    • A entrada HDMI (para testar, reproduza um DVD), USB (para testar, utilize uma fotografia numa pen USB) ou PC está afetada, enquanto a qualidade de vídeo via sintonizador está boa? Inicie Resolução de problemas de conectividade .

    Imagens, formas, manchas ou cores de fundo irregulares


    Se está perante sintomas no Android TV da Sony que provocam imagens, formas, manchas ou cores de fundo irregulares, consulte uma das ligações abaixo:

    Ruído a oscilar, piscar ou intermitente no ecrã durante as cenas escuras

    É apresentado um ecrã branco quando o televisor entra no modo Daydream (Suspensão)