Canais de televisão e serviços em falta ou incorretamente sintonizados? Descubra como solucionar problemas
Caso enfrente problemas com todos os canais ou serviços, ou em casos específicos, pode consultar as sugestões e soluções em baixo.
Consulte o website do fornecedor de serviços de televisão
Tenha em atenção que os problemas de receção do sinal e de sinalizador são, muitas vezes, específicos por país. O fornecedor de serviços de televisão local pode ter implementado alterações técnicas que o afetem diretamente. Consequentemente, consulte primeiro a secção de notícias mais recentes no website do fornecedor de serviços de televisão. Por vezes, pode ser necessário sintonizar novamente o televisor.
Se utilizar um descodificador, consulte o manual do utilizador do descodificador para obter informações sobre o procedimento de sintonização. Para sintonizar diretamente um televisor da Sony, pode consultar os guias abaixo.
Como assistir a sinais de televisão transmitidos num televisor Android da Sony
Sintonizar ou ressintonizar o televisor (manual para receção analógica, por cabo ou terrestre)
Sintonizar ou ressintonizar o televisor (manual para uma antena de satélite)
Sintonizar ou ressintonizar o televisor Android da Sony (manual para receção analógica, por cabo ou terrestre) Sintonizar ou ressintonizar o televisor Android da Sony (manual para uma antena de satélite)
Sintonizar ou ressintonizar o televisor Android da Sony (manual para várias antenas de satélite)
Não ficou resolvido? Escolha o problema na lista abaixo
IMPORTANTE: São apresentados passos diferentes para cada problema específico. Cada um individualmente pode levar a uma solução. Percorra todos os passos, um a um e pela ordem de apresentação, até que o problema fique resolvido.
1. Vídeo pixelizado ou áudio intermitente / Sem vídeo ou sem áudio
3. Canais ou serviços indisponíveis
6. Problema com o guia eletrónico de programas
1. Vídeo pixelizado ou áudio intermitente / Sem vídeo ou sem áudio
1. Uma grande percentagem dos problemas de receção está relacionada com a qualidade do cabo da antena. Como orientação geral, quando mais espesso e menos flexível, melhor é o cabo (menos perda de sinal). Alguns cabos de antena podem ter uma construção mecânica fraca, pelo que ficam danificados e suscetíveis às interferências circundantes se os torcer um pouco próximo do conector da antena. Experimente utilizar um outro cabo (de boa qualidade).
2. Outro problema comum com a receção ocorre quando o sinal da antena é direcionado através de um descodificador ou de um gravador de HDD. Alguns destes dispositivos podem atenuar ou até bloquear a passagem do sinal da antena no modo em espera, normalmente por motivos de poupança de energia. Alternativamente, podem ocorrer interferências com o sinal da antena em algumas condições de receção. Para testar se este é o caso, ligue o cabo da antena diretamente ao televisor. Se a receção for boa, verifique/substitua o cabo da antena ligado ao descodificador/gravador de HDD. Se o problema persistir, verifique se existe algum ajuste para a passagem de sinal ou RF Out no menu do descodificador/gravador de HDD.
3. Se existir um loop do cabo da antena através de um gravador de vídeo, DVD ou Blu-Ray, certifique-se de que o dispositivo não está desligado da energia elétrica enquanto o cabo da antena permanecer ligado em loop para o televisor através do dispositivo.
4. Ressintonize o televisor.
- Sinal de televisão terrestre ou por cabo? Consulte as orientações de sintonização da Sony relativamente a DVB-T e DVB-C
- Televisão por satélite? Consulte as orientações de sintonização da Sony relativamente a DVB-S
- Descodificador? Consulte o manual do utilizador do fornecedor do descodificador para obter todas as informações.
5. Verifique o nível de sinal no menu do televisor ou do descodificador .
6. Verifique a posição e o desempenho da antena/parabólica. A receção de sinal pode melhorar ao alterar a direção e a localização da antena.
7. Reinicie, atualize ou reponha os seus dispositivos.
8. Contacte a Sony. Para tal, clique em Contact us (Contacte-nos) no website de assistência da Sony.
2. Sinal de áudio errado ou multiplicado / Sinal de áudio indisponível em alguns serviços / Falta de sincronização entre o áudio e o vídeo
1. Selecione uma fonte de áudio diferente através do botão Sync / Audio (Sincronização/Áudio) no telecomando.
2. Defina as definições de prioridade de idioma no menu HOME.
3. Remova qualquer amplificador ligado.
4. Reinicie, atualize ou reponha os seus dispositivos.
5. Contacte a Sony. Para tal, clique em Support > Contact us (Assistência > Contacte-nos) no website de assistência da Sony.
3. Canais ou serviços indisponíveis
1. Por vezes, este problema está relacionado com um dos motivos abaixo.
- É um serviço pago que está indisponível? Verifique junto do fornecedor se a sua subscrição está correta.
- Os canais desaparecem durante a noite? No menu de assistência do seu televisor, desligue a opção Auto update (Atualização automática)
2. Consulte a transmissora quanto a alterações recentes. Um canal pode ter sido movido para uma frequência diferente. Pode restaurar o canal através da ordenação manual dos canais.
3. Introduza a ID de rede correta. Se não souber esta ID, consulte o operador.
4. Verifique o cartão CAM. Se necessário, teste com um cartão CAM que saiba que está a funcionar. Para obter mais informações, consulte:
Como ver serviços de subscrição utilizando um módulo de smartcard?
5. Percorra a resolução de problemas até "1. Vídeo pixelizado ou áudio intermitente / Sem vídeo ou sem áudio".
4. Canais sem ordem lógica
1. Certifique-se de que os códigos de país e o idioma estão introduzidos (configuração automática).
2. Consulte o operador para saber se o ID de rede está correto.
3. Introduza a frequência de início manualmente.
4. Percorra a resolução de problemas até "3. Canais ou serviços indisponíveis."
5. Problema com as legendas
Tipicamente, os sintomas incluem:
- Nenhuma legenda apresentada
- Legendas erradas apresentadas
- Legendas para surdos não apresentadas
- Legendas mal localizadas no ecrã
Para resolver estes problemas, percorra os passos abaixo.
1. Verifique junto do operador se devem estar disponíveis legendas para este canal/serviço.
2. Verifique junto do operador se as legendas para surdos estão, normalmente, apenas disponíveis em teletexto.
3. Com o telecomando, selecione outra fonte de legendas.
4. No menu HOME, selecione os idiomas das legendas corretos.
5. Reinicie, atualize ou reponha os seus dispositivos.
6. Contacte a Sony para obter assistência adicional. Para tal, clique em Support > Contact us (Assistência > Contacte-nos) no website de assistência da Sony.
6. Problema com o guia eletrónico de programas
Tipicamente, os sintomas incluem:
- O guia eletrónico de programas não pode ser apresentado
- Guia eletrónico de programas bloqueado
- Determinados serviços do guia eletrónico de programas indisponíveis
Para resolver estes problemas, percorra os passos abaixo.
1. Por vezes, o guia eletrónico de programas pode demorar algum tempo a carregar. Volte a verificar após alguns minutos.
2. Verifique se está selecionado o país correto.
3. Verifique junto do operador quaisquer limitações novas ou permanentes: por exemplo, imagem ao vivo não apresentada em miniatura, guia eletrónico de programas(+) indisponível através do gravador de DVD.
4. Se o produto tiver a opção de utilizar o guia eletrónico de programas(+), tem de permanecer em espera quando não estiver a ser utilizado, pois o guia eletrónico de programas(+) requer atualizações regulares do programa. Esta atualização ocorre automaticamente quando o produto é deixado em espera.