Resolução de problemas de HDMI do televisor: 6 soluções para um sinal instável, ecrã tremido ou perda de sinal
A utilização de um cabo HDMI (interface de multimédia de alta definição) é a forma mais comum de ligar dispositivos como computadores, consolas de jogos, descodificadores e leitores de Blu-Ray ao televisor devido à capacidade de fornecer áudio e vídeo de alta qualidade. No entanto, podem ocorrer problemas como um ecrã tremido ou intermitente, ou até mesmo uma perda de sinal. Estes problemas de HDMI no televisor podem ser resolvidos verificando estes 6 itens simples:
- Verifique se o cabo está corretamente ligado
- Experimente diferentes portas HDMI e evite dispositivos adicionais desnecessários
- Verifique as definições do televisor (entrada) e as definições do dispositivo ligado
- Desligue os dispositivos adicionais
- Atualize o software do televisor e do dispositivo
- Evite interferências de outros dispositivos eletrónicos.
- Se não aparecer nenhuma imagem ao ligar através da porta HDMI, visite o nosso artigo dedicado.
- Se achar que existe um problema no ecrã, consulte o nosso artigo sobre problemas com o ecrã e como os resolver.
Verificar o cabo e as ligações
Primeiro, certifique-se de que o cabo que liga o televisor ao dispositivo está em bom estado. Além disso, verifique se o cabo está bem ligado ao televisor e ao dispositivo. Verifique se existem danos físicos ou conetores dobrados. Se o cabo parecer danificado, experimente substituí-lo por um cabo HDMI novo.
Experimentar diferentes portas HDMI
Se o televisor tiver várias portas HDMI, tente ligar o dispositivo a uma porta diferente, de preferência a que está marcada com ARC ou eARC.
Verificar as definições do televisor e do dispositivo
As definições incompatíveis entre o televisor e o dispositivo ligado podem causar problemas. Por exemplo, experimente mudar a entrada do televisor. Em alternativa, verifique as definições de resolução e taxa de atualização no dispositivo ligado (como um computador ou consola de jogos) e certifique-se de que são compatíveis com o televisor. Se necessário, altere as definições para as recomendadas de acordo com o televisor.
Evitar dispositivos adicionais (se aplicável)
Se utilizar um dispositivo como um recetor de AV ou um comutador, tente ligar o dispositivo diretamente ao televisor. Por vezes, utilizar estes dispositivos adicionais pode causar problemas, pelo que uma ligação direta pode resolver o problema.
Atualizar o software do televisor e do dispositivo ligado
Por vezes, o software desatualizado pode causar problemas de HDMI. Atualizar os dispositivos pode resolver o problema. Verifique se existem atualizações disponíveis para o televisor e dispositivo ligado. Pode encontrar todas as atualizações relacionadas com a Sony neste website de assistência. Caso contrário, visite o website do fabricante ou do fornecedor.
Reduzir a interferência
Os dispositivos eletrónicos como routers Wi-Fi ou micro-ondas podem interferir com o sinal HDMI. Para reduzir a interferência, mantenha esses dispositivos longe do cabo e do televisor. Além disso, utilize cabos HDMI de alta qualidade com boa proteção contra interferências.