ID do artigo : 00279748 / Última modificação : 01-08-2022Imprimir

O meu televisor não liga e não responde

    MPORTANTE: Este artigo aplica-se apenas a produtos específicos. Por favor, verifique os Produtos Aplicáveis no topo deste artigo.

    Se o seu televisor não ligar e não responder, há alguns passos que pode seguir para verificar se o seu televisor ainda está a funcionar.

    • Um televisor sem alimentação significa que não está a ver um sinal LED ou algo no ecrã.
    • Se vir um ecrã preto com letras ou um ecrã cheio de triângulos, poderá ter de premir o botão de entrada no telecomando para aceder ao canal de entrada correto. Normalmente, está localizado no lado superior esquerdo do telecomando, em frente ao botão de alimentação.
    • Se vir o LED do televisor a piscar a vermelho, visite este artigo sobre o LED vermelho intermitente.

    Passo 1: Utilizar o botão de alimentação no televisor

    O seu televisor tem um botão de alimentação localizado no televisor. Pode encontrar a localização do botão de alimentação no guia de iniciação ou no guia de referência (disponível na página de produto do televisor neste website de assistência). Verifique se pode ligar o televisor com esse botão, pois talvez o telecomando esteja avariado ou as pilhas estejam gastas.

    Passo 2: Verificar se o cabo de alimentação está bem ligado, desligue o televisor e volte a ligar

    A primeira verificação que é sempre preciso fazer é se o cabo de alimentação do televisor está corretamente ligado ao televisor e à tomada. Por vezes, os animais de estimação ou os aspiradores batem no cabo e removem-no da ficha. Ligue-o firmemente e tente ligar o televisor. Se utilizar um cabo com um bloco adaptador, certifique-se de que o cabo também está bem inserido no ponto de entrada do adaptador.

    Agora que está a dar atenção ao cabo de alimentação, é uma excelente oportunidade para executar o tipo mais básico de reposição do televisor: o ciclo de inicialização. Desligue o cabo, aguarde 30 segundos e volte a inseri-lo. Mais uma vez, certifique-se de que tudo está bem ligado.

    Passo 3: Verificar a tomada de CA ou o bloco de tomadas

    É raro, mas a tomada de CA ou o bloco de tomadas podem estar com defeito. Utilize um dispositivo eletrónico diferente, que saiba estar a funcionar, e experimente a tomada e o bloco de tomadas para ver se funciona.

    Passo 4: Desligar todos os dispositivos externos

    Desligue tudo o que está ligado ao televisor: consolas, set-up boxes, barras de som, etc. Um dispositivo ligado pode estar avariado e a causar este problema. Quando todos os dispositivos externos tiverem sido desligados, tente ligar novamente o televisor.

    Passo 5: Tentar uma reposição forçada dos dados de fábrica (ANDROID TV e GOOGLE TV)

    O último passo que pode tentar é uma reposição forçada dos dados de fábrica. Pode efetuar uma reposição manual premindo os botões e introduzindo o cabo.

    Infelizmente, se estes passos não resolverem a situação, o seu televisor terá de ser reparado.