O que é HDMI 2.1? Explicação das características e benefícios
HDMI 2.1 é a versão mais recente da tecnologia HDMI. Algumas funcionalidades de HDMI 2.1 já estão presentes em algumas TVs produzidas em 2019 e posteriormente (ver a lista aqui).
Preciso de HDMI 2.1?
O HDMI 2.1 está preparado para o futuro
A partir de 2020, as funcionalidades HDMI 2.1 começarão a aparecer em cada vez mais TVs e, eventualmente, tornar-se-ão a nova norma. Se pretender adquirir uma nova TV, pondere uma que suporte as funcionalidades HDMI 2.1 para melhorar a sua experiência de visualização em dispositivos de vídeo e consolas da próxima geração.
Quais são as funcionalidades HDMI 2.1?
Visualização de conteúdo 4K a 120 FPS nativo e resposta rápida
De momento, a resolução 4K combinada com 120 FPS fornece o mais alto nível de suavidade e nitidez para conteúdo de vídeo e jogo. Estas capacidades, juntamente com os jogos da próxima geração, reduzem drasticamente o atraso de entrada, ao mesmo tempo que aumentam significativamente a velocidade de resposta. Isto traduz-se numa redução do atraso entre o ecrã e os comandos, enquanto o tempo de resposta de mudança dos pixéis de uma cor para a seguinte também melhora.
Taxa de Atualização Variável (VRR)
O que é VRR
VRR refere-se à forma como a TV ajusta a taxa de atualização para corresponder à taxa de fotogramas do dispositivo de saída. Normalmente, as taxas de fotogramas variam em tempo real e são influenciadas pela cena apresentada no seu televisor.
O VRR também elimina os atrasos de interrupções e os cortes no ecrã para produzir uma imagem mais suave. Os monitores de jogos também utilizam esta tecnologia. Ao integrar o VRR em HDMI 2.1, as diferenças entre jogos de PC e jogos de consola são reduzidas. No entanto, o VRR especificado por HDMI 2.1 não é compatível com o AMD Free Sync que está presente no software de jogos de PC.
VRR para jogos
Os videojogos incorporam, muitas vezes, mudanças dramáticas de cena, desde explosões repentinas a mudanças rápidas de cor, o que reduz drasticamente a taxa de fotogramas. O VRR compensa estas alterações ao fazer corresponder simultaneamente a taxa de atualização à taxa de fotogramas do jogo. O resultado é uma redução do atraso de interrupções e dos cortes no ecrã para criar uma imagem mais suave. O VRR é extremamente importante para jogos sem quebras, ao contrário dos filmes em que as taxas de fotogramas são relativamente estáveis (normalmente 24 FPS).
Modo de latência baixa automática (Auto Low Latency Mode - ALLM, também conhecido como modo de jogo automático)
O ALLM deteta quando uma consola está ligada e muda automaticamente o televisor para o modo de jogo. O modo de jogo reduz o atraso entre as ações num comando da consola e a ação correspondente que ocorre no seu televisor.
Enhanced Audio Return Channel (eARC)
Com um canal eARC, pode desfrutar da profundidade do som surround com qualidade cinematográfica através de DOLBY ATMOS e DTS:X. Devido às limitações do ARC normal, apenas o eARC pode processar estes formatos.
Subamostragem cromática
A reprodução 4K a 120 FPS de 10 bits 4:4:4 será incluída através de uma atualização de software. A proporção 4:4:4 indica que 8 em 8 píxeis podem exibir informações de cores diferentes, em comparação com 4:2:2 (4/8 píxeis) e 4:2:0 (2/8 píxeis).