O facto de que o seu telecomando não está a responder pode significar que o telecomando em si tem defeito ou que o seu televisor deixou de funcionar. Este artigo contém diversas orientações que o irão ajudar a resolver o seu problema ou, pelo menos, a identificar a sua origem. IMPORTANTE: Caso utilize um sintonizador/descodificador de terceiros, poderá só conseguir mudar de canal com o telecomando fornecido por esses terceiros. O telecomando original da Sony não irá funcionar!
Verifique se há algo de errado com o televisor
Se não conseguir ligar o televisor com o telecomando ou se não houver resposta do botão, tente utilizar o televisor através das teclas e interruptores do lado direito do televisor (visto de frente). 1. Confirme se o botão de poupança de energia [6] está LIGADO, caso contrário, não será possível ligar o televisor. 2. Prima [1] para LIGAR o televisor. Deverá ficar visível um LED verde na parte da frente do televisor. 3. Faça um teste utilizando os botões [2] e [3] para mudar os canais e volume de som.
 Se não for possível ligar o televisor através do próprio televisor, este pode precisar de assistência técnica. Contacte-nos para obter assistência adicional.
Verifique se há algo de errado com o telecomando
1. Enquanto o televisor está LIGADO, desligue os cabos de todos os dispositivos externos (leitor de Blu-ray Disc/DVD, descodificador, etc.) ligados ao televisor e, em seguida, prima o botão HOME ou MENU no telecomando. Se não acontecer nada, avance para o passo 2. 2. DESLIGUE o televisor e desligue o cabo de alimentação do televisor da tomada elétrica. Volte a ligar, LIGUE o televisor novamente e prima o botão HOME ou MENU no telecomando. Se não acontecer nada, avance para o passo 3. 3. Existem diversas razões pelas quais o telecomando pode não estar a responder. Analise a descrição geral abaixo e, se aplicável, implemente as medidas de resolução propostas.
- Substitua a pilha ou limpe o terminal
* Pilha fraca: A pilha poderá estar completamente descarregada ou fraca. Quando fica fraca, verá que tem de se aproximar do produto para o usar. Se não funcionar de todo, substitua as pilhas. * Terminal sujo: Os terminais das pilhas do telecomando poderão estar sujos. Remova a tampa do compartimento das pilhas e, com o polegar, faça rolar as pilhas ainda no interior do telecomando. Se o telecomando começar a funcionar após fazer rolar as pilhas, retire-as e limpe os terminais do telecomando com um pouco de líquido de limpeza de cabeças de vídeo por cassete, utilizando uma cotonete ou um pano macio. Volte depois a colocar as pilhas no telecomando.
- Tenha cuidado com o sensor de infravermelhos
* Certifique-se de que o telecomando está a apontar para o sensor do telecomando do produto (lado dianteiro inferior do televisor). * Certifique-se de que o recetor/sensor de infravermelhos do telecomando situado no produto não foi coberto ou obscurecido por plantas de interior, mobiliário, etc. * A luz intensa, solar ou não, pode, por vezes, interferir com os sinais de infravermelhos, especialmente se incidir diretamente sobre o sensor de infravermelhos do televisor.
- Selecione o produto correto através de Bravia Sync
Quando utilizar uma ligação HDMI, poderá ter de selecionar o produto que pretende controlar premindo o botão SYNC MENU no telecomando do televisor. Pode, em seguida, selecionar o produto que pretende utilizar a partir da lista exibida no ecrã.
- Selecione o produto certo com o botão [Mode]
Alguns telecomandos são multifuncionais e dispõem da capacidade de controlar outros dispositivos, como um leitor de Blu-ray Disc, leitor de DVD ou VCR. Se tiver um telecomando multifuncional, tem de estar selecionado o produto correto que pretende controlar. Por exemplo, se o botão de modo no telecomando tiver sido selecionado para utilizar um leitor de DVD, algumas das funcionalidades do televisor poderão não estar disponíveis até selecionar o modo correspondente.
- Selecione a posição correta de frequência 1-2-3 do gravador de DVD/HDD
Alguns gravadores de DVD/HDD dispõem de uma frequência de infravermelhos remota variável, por exemplo, posição 1, 2 ou 3. Certifique-se de que a posição selecionada é a mesma que a posição definida no gravador. Para verificar ou alterar a posição de frequência, consulte o manual de instruções fornecido.
- Evite a interferência de lâmpadas com baixo consumo de energia
Sabe-se que as lâmpadas de baixo consumo interferem com as frequências do telecomando. Tente afastar os produtos da lâmpada ou a lâmpada dos produtos.
- Verificar se existe um feixe de infravermelhos
Não é possível ver o feixe de infravermelhos emitido pelo telecomando a olho nu. Se tiver uma câmara de vídeo e utilizar o telecomando à frente da lente, seria possível ver o feixe de infravermelhos no visor da câmara de vídeo.
O feixe de infravermelhos não está visível? O comando poderá ter de ser substituído. Contacte-nos para obter assistência adicional. O feixe de infravermelhos está visível? É possível que o recetor/sensor do produto esteja avariado e não o telecomando em si. Contacte-nos para obter assistência adicional.
|