ID do artigo : 00193380 / Última modificação : 17-07-2019

O meu telecomando do televisor está a agir estranhamente, parece não responder, ou funciona como se fosse o telecomando de outro dos meus dispositivos.

    Se o telecomando do televisor BRAVIA não estiver a responder ou se estiver a agir como se fosse o telecomando de outro dispositivo no sistema (um leitor de Blu-ray Disc, descodificador, leitor multimédia, amplificador, etc.), é provável que tal esteja relacionado com a funcionalidade BRAVIA Sync.

    É possível selecionar o dispositivo que pretende que o telecomando controle em qualquer altura premindo o botão SYNC MENU no telecomando do televisor. Consoante o modelo da TV, área e outros fatores, a localização do botão no telecomando pode variar. Abaixo encontram-se exemplos do local onde, provavelmente, se encontra o botão no seu telecomando.

    telecomando 1telecomando 2telecomando 3

    Premir o botão SYNC MENU abre um menu onde pode alterar uma variedade de definições.

    • Aceder a [Seleção de dispositivos HDMI] permite selecionar um dispositivo externo HDMI compatível com BRAVIA Sync para ser controlado pelo telecomando do televisor
    • [Controlo de TV com telecomando]/[Controlo de Dispositivos pelo telecomando] permite mudar o dispositivo a ser controlado pelo telecomando do televisor, entre o televisor e o dispositivo ligado

    Por predefinição, a maioria dos dispositivos externos terá a definição HDMI Control (Controlo HDMI) definida para Ativar. Esta configuração permite que o telecomando do televisor, através da utilização do BRAVIA Sync, controle o dispositivo externo.

    IMPORTANTE: Se alguns dispositivos no seu sistema não forem compatíveis com HDMI-CEC (Controlo de Eletrónica de Consumo) - normalmente, dispositivos mais antigos - o utilizador pode enfrentar problemas de compatibilidade em que o BRAVIA Sync desativa as funcionalidades normais do telecomando, mas não consegue controlar o dispositivo externo não compatível.

    Se estiver com problemas de compatibilidade ou preferir não utilizar esta funcionalidade e preferir utilizar os telecomandos originais dos dispositivos, proceda da seguinte forma:

    • Desative o HDMI Control (Controlo HDMI) nos seus dispositivos externos a qualquer altura. Consulte o manual de utilizador do seu dispositivo para obter instruções sobre como executar esta ação

    ou

    • Desative a funcionalidade Bravia Sync no seu televisor, a qualquer altura, acedendo a:
      [HOME] > [Definições]* > [Entradas externas] > [Definições BRAVIA Sync] e definindo [Controlo de BRAVIA Sync] para Desativar

    *NOTA: Em dispositivos com o sistema Android Oreo (OSV-O), o ícone de definições encontra-se no canto superior direito.