ID do artigo : 00192419 / Última modificação : 15-10-2020

O que é o espelhamento do ecrã e como o utilizo?

    MPORTANTE: Este artigo aplica-se apenas a produtos específicos. Por favor, verifique os Produtos Aplicáveis no topo deste artigo.

    Replicar o ecrã do telemóvel

    O espelhamento do ecrã é uma tecnologia um pouco mais antiga que lhe permite apresentar o ecrã do seu smartphone ou tablet no ecrã do televisor, produzindo uma réplica do ecrã do smartphone ou tablet. Pode utilizar esta função para transmitir o ecrã dos dispositivos móveis para um ecrã maior, por exemplo, ao mostrar fotografias. Lembre-se de que está a replicar a imagem e não o som.

    Nos últimos anos, o espelhamento do ecrã tornou-se menos popular porque a norma tecnológica seguiu numa direção diferente: a transmissão de conteúdo tornou-se mais importante do que apenas copiar o ecrã. Por esse motivo, os televisores modernos já não dispõem da opção de espelhamento do ecrã. As tecnologias alternativas em ascensão são o Google Cast, o Chromecast ou o AirPlay.

    Qual é a diferença entre a transmissão e o espelhamento?

    Conforme mencionado anteriormente, o espelhamento cria uma imagem espelhada ou uma réplica do ecrã do smartphone ou tablet no seu televisor. Isto significa que o conteúdo reproduzido ou visualizado no dispositivo móvel será apresentado em simultâneo no televisor. No entanto, o espelhamento do ecrã tem algumas desvantagens: Os dispositivos Apple não suportam espelhamento do ecrã e o protocolo em si já não é tão fiável como as variantes modernas.

    A transmissão, por outro lado, é uma variante mais moderna que funciona de forma um pouco diferente. A transmissão de conteúdo permite-lhe "atirar" conteúdo para o televisor. O seu smartphone ou computador indica ao televisor o que deve reproduzir, em vez de reproduzir no seu dispositivo móvel e copiar para o televisor.

    Por outras palavras, o televisor funciona como suporte para o smartphone ou computador em vez de atuar como espelho. Um exemplo de transmissão popular é reproduzir um vídeo do YouTube a partir do seu smartphone na Android TV da Sony ou apresentar um website a partir do navegador Chrome do seu computador. Pode abrir o YouTube no smartphone, selecionar um vídeo, pressionar o botão de transmissão e o televisor faz o resto.

    Quais são as alternativas ao espelhamento do ecrã?

    Este vídeo suporta legendas.
    Como ativar ou desativar as legendas ao ver vídeos do YouTube na Internet.


    Como posso utilizar o espelhamento do ecrã?

    1. Prima o botão [INPUT] no telecomando.
      Se o televisor for capaz de espelhamento do ecrã, pode encontrar a opção de espelhamento do ecrã listada entre as outras fontes de entrada (HDM1, etc.). Se não estiver disponível, pode utilizar as alternativas mencionadas acima para apresentar conteúdo no seu televisor.
    2. Selecione [Espelhamento do ecrã]. O televisor entra em standby enquanto liga o seu dispositivo móvel.
    3. Agora, aceda às definições do seu dispositivo móvel. Dependendo da versão de software, o caminho do menu pode variar um pouco:
      Definições → Device connection (Ligação de dispositivo) → (Opcional: Connection preferences [Preferências de ligação]) → Selecione Espelhamento do ecrã → Toque em Iniciar → Selecione o seu televisor


    Dispositivos listados e como anular o registo de um dispositivo

    1. Quando o ecrã de standby para o espelhamento de ecrã é apresentado, prima o botão OPTIONS e selecione Mostrar lista de dispositivos / Eliminar.
    2. Se pretender remover um dispositivo registado da lista, selecione o dispositivo e selecione Sim para o remover da lista. Em alternativa, pode utilizar a opção Eliminar tudo para remover todos os dispositivos registados.

    Também pode apresentar uma mensagem para evitar a ligação de dispositivos não pretendidos.
    Quando o ecrã standby para o espelhamento do ecrã é apresentado, prima o botão OPTIONS e selecione Notificação do Registo → On (Ligado).