ID do artigo : 00294949 / Última modificação : 13-07-2023Imprimir

Por que motivo falta um canal de televisão e o que posso fazer?

    É um novo dia, e o seu canal de televisão favorito desapareceu. Neste artigo, vamos discutir por que motivo os canais de televisão podem "desaparecer" e como os encontrar de novo.
    O motivo pode variar dependendo das ferramentas do fornecedor de televisão (satélite, cabo, set-top box ou módulo CAM). Vamos a isso.

    Se tiverem desaparecido todos os canais, vá para o final do artigo.


    Como os canais desaparecem em dias de mau tempo (satélite e terrestre)

    A antena parabólica atualiza regularmente a lista de canais de televisão (normalmente à noite). Mas sabia que o mau tempo pode afetar os dados que a antena obtém?

    Sob condições indesejáveis, a ligação terrestre ou por satélite pode não atualizar todos os canais, fazendo com que alguns desapareçam.

    O que fazer?

    • A antena faz esta atualização regularmente, pelo que os canais desaparecidos devem ser restabelecidos automaticamente.
    • Em alternativa, pode fazer um ajuste da antena ativamente:
    • Pode verificar a intensidade do sinal do canal problemático ao executar um teste de diagnóstico:
      • Prima o botão Help (Ajuda) no telecomando Selecione Status & Diagnostic (Estado e diagnóstico) e prima Signal info (Informação de sinal).
        • DVB-T / DVB-C → Valores mínimos entre 24 e 32 dB
        • Satélite → Valores mínimos entre 6 e -11 dB
    • Para evitar esta atualização automática, pode desativar a opção [Auto service update]: (Atualiza serviço automaticamente)
      • Aceda às definições do televisor → Canais e entradas → Canais → Configuração de canais → Definições avançadas → Atualiza serviço automaticamente → desativar
      • Tenha em atenção que o Satellite tem duas atualizações de serviço automáticas para os canais de satélite preferidos e gerais.

    Canal que aparece no televisor, mas com um nome diferente

    Aplica-se a satélite, cabo, set-top box ou módulo CAM

    Por vezes, um canal ausente não desapareceu, mas a posição na lista de canais mudou. Normalmente, estará no final da lista.

    Geralmente, o tipo de televisor que usa sabe que canais estão disponíveis, mas não é muito flexível na interpretação de mudanças.

    Quando um fornecedor de canais decide alterar uma parte, mesmo que pequena, do nome (por exemplo, alterar o número 2 para dois por extenso), o seu televisor pode não reconhecer essa alteração. O televisor vai concluir que não conhece este canal "novo" e irá colocá-lo após todos os outros canais no fim da lista.

    O que fazer?


    Limitações do operador nacional e regional e novas listas de canais

    Aplica-se a satélite, cabo, set-top box ou módulo CAM

    Alguns canais estão apenas disponíveis em determinados países ou regiões. Além disso, os fornecedores de televisão por cabo e satélite atualizam ocasionalmente as listas de canais, o que pode resultar no desaparecimento de canais.

    O que fazer?


    Todos os canais desapareceram / ecrã preto

    Se não aparecer qualquer canal, é provável que haja algo de errado na ligação entre o dispositivo do fornecedor de televisão e o televisor.

    1. Verifique se está a usar a fonte de entrada correta. Prima o botão de entradas no telecomando para alternar entre as portas de entrada HDMI. (Por exemplo, se a set-top box estiver ligada a HDMI2, alterne para HDMI 2 com o botão de entradas.)
    2. Verifique se todos os cabos (ou o módulo CAM) estão bem ligados. Desligue e volte a ligar, se necessário.
    3. Consulte o fornecedor de televisão para obter mais informações sobre questões técnicas.