O televisor não apresenta imagem quando utilizo uma ligação HDMI
Antes de começar
- Este artigo soluciona problemas de ligação de um dispositivo áudio/vídeo ao seu televisor com um cabo HDMI.
Se o ecrã do televisor não apresentar imagem ao usar um cabo analógico (ou seja, cabo compósito ou componente), consulte Não há imagem no televisor de um sistema estéreo de áudio/vídeo. - Certifique-se de que o seu televisor tem o software do sistema (firmware) mais recente instalado. As transferências de atualizações de software estão publicadas na página de assistência.
Resolução de problemas
Passo 1: Verificar se está a utilizar a ENTRADA correta
- Certifique-se de que o televisor está definido na entrada de vídeo correta para receber o sinal de HDMI. A maioria dos telecomandos dispõe de um botão Input
(entrada) que muda as entradas. Prima o botão Input (entrada) repetidamente até a entrada HDMI correta ser apresentada no televisor. Não se esqueça de verificar a que entrada do televisor está a ligar.
- A posição e o ícone do botão Input
(entrada) no telecomando e o número e nomes das entradas poderão ser diferentes no seu televisor.
- A posição e o ícone do botão Input
- Certifique-se de que o dispositivo ligado está ativado.
Passo 2: Desligar e voltar a ligar o cabo HDMI
Por vezes, podem ocorrer falhas de ligação que provocam este problema. Os próximos passos irão depender do modelo do televisor:
Para modelos Android TV™ e Google TV™
Outros modelos de televisor
Passo 3: Verificar a saída do dispositivo de vídeo ligado
Certifique-se de que o dispositivo ligado está configurado para transmitir através da respetiva ligação HDMI e que o formato de vídeo a ser transmitido é compatível com o televisor. A saída selecionada pode estar visível no ecrã do seu dispositivo ou nos menus.
IMPORTANTE: Alguns dispositivos podem transmitir sinal de vídeo a 1080/24p ou 1080/30p, No entanto, determinados televisores apenas aceitam sinal de vídeo a 1080/60p. Alterar o formato de saída de vídeo do dispositivo ligado poderá resolver o problema. Consulte o manual ou contacte o fabricante para obter mais informações sobre alterar o formato de saída de vídeo.
Passo 4: Verificar o amplificador
- Se estiver a utilizar um amplificador, consulte o manual para se certificar de que as ligações estão corretamente definidas. O amplificador/recetor de AV tem de reencaminhar o sinal para o seu televisor. O amplificador poderá enviar um sinal diferente daquele que pretende (por exemplo, o amplificador envia um sinal da porta HDM2, mas o seu dispositivo de vídeo está ligado a HDM1).
- Verifique se a ENTRADA no seu amplificador corresponde à ENTRADA no seu televisor.
- Caso o dispositivo esteja ligado a um recetor de AV ou outro componente, antes de ser ligado ao televisor, tente ligar diretamente a uma entrada HDMI do televisor. Caso este procedimento funcione, o seu recetor ou outros dispositivos podem não ser um repetidor HDMI e podem não passar sinal ao televisor.
- Um repetidor HDMI recebe um sinal de áudio/vídeo de um dispositivo HDMI e passa-o para outro dispositivo HDMI ligado. Enquanto os produtos da Sony são compatíveis com a utilização de repetidores HDMI, os produtos de outros fabricantes podem não ter compatibilidade.
- Caso esteja a ligar a um recetor A/V através de uma ligação analógica (coaxial, A/V composto, A/V componente ou S-Video), o recetor pode não conseguir converter esse sinal em HDMI para enviar para o televisor. Consulte as instruções de funcionamento incluídas com o seu recetor A/V para obter mais informação sobre outras opções de ligação.
Passo 5: Desligar o dispositivo de vídeo e o televisor
Efetue uma simples reposição seguindo este procedimento:
- Desligue o dispositivo ligado e o televisor.
- Desligue os cabos de alimentação do dispositivo e do televisor.
- Permita que tanto o dispositivo ligado como o televisor fiquem sem energia durante cerca de 30 segundos.
- Ligue novamente os cabos de alimentação do dispositivo e do televisor à tomada elétrica.
- Ligue o dispositivo ligado e o televisor.
Passo 6: Experimentar um cabo HDMI diferente
- O cabo HDMI que está a utilizar pode estar avariado ou ser demasiado antigo para ter um desempenho adequado. Experimente outro cabo HDMI para ver se resolve o problema.
- Em alternativa, pode utilizar o primeiro cabo HDMI para ligar outro dispositivo de vídeo, para ver se o dispositivo de vídeo está avariado. Caso este procedimento funcione, é possível que o primeiro dispositivo não esteja a funcionar devidamente e pode ter de verificar com o fabricante do dispositivo para obter mais assistência.
- Se pretender ver uma qualidade de imagem de 1080p (50p/60p) no televisor a partir de um dispositivo externo, utilize um cabo HDMI de alta velocidade com o logotipo "HDMI" para estabelecer a ligação.
- Se ainda não houver imagem, reponha as definições de fábrica do televisor.
- Se ainda assim não resolver o problema, o televisor poderá ter de receber assistência.