ID do artigo : 00267560 / Última modificação : 15-12-2021

Como reiniciar, repor a alimentação ou repor as definições de fábrica originais do Android TV ou Google TV

    Informações importantes antes de começar

    • Este artigo destina-se apenas a modelos Android TV ou Google TV. Se não tiver a certeza do tipo, verifique se o seu televisor BRAVIA é um Google TV, um Android TV ou outro.
    • Se o seu televisor não for um Android TV ou Google TV, consulte: 
    • Antes de repor o televisor, certifique-se de que o televisor está ligado e retire quaisquer dispositivos USB externos do televisor.
    • Existem três formas diferentes de repor o seu Android TV ou Google TV consoante o problema que está a experienciar:
      • A opção A (Reiniciar/Reinicializar alimentação) é uma reposição suave sempre recomendada primeiro, pois pode resolver muitos problemas e não afeta as informações guardadas.
      • A opção B (Reposição dos dados de fábrica) é o passo seguinte se um reinício ou reposição de alimentação falhar. A reposição dos dados de fábrica apaga todas as definições personalizadas à medida que repõe as especificações de fábrica do televisor.
      • A opção C (Reposição forçada dos dados da fábrica) é a opção final se a reposição de dados de fábrica falhar. A reposição forçada dos dados de fábrica também apaga todas as definições personalizadas, uma vez que repõe as especificações de fábrica do televisor. Utilize esta opção quando não conseguir aceder ao televisor através do menu. 

    NOTA: A Reposição de dados de fábrica e a Reposição forçada dos dados da fábricaexecutam a mesma tarefa – repor o televisor para as definições de fábrica. Uma Reposição forçada dos dados da fábrica é efetuada manualmente utilizando os botões do televisor quando não é possível aceder às opções de reposição no menu do televisor (ou seja, quando não é possível uma reposição dos dados de fábrica).

    Pode ver o seguinte tutorial que explica como reiniciar ou efetuar a reposição de fábrica de um Android TV ou avance para os passos mais detalhados apresentados abaixo.




    Opção A: Reiniciar/Reposição da alimentação 

    Esta opção não afeta as informações guardadas no televisor (por exemplo, definições da conta Google, aplicações, canais).

    Reiniciar

    Selecione o método consoante o televisor.

    • Reinicie o televisor com o telecomando fornecido:
      • Prima e mantenha premido o botão POWER até que Desligar seja apresentado no ecrã
      • Prima e mantenha premido o botão POWER até aparecer um menu → selecione Reiniciar
    • Reinicie o televisor utilizando o menu do televisor. No telecomando, siga os passos abaixo:
      • Prima (Quick Settings) (Definições rápidas) → DefiniçõesSistemaReiniciarReiniciar
      • Prima HOME → navegue para DefiniçõesAbout (Acerca) → ReiniciarReiniciar
      • Prima HOME → navegue para DefiniçõesDevice Preferences (Preferências do dispositivo) → About (Acerca) → ReiniciarReiniciar

    NOTA: Quando reiniciar com o telecomando ou o menu, o televisor desliga-se automaticamente e volta a ligar-se após um curto período de tempo. 

    Reposição da alimentação

    Desligue o cabo de alimentação do televisor da tomada elétrica, aguarde dois minutos e, em seguida, volte a ligar o cabo de alimentação.

    NOTA: Ignore este passo se o cabo de alimentação do televisor não estiver acessível. 


    Opção B: Reposição dos dados de fábrica (utilizando o menu do televisor)

    AVISO: Efetuar uma reposição de dados de fábrica irá remover todas as definições personalizadas no televisor, incluindo as definições da conta Google, aplicações, canais e definições de rede sem fios. 

    Como sincronizar aplicações com a sua conta Google

    • Pode sincronizar as suas aplicações com a sua conta Google para recuperar alguns dos dados das aplicações depois de efetuar uma reposição de fábrica. Siga os seguintes passos consoante o menu do seu televisor.
      • Prima HOME → navegue até DefiniçõesDevice Preferences or Accounts and Sign-in (Preferências do dispositivo ou Contas e Iniciar sessão) → GoogleChoose synced apps (Escolher aplicações sincronizadas) → selecione itens a sincronizar → Sync now (Sincronizar agora)
      • Prima HOME → navegue até Definições → Google → Choose synced apps (Escolher aplicações sincronizadas) em Sync (Sincronizar) → selecione itens a sincronizar → Sync now (Sincronizar agora)
      • Prima HOME → navegue até Definições → Personal (Pessoal) → Google → Choose synced apps (Escolher aplicações sincronizadas) em Sync (Sincronizar) → selecione itens a sincronizar → Sync now (Sincronizar agora)

    Como repor as definições de fábrica do televisor utilizando o menu do televisor

    Se o ecrã HOME for apresentado no ecrã do televisor

    Se não for possível apresentar o ecrã HOME (o botão HOME no telecomando não funciona)

    NOTAS:

    • A reposição de fábrica pode demorar alguns minutos. Aguarde até que o processo seja concluído.
    • Pode ter de introduzir um código PIN (se tiver sido definido um no televisor) quando selecionar a opção Erase everything (Apagar tudo).
    • Assim que o processo de reposição de fábrica for concluído, o televisor avança para o assistente de Configuração inicial. É necessário concordar com os Termos de Utilização e a Política de Privacidade da Google.

    Opção C: Reposição forçada dos dados de fábrica (utilizando os botões do televisor)

    AVISO: A execução deste procedimento removerá todas as definições personalizadas no televisor, incluindo as definições da conta Google, as aplicações, os canais e as definições da rede sem fios.

    • Este procedimento é geralmente utilizado para resolver problemas em que as aplicações causam erros, o televisor reinicia sozinho ou o televisor não responde aos comandos do telecomando.
    • O seu televisor tem de ter o sistema operativo Android 6.0 Marshmallow ou superior instalado para executar este procedimento.
    • Este procedimento pode exigir duas pessoas.
    • Dependendo do modelo da TV que tem, a localização e o número de botões pode variar.
    1. Efetuar um reposição de fábrica forçada utilizando um ou três botões no televisor
    2. Efetue novamente a reposição dos dados de fábrica (opção B).