ID do artigo : 00193406 / Última modificação : 23-04-2020

Como efetuo atualizações de firmware/software no meu Android TV da Sony?

    Para tirar o máximo partido do seu Android TV da Sony, deve garantir que o mantém sempre atualizado com as atualizações de software e firmware mais recentes da Sony e Google. As atualizações para o seu televisor incluem as principais características e aplicações, bem como correção de bugs e outras melhorias.
    Resolução de problemas (Android TV): Quais são as vantagens de reiniciar o televisor e as atualizações de software? / Problemas com o som e o ecrã.

    IMPORTANTE: O seu televisor tem de estar ligado à Internet - através de uma rede com ou sem fios - para efetuar atualizações de sistema. Em alternativa, pode transferir as atualizações para uma unidade flash USB e instalar a atualização no televisor através de USB (consulte a secção 4 deste artigo).

    1. Verificar se existem atualizações disponíveis para o seu televisor
    2. Transferir e instalar atualizações diretamente através da Internet
    3. Atualizar utilizando uma unidade flash USB

    1. Verificar se existem atualizações disponíveis para o seu televisor

    Para receber atualizações de software, certifique-se de que a definição Automatically check for update (Verificação automática de atualizações) ou Transf. Automática de Software do seu televisor está ON (Ativada) Desta forma, assim que uma atualização estiver disponível para o seu dispositivo, começa a transferir automaticamente. Se esta definição estiver Desativada, terá de verificar manualmente se existem atualizações disponíveis para o seu televisor.

    • Para as séries AF9 e ZF9
      Se a definição Automatically check for update (Verificação automática de atualizações) estiver ON (Ativada), o televisor verifica se existe software novo para transferir quando o televisor é ligado ou quando o televisor é ligado à Internet.
    • Para outros modelos de Android TV
      Se a definição Transf. Automática de Software estiver ON (Ativada), o televisor irá começar a transferir as atualizações automaticamente durante o modo standby.


    Para verificar se a definição Automatically check for update (Verificação automática de atualizações) ou Transf. Automática de Software está ON (Ativada) ou OFF (Desativada), ou para verificar manualmente se uma atualização de firmware de sistema está disponível, siga os seguintes passos:

    1. Prima o botão HOME no telecomando

      Botão Home do telecomando
    2. Selecione Ajuda.
      Para Android™ 8.0, selecione Apps e, em seguida, selecione Ajuda.
      NOTA: Também pode visualizar o ecrã Ajuda premindo o botão HELP (Ajuda) no telecomando.
    3. Depois, selecione Atualização do software do sistema.
      NOTA: A imagem abaixo é um exemplo do televisor com Android 6.0 ou posterior.

    4. Em seguida, verifique se a função Automatically check for update (Verificação automática de atualizações) ou Transf. Automática de Software está definida como ON (Ativada).

    Neste momento, o seu televisor iniciará a procura de atualizações e oferecer-se-á para as transferir caso estejam disponíveis.

    NOTA: Se as definições de Automatically check for update (Verificação automática de atualizações) ou Transf. Automática de Software forem OFF (Desativadas), verifique manualmente se existem atualizações.
    Para verificar manualmente, selecione Atualização do software do sistema com o procedimento acima indicado e, em seguida, selecione Verificar a existência de uma atualização de software do sistema ou Atualização de software.

    IMPORTANTE (para televisores que não sejam das séries A9F_AF9, Z9F_ZF9 ):

    • Tem de concordar com a política de privacidade da Sony para receber transferências de software
    • Mesmo se a Transf. Automática de Software estiver definida como ON (Ativada), o televisor não receberá as atualizações de software através da Internet até o utilizador concordar com a Política de privacidade da Sony. Pode ler e aceitar a Política de privacidade da Sony a qualquer momento premindo o botão HELP (Ajuda) no telecomando > [Definição de privacidade]
    • Se não concordou com a Política de privacidade da Sony durante a configuração inicial do televisor, proceda da seguinte forma para garantir que recebe as atualizações de firmware:
      1. Aceite a Política de privacidade da Sony premindo o botão HELP (Ajuda) no telecomando > [Definição de privacidade]
      2. Certifique-se de que a definição Transf. Automática de Software está definida como ON (Ativada), premindo o botão HELP (Ajuda) no telecomando> [Atualização do software do sistema] > [Transf. Automática de Software]
      3. Verifique manualmente a existência de atualizações premindo o botão HELP (Ajuda) no telecomando> [Atualização do software do sistema] >[Verificar a existência de uma atualização de software do sistema]

    2. Transferir e instalar atualizações diretamente através da Internet

    Se uma atualização estiver disponível para transferência, o procedimento para a transferir será o seguinte:

    Para as séries AF9 e ZF9
    Uma atualização de software está disponível se aparecer uma mensagem de aviso de software novo quando ligar o televisor (a mensagem desaparece automaticamente).
    Quando seleciona ATUALIZAR, a transferência e instalação começam.

    NOTAS:

    • A atualização de software demora cerca de 15 minutos. Pode utilizar o televisor da forma habitual durante uma atualização. Mesmo que desligue o televisor, a atualização prossegue.
      IMPORTANTE: Não desligue o cabo de alimentação CA (alimentação elétrica) da tomada, pois a atualização de software vai parar.
    • Quando ligar o televisor após a conclusão de uma atualização, o televisor inicia com o novo software.
      Se desligar o televisor após uma atualização, o telecomando poderá não funcionar durante cerca de 1 minuto.
    • A mensagem é apresentada apenas se Automatically check for update (Verificação automática de atualizações) estiver definida como ON (Ativada).
      A mensagem é apresentada durante cerca de 15 segundos e, se a mensagem desaparecer uma vez, a mensagem só voltará a ser apresentada 12 horas após a mensagem anterior. Se a mensagem desaparecer e quiser atualizar o software imediatamente, tem de atualizar o software manualmente a partir de Atualização de software no menu Atualização do software de sistema .

    Para outros modelos de Android TV
    Ser-lhe-á perguntado se pretende avançar com a transferência. Selecione UPDATE NOW (Atualizar agora) para continuar.
    NOTA: A imagem abaixo é um exemplo.

    NOTAS:

    • Pode utilizar o seu televisor normalmente durante a transferência de uma atualização.
    • Se selecionar UPDATE LATER (Atualizar mais tarde), quando desligar o televisor será apresentado um ecrã onde se pergunta se pretende iniciar a atualização de software. Se selecionar No (Não) nesse ecrã, a mensagem será apresentada novamente na próxima vez que ligar o televisor. Se selecionar Yes(Sim), a atualização será iniciada.

    Após o televisor concluir a transferência de uma atualização, pergunta se pretende instalar a mesma.
    Selecione OK para aceitar e iniciar a instalação. Em alternativa, pode selecionar Cancel (Cancelar) e continuar mais tarde a instalação da atualização.

    IMPORTANTE: Informamos que instalar uma atualização pode demorar até 30 minutos, altura em que não poderá utilizar o seu televisor, e um ecrã com um ícone de atualização será apresentado.

    Barra de progresso da atualização de software Android

    AVISO: Existe risco de danos no hardware. Durante a instalação da atualização, não prima quaisquer botões, não desligue o televisor nem o desligue da tomada elétrica CA. A perda de energia durante a instalação da atualização de firmware pode fazer com que o televisor deixe de responder ou necessite de reparação.

    Assim que a instalação da atualização estiver concluída, pode voltar a utilizar o seu televisor normalmente.

    3. Atualizar utilizando uma unidade flash USB

    Se o seu televisor não tiver acesso à Internet e/ou se pretender efetuar a atualização manualmente, pode fazê-lo, utilizando uma unidade flash USB, transferindo a atualização a partir do website de assistência da Sony.

    NOTAS:

    • A unidade flash USB deve cumprir as seguintes condições:
      • A unidade tem de estar formatada em FAT16, FAT32, exFAT ou NTFS
      • A unidade precisará ter espaço livre suficiente para guardar o ficheiro de atualização
      • O ficheiro de atualização deve ser guardado no diretório raiz da unidade
    • A atualização pode falhar mesmo ao utilizar uma unidade flash USB que respeite as condições acima mencionadas, dependendo do tamanho e da estrutura do diretório de outros ficheiros na unidade. Se a atualização falhar, elimine outros ficheiros e tente novamente apenas com o ficheiro de atualização guardado na unidade flash USB. Se, ainda assim, a atualização falhar, formate a unidade flash USB em FAT32 e tente novamente.

    Para atualizar utilizando uma unidade flash USB, proceda da seguinte forma:

    1. Aceda ao website de suporte da Sony
    2. Introduza o nome do modelo da TV na caixa de pesquisa

      Caixa de pesquisa do modelo

      Se não souber o seu número de modelo, verifique o autocolante no canto inferior esquerdo do painel traseiro do televisor.

      Onde encontrar o meu número de modelo

      Exemplos de nomes de modelos corretos: KD-55X9305C | KD-65S8505C | KDL-55W805C
    3. Navegue até à secção "Downloads" (Transferências) e selecione o botão de transferência de firmware

      Transferência na página de produto
    4. Siga as instruções no website para transferir a atualização para uma unidade flash USB e execute a atualização no seu televisor.

    Se continuar a ter problemas após a atualização de firmware, sugerimos que tente o seguinte:

    • Execute um ciclo de inicialização desligando o cabo de alimentação CA durante 5 minutos e, em seguida, introduzindo novamente o cabo de alimentação.
    • Concluir uma reposição de fábrica : [Home] (Início) > [Definições]* > [TV] > [Storage and Reset] (Armazenamento e reposição) > [Factory data reset] (Reposição de dados de fábrica).

    NOTAS:

    • as capturas de ecrã aqui apresentadas servem apenas de referência. Os ecrãs reais podem variar ligeiramente de acordo com o seu país, o modelo ou a versão do firmware.
    • * Em dispositivos com o sistema Android Oreo (OSV-O), o ícone de definições Ícone Definições encontra-se no canto superior direito.

    *Google, Android e Android TV são marcas comerciais da Google LLC.