ID do artigo : 00228287 / Última modificação : 26-08-2019

Problemas com o seu telecomando? Em seguida apresentamos as cinco causas mais comuns e como resolvê-las

    Telecomandos; objetos simples que têm tanto poder sobre o seu televisor. O telecomando é a interface principal com o televisor, por isso certifique-se de que está a funcionar corretamente. Este é o nosso guia de 5 pontos para os problemas mais comuns e como resolvê-los.

    1. Danos físicos
    2. Resposta lenta
    3. Função de voz não operacional
    4. Os botões não funcionam
    5. Outros problemas


    Mas antes de começarmos... A nossa solução rápida recomendada

    Antes de efetuar qualquer um dos passos de resolução de problemas constantes neste guia, recomendamos que retire as pilhas do telecomando durante cerca de 1 minuto. Em seguida, coloque novamente as pilhas de acordo com a polaridade (-/+).

    Se o problema persistir, recomendamos que escolha a solução mais adequada com base nos sintomas descritos na tabela. 

     


     

    1. Danos físicos

      Sentou-se em cima do telecomando acidentalmente ou deixou-o cair no chão? Se houver sinais visíveis de danos ou não conseguir interagir com o televisor utilizando o telecomando, sugerimos que compre um comando de substituição do nosso fornecedor de peças de substituição recomendado, a EET Europarts Ltd.

     


    1. Resposta lenta

      Se o seu televisor estiver lento ou com ausência de resposta, experimente algumas sugestões simples para a resolução de problemas:

    a. Remova todos os obstáculos que estejam a tapar o recetor de infravermelhos do televisor
    b. Tente reduzir a distância entre o telecomando e o televisor
    c. Retire as pilhas, aguarde 1 minuto, insira as pilhas de acordo com a polaridade (+/-)
    d. Verifique se são necessárias pilhas novas
    e. Efetue uma reposição da alimentação: Desligue o cabo de alimentação do televisor durante 60 segundos (ou 2 minutos para televisores Android) e ligue-o novamente
    f. Efetue uma atualização do software do televisor
    g. Efetue uma reposição de fábrica*

    Notas: 

    • A capacidade de resposta do televisor e do telecomando é constantemente melhorada com cada atualização de firmware. Se achar que o problema ainda persiste, aguarde pela atualização de firmware seguinte
    • * IMPORTANTE:
      • Para Android TV: Note que, se efetuar uma reposição de fábrica, todos os dados e definições do televisor (informações das definições de Wi-Fi e da rede com fios, conta do Google e outras informações de início de sessão, Google Play e outras aplicações instaladas, etc.) são apagados e o televisor regressa ao estado em que se encontrava no momento da compra.
      • Para televisores não Android: Este procedimento repõe as definições de calibração de vídeo da TV.

    Clique aqui para verificar se o seu modelo é Android ou não Android.


    3. Função de voz não operacional

    Se tiver problemas com pesquisa ou comandos de voz, terá de efetuar soluções ligeiramente diferentes, dependendo do modelo.

    Deve verificar sempre se o problema fica resolvido depois de cada passo:

    a. Consegue ver um LED âmbar ao premir o botão MIC? 

    i. [Sim] avance para o passo [e.] 
    ii. [Não] 

    b. Retire as pilhas, aguarde 1 minuto, coloque as pilhas de acordo com a polaridade (+/-)
    c. Verifique se são necessárias pilhas novas
    d. Verifique o LED novamente a partir do passo [a.]
    e. Tente emparelhar os telecomandos novamente através de Bluetooth

    i. Para telecomando com painel tátil
    ii. Para telecomandos de voz por infravermelhos 

    f. Efetue uma reposição da alimentação: Desligue o cabo de alimentação do televisor durante 60 segundos (ou 2 minutos para televisores Android) e ligue-o novamente. Em alternativa, para televisores Android, efetue uma reposição mantendo premido o botão de alimentação no telecomando durante 5 segundos
    g. Efetue uma atualização do software do televisor
    h. Efetue uma reposição de fábrica*

    • * IMPORTANTE:
      • Para Android TV: Note que, se efetuar uma reposição de fábrica, todos os dados e definições do televisor (informações das definições de Wi-Fi e da rede com fios, conta do Google e outras informações de início de sessão, Google Play e outras aplicações instaladas, etc.) são apagados e o televisor regressa ao estado em que se encontrava no momento da compra.
      • Para televisores não Android: Este procedimento repõe as definições de calibração de vídeo da TV.

    Clique aqui para verificar se o seu modelo é Android ou não Android.


     

    4.Os botões não funcionam

    Veja aqui um truque simples. Verifique se o sensor de infravermelhos está a funcionar, utilizando a câmara do seu smartphone.

    i. Ligue a câmara no seu smartphone
    ii Em seguida, prima qualquer botão no telecomando ao mesmo tempo que o aponta para a câmara do smartphone
    ii. Se vir um feixe na imagem, está a funcionar! 
    Prima qualquer botão no telecomando enquanto o aponta para a câmara do smartphone
     

    Depois, deve efetuar dois passos rápidos:

    I. Remova todos os obstáculos que estejam a tapar o recetor de infravermelhos do televisor 
    II. Tente reduzir a distância entre o telecomando e o televisor


    No entanto, se não encontrar nenhum obstáculo, sugerimos que tente as seguintes soluções e verifique sempre se o problema está resolvido depois de cada passo:

    a. Retire as pilhas, aguarde 1 minuto, coloque as pilhas de acordo com a polaridade (+/-)
    b. Verifique se são necessárias pilhas novas
    c. Efetue uma reposição da alimentação: Desligue o cabo de alimentação do televisor durante 60 segundos (ou 2 minutos para televisores Android) e ligue-o novamente. Em alternativa, para televisores Android, efetue uma reposição mantendo premido o botão de alimentação no telecomando durante 5 segundos
    d. Efetue uma atualização do software do televisor
    e. Efetue uma reposição de fábrica*

    • * IMPORTANTE:
      • Para Android TV: Note que, se efetuar uma reposição de fábrica, todos os dados e definições do televisor (informações das definições de Wi-Fi e da rede com fios, conta do Google e outras informações de início de sessão, Google Play e outras aplicações instaladas, etc.) são apagados e o televisor regressa ao estado em que se encontrava no momento da compra.
      • Para televisores não Android: Este procedimento repõe as definições de calibração de vídeo da TV.

    Clique aqui para verificar se o seu modelo é Android ou não Android.


    5. Outros problemas

    Nada parece funcionar? Temos uma Base de dados de conhecimento repleta de dicas e sugestões úteis. Temos a certeza de que existe lá uma solução, por muito invulgar que seja o seu problema.   , aceda à página de produto específica do seu televisor e escreva o seu problema ou algumas palavras-chave na barra de pesquisa.