ID do artigo : S700024597 / Última modificação : 12-07-2018

O meu tablet Xperia não estabelece uma ligação à minha rede sem fios

Produtos e categorias aplicáveis deste artigo

O meu tablet Xperia não estabelece uma ligação à minha rede sem fios

Se o seu Sony Tablet não estabelecer uma ligação à sua rede sem fios, siga as instruções abaixo.  

  1. Verifique a configuração sem fios do seu tablet.
    Nota: este artigo parte do princípio de que o nome, palavra-passe, e tipo de segurança da rede sem fios são conhecidos e de que a própria rede funciona correctamente. Outros dispositivos, tais como um smartphone ou um computador portátil, deverão conseguir ligar-se à sua rede. Recomenda-se que mantenha um registo escrito dos dados da sua rede sem fios para referência futura.
    1. No ecrã inicial, toque em Botão de aplicações do ST Apps [Aplicações] e depois em WiFi-Checker [Verificador de Wi-Fi].
    2. Toque em Test [Testar] e siga as instruções apresentadas no ecrã.
      [Imagem: Wi-Fi Checker [Verificador de Wi-Fi]]
    3. Podem ser necessários vários testes e passos de resolução de problemas para solucionar a situação.
      Se não houver qualquer alteração nos passos de resolução de problemas sugeridos e o problema continuar sem solução, avance para o passo seguinte.
  2. Verifique a ligação com o tablet próximo do router.
    Nota: a distância e obstáculos, tais como paredes, pavimentos, portas e electrodomésticos, afectam as ligações sem fios. Outras redes sem fios podem limitar a sua ligação sem fios, especialmente se utilizarem os mesmos canais.  
    1. Se o tablet estabelecer uma ligação à sua rede sem fios quando estiver próximo do router, mas não conseguir uma ligação quando está afastado, a solução não se prende com o tablet e está fora do âmbito deste artigo. Recomenda-se que execute um teste utilizando outros canais sem fios e verificando a instalação e localização das antenas do router. Para mais informações, consulte o manual do router.
    2. Se o tablet continuar a não conseguir ligar-se ao seu router, mesmo estando próximo do mesmo, avance para o passo seguinte.
  3. Verifique se o seu router utiliza a filtragem de endereços MAC.
    Nota: a filtragem de endereços MAC utiliza o endereço de hardware de um adaptador de rede para permitir ou negar o acesso. Este está configurado no painel de configuração do seu router.
    1. Se tiver adicionado anteriormente outros dispositivos sem fios ou tiver permitido que amigos utilizem a sua rede sem fios sem ter de efectuar qualquer alteração à configuração do router, podemos partir do princípio de que a filtragem de endereços MAC não é utilizada e avançar para o passo D.
    2. Se não tiver a certeza, consulte o manual do utilizador do seu router e utilize as informações aí apresentadas para verificar se a filtragem de endereços MAC é utilizada, desactivá-la ou adicionar o tablet à lista de dispositivos permitidos. Para encontrar o endereço MAC do tablet, toque em Apps [Aplicações], Settings [Definições], About tablet [Acerca do tablet] e depois em Status [Estado]. Depois de aparecer uma janela de contexto, terá de deslocar-se para baixo para ver o endereço MAC Wi-Fi.
  4. Verifique se o seu Sony Tablet está a utilizar a actualização do sistema actual.
    1. Toque em Apps [Aplicações], Settings [Definições] e depois em About tablet [Acerca do tablet].
    2. Toque em System Update [Actualização do sistema].
    3. Se o seu tablet estiver a executar uma versão anterior, actualize para a versão actual.
      Notas: 
      • As instruções de actualização são fornecidas neste website no separador de actualização da secção do seu modelo.
      • Se a ligação à sua rede sem fios não estiver a funcionar de forma fiável, mesmo quando está próximo do router, utilize uma rede de outro local para executar a actualização.
  5. Reinicie o módulo Wi-Fi.
    1. No ecrã inicial, toque em Apps [Aplicações] e depois em Settings [Definições].
    2. Toque no interruptor ao lado de Wi-Fi para desactivar o Wi-Fi.
      Nota: "ON" [Ligado] indica que o Wi-Fi está activado.
    3. Carregue sem soltar o botão de alimentação durante cerca de 3 segundos.
    4. Quando aparecer a confirmação de encerramento, toque em OK.
    5. Aguarde até o tablet se desligar e depois carregue novamente no botão de alimentação.
    6. Quando o tablet iniciar, toque em Apps [Aplicações] e depois em Settings [Definições].
    7. Toque no interruptor ao lado de Wi-Fi para activar o Wi-Fi.
    8. Se o tablet continuar a não conseguir ligar-se à sua rede sem fios, avance para o passo seguinte.
  6. Reinicie o tablet.
    1. Com o tablet ligado, carregue sem soltar o botão de alimentação durante 10 segundos.
    2. Carregue novamente no botão de alimentação e aguarde até o tablet reiniciar.
    3. Se o tablet continuar a não conseguir ligar-se à sua rede sem fios, avance para o passo seguinte.
  7. Execute uma reposição dos dados de fábrica.
    Nota: uma reposição dos dados de fábrica elimina todas as aplicações e os respectivos dados, incluindo as suas definições de rede sem fios, os dados de conta de e-mail e do Google, e os marcadores do browser. Pode reinstalar as suas aplicações a partir do Android market após a reposição dos dados de fábrica.
    1. No ecrã inicial, toque em Apps [Aplicações] e depois em Settings [Definições].
    2. Toque em Backup & reset [Cópia de segurança e reposição] na secção Personal [Pessoal].
    3. Toque em Factory data reset [Reposição dos dados de fábrica].
    4. Toque em Reset tablet [Repor o tablet] para continuar.
    5. Toque em Erase everything [Eliminar tudo] para confirmar que percebe que vão ser apagados dados.
    6. Após alguns segundos, o tablet encerra.
    7. Siga o assistente de arranque, incluindo a configuração de rede sem fios.
    8. Efectue um teste para verificar se o tablet já estabelece a ligação à sua rede sem fios.
    9. Se não tiver resolvido o problema, pode ser necessária uma reparação.
      Utilize a opção de contacto nesta página para entrar em contacto connosco.