ID do artigo : 00243487 / Última modificação : 23-04-2020

Qual é a diferença entre um subwoofer ativo e um subwoofer passivo?

    O que é um subwoofer?

    Um subwoofer (sub) é um altifalante dedicado à reprodução de frequências de áudio de tons baixos, mais conhecidas como graves.
     

    O que é um subwoofer passivo? 

    Os subwoofers passivos são denominados passivos porque precisam de ser alimentados por um amplificador externo ou um recetor de áudio/vídeo (A/V). São semelhantes às colunas tradicionais. O aspeto fundamental a reter acerca dos subwoofers passivos é que precisam de mais potência para reproduzir sons de baixa frequência. Assim, o amplificador ou o recetor A/V tem de ser capaz de enviar energia suficiente para sustentar os efeitos de graves reproduzidos pelo subwoofer sem esgotar a fonte de alimentação do recetor de A/V ou do amplificador.


    O que é um subwoofer ativo ou alimentado?

    Este tipo de subwoofer é um altifalante e amplificador autónomo. Funciona sozinho. O altifalante e o amplificador são combinados para um desempenho ideal e ambos estão alojados no mesmo dispositivo. Este método retira grande parte da carga de alimentação do recetor A/V e permite que o recetor ou os amplificadores alimentem apenas os altifalantes de gama média e tweeter.