Siga o procedimento abaixo para resolver problemas relacionados com a ligação sem fios, incluindo falhas nas ligações ou sinal fraco.
Nível de dificuldade: Intermédio
Tempo necessário: actividade de 15-30 minutos
NOTA: Uma vez que cada um destes passos representa uma possível solução para este problema, experimente ligar-se à rede sem fios e visualizar websites utilizando o seu programa de navegação na Internet após completar cada um dos passos.
Verificar o interruptor físico de ligação sem fios
Confirme se o interruptor físico de ligação sem fios está na posição ON. Para obter mais instruções, consulte o manual do utilizador. figura 1 - interruptor de ligação sem fios
Verificar o utilitário de ligação sem fios
Procure o ícone de ligação sem fios na barra de tarefas e certifique-se de que este se encontra activado. Consoante o modelo do seu VAIO, o utilitário de ligação sem fios instalado pode variar. Na maioria dos modelos VAIO, a ligação da rede sem fios é gerida pelo Wireless Device Switch ou pelo VAIO Smart Network.
Clique com o botão direito do rato no ícone da LAN sem fios e seleccione Show Main Dialog [Mostrar a caixa de diálogo principal]. figura 2a - Wireless Device Switch
VAIO Smart Network
Para aceder à interface principal do VAIO Smart Network, clique com o botão direito do rato no ícone do VAIO Smart Network e seleccione Show main window [Mostrar janela principal]. Se necessário, pode aceder às definições avançadas clicando no botão "Settings" [Definições] existente na parte inferior. figura 2b - Janela principal do VAIO Smart Network
figura 2c - Definições do VAIO Smart Network
Para efectuar uma configuração típica, seleccione a opção "Enable 2.4 GHz Wireless LAN" [Activar a LAN sem fios de 2,4 GHz]. Se não utilizar dispositivos Bluetooth, recomendamos que essa opção permaneça desactivada.
Reinstalação / actualizações de controladores e utilitários
Reinstale o controlador e o utilitário da LAN sem fios utilizando o software VAIO Recovery.
NOTAS: Se forem necessárias informações específicas sobre o seu modelo para que possa utilizar o software VAIO Recovery, consulte as instruções de utilização fornecidas com o produto.
Se disponível, transfira e instale as actualizações relacionadas com a LAN sem fios a partir da nossa secção de transferências.
Testar a ligação com outro computador
Se possível, teste a rede sem fios noutro computador.
NOTA: Se a ligação sem fios funcionar noutro computador, o problema não está no ISP, no modem, nem no router.
Desactivar a definição de gestão de energia para a placa WLAN
Clique no botão Iniciar e clique com o botão direito do rato em O meu computador Seleccione Gerir Seleccione Gestor de dispositivos
Em Placas de rede, procure a placa de rede sem fios. Clique com o botão direito do rato e seleccione Propriedades seleccione o separador Gestão de energia Anule a selecção da opção "Permitir que o computador desactive este dispositivo para poupar energia" e clique em OK figura 3 - Propriedades da placa de rede sem fios
Reparar a ligação sem fios
Clique em Iniciar - passe o cursor do rato sobre Rede, clique com o botão direito do rato e seleccione Propriedades No lado esquerdo do Centro de rede e partilha, clique na tarefa Diagnosticar e reparar figura 4 - Centro de rede e partilha do Vista
Desactivar o Protocolo Internet versão 6 (TCP/IPv6)
No Centro de rede e partilha, clique em Ver estado para a ligação da rede sem fios. Na janela do estado da ligação, clique em "Propriedades". Anule a selecção da opção Protocolo IP Versão 6 (TCP/IPv6) e clique em OK. figura 5 - desactivar o IPv6
Testar a ligação no modo de segurança com ligação de rede
Para iniciar o computador no modo de segurança: - encerre totalmente o VAIO e volte a iniciá-lo. - imediatamente após o arranque, carregue várias vezes na tecla F8 - no menu de arranque que surge, utilize as teclas de direcção para seleccionar "Safe Mode with Networking" [Modo de segurança com rede] e carregue em Enter.
NOTA: Se a ligação funcionar no modo de segurança, o problema é causado, provavelmente, por um software antivírus ou antispyware. Configure o software correctamente de acordo com as instruções do fabricante.
AVISO: Se o software antivírus ou antispyware tiver sido removido ou desactivado para resolver o problema, a Sony recomenda que o active ou reinstale para impedir a exposição a softwares maliciosos. Quando o software estiver activado ou reinstalado, configure-o correctamente de acordo com as instruções do fabricante para permitir o funcionamento adequado da ligação à rede ou à Internet.
Verificar a configuração do router
Verifique o endereço IP da WAN do router de acordo com as instruções do fabricante.
NOTA: Se o router não obtiver o endereço IP da WAN, a causa é, provavelmente, um problema com o ISP.
AVISO: Existe o risco de perda de dados. Se um router tiver sido especificamente configurado (segurança, filtragem de endereços MAC, PPPoe, DSL, etc.), as definições são removidas através da reinicialização do router, pelo que este terá de ser reconfigurado.
Reinicie o router e/ou o modem de acordo com as instruções do fabricante. Se disponível, instale uma actualização de firmware para o router e/ou para o modem. Consulte o website do fabricante para obter actualizações e instruções.
Interferência da ligação sem fios
Verifique se a causa do problema não é a interferência da ligação sem fios. Certifique-se de que não existem outros equipamentos eléctricos perto do router sem fios ou do VAIO.
Por favor, aceite os cookies do YouTube para assistir a este vídeo
Aceda às suas preferências de cookies abaixo e certifique-se de que ativa o cookie Youtube na secção "Functional" (Funcionais).