MPORTANTE: Este artigo aplica-se apenas a produtos específicos. Por favor, verifique os Produtos Aplicáveis no topo deste artigo.
Renúncia de responsabilidade: As aplicações que não tenham sido transferidas da loja Google Play podem não ser totalmente compatíveis com o seu dispositivo. Se os passos deste artigo não resolverem o problema, contacte o programador da aplicação para obter mais informações.
O que fazer quando uma aplicação móvel deixa de funcionar corretamente
As aplicações móveis podem não funcionar corretamente por vários motivos (por exemplo, ligação à Internet fraca, memória insuficiente ou falhas de software). Uma aplicação pode falhar, bloquear ou demorar muito tempo a responder. Felizmente, geralmente consegue corrigir estes problemas seguindo passos simples. Experimente cada um dos passos e verifique se o problema ficou resolvido após cada um deles.
Nota: Os seguintes passos podem variar consoante a versão do Android. Para verificar a versão do Android do seu smartphone, encontre e toque em Settings (Definições) → About phone (Acerca do telemóvel) → Android version (Versão do Android). Se não encontrar a opção About phone (Acerca do telemóvel) em Settings (Definições), toque em System (Sistema).
Force a paragem e, em seguida, reinicie a aplicação
Forçar a paragem de uma aplicação
Android 9, 10 e 11
- Encontre e toque em Settings (Definições) → Apps & notifications (Aplicações e notificações).
- Localize e toque na aplicação que pretende parar.
- Toque em Force stop (Forçar paragem) → OK.
Android 8
- Encontre e toque em Settings (Definições) → Apps & notifications (Aplicações e notificações) → App info (Informações da aplicação).
- Localize e toque na aplicação que pretende parar.
- Toque em FORCE STOP (FORÇAR PARAGEM) → OK.
Atualize a aplicação no seu telemóvel
Se ainda não o tiver feito, atualize a aplicação para a versão mais recente utilizando a loja Google Play. Além disso, certifique-se de que o seu telemóvel Xperia está a utilizar o software mais recente.
Nota: Nem todas as aplicações podem ser atualizadas na Google Play.
Limpe a cache da aplicação ou os dados da aplicação
Limpe a cache da aplicação para eliminar quaisquer ficheiros temporários na memória da aplicação que possam estar a causar o problema. Ao limpar a cache, não perderá quaisquer dados pessoais.
Em alternativa, pode ir mais longe e limpar todos os dados da aplicação que a mesma tem vindo a guardar desde que a começou a utilizar. Tenha em atenção que todos os dados pessoais guardados pela aplicação, tais como as informações de início de sessão e as definições, serão eliminados.
Limpar a cache da aplicação
Nota: A opção de limpar a cache da aplicação não está disponível para todas as aplicações ou serviços.
Android 10 e 11
- Encontre e toque em Settings (Definições) → Apps & notifications (Aplicações e notificações).
- Selecione uma aplicação ou um serviço e, em seguida, toque em Storage & cache (Armazenamento e cache) → Clear cache (Limpar cache).
Android 9
- Encontre e toque em Settings (Definições) → Apps & notifications (Aplicações e notificações).
- Selecione uma aplicação ou um serviço e, em seguida, toque em Storage (Armazenamento) → CLEAR CACHE (LIMPAR CACHE).
Android 8
- Encontre e toque em Settings (Definições) → Apps & notifications (Aplicações e notificações) → App info (Informações da aplicação).
- Selecione uma aplicação ou um serviço e, em seguida, toque em Storage (Armazenamento) → CLEAR CACHE (LIMPAR CACHE).
Limpar os dados da aplicação
Nota: Ao limpar os dados da aplicação selecionada, estes são eliminados permanentemente do seu dispositivo. A opção de limpar os dados da aplicação não está disponível em todas as aplicações ou serviços.
Android 10 e 11
- Encontre e toque em Settings (Definições) → Apps & notifications (Aplicações e notificações).
- Selecione uma aplicação ou um serviço e, em seguida, toque em Storage & cache (Armazenamento e cache) → Clear storage (Limpar armazenamento) → OK.
Android 9
- Encontre e toque em Settings (Definições) → Apps & notifications (Aplicações e notificações).
- Selecione uma aplicação ou um serviço e, em seguida, toque em Storage (Armazenamento) → CLEAR DATA (LIMPAR DADOS) → OK.
Android 8
- Encontre e toque em Settings (Definições) → Apps & notifications (Aplicações e notificações) → App info (Informações da aplicação).
- Selecione uma aplicação ou um serviço e, em seguida, toque em Storage (Armazenamento) → CLEAR DATA (LIMPAR DADOS) → OK.
Sugestão: sabia que a câmara do seu telemóvel também é uma aplicação? Se a aplicação Câmara (denominada Photography Pro em modelos mais recentes) não iniciar, experimente limpar a respetiva cache. Se isto não ajudar, limpe o armazenamento/dados.
Reponha a aplicação
Desinstale todas as atualizações da aplicação para repô-la. Todos os dados pessoais guardados pela aplicação, tais como informações de início de sessão e definições, serão eliminados. Se possível, atualize novamente a aplicação na Google Play. Também pode experimentar desinstalar e reinstalar a aplicação.
Nota: Não é possível desinstalar algumas aplicações pré-instaladas.
Desinstalar atualizações de uma aplicação
Android 11, 10 e 9
- Encontre e toque em Settings (Definições) → Apps & notifications (Aplicações e notificações).
- Localize e toque na aplicação que não está a funcionar.
- Se disponível, toque em
(o ícone "Mais"; três pontos verticais) → Uninstall updates (Desinstalar atualizações) → OK.
Android 8
- Encontre e toque em Settings (Definições) → Apps & notifications (Aplicações e notificações) → App info (Informações da aplicação).
- Localize e toque na aplicação que não está a funcionar.
- Se disponível, toque em
(o ícone "Mais"; três pontos verticais) → Uninstall updates (Desinstalar atualizações) → OK.
Desinstale a aplicação e, em seguida, reinstale-a
Desinstalar uma aplicação do ecrã de aplicações
Nota: Só é possível desinstalar completamente as aplicações transferidas.
Android 11 e 10
- Toque sem soltar no ícone da aplicação até o dispositivo vibrar.
- No menu apresentado, toque em App info (Informações da aplicação) → UNINSTALL (DESINSTALAR).
Android 9 e 8
- Toque sem soltar no ícone da aplicação até o dispositivo vibrar.
- No menu apresentado, toque em
(o ícone "Uninstall app" (Desinstalar aplicação)) → OK.
Verifique o modo STAMINA
Se o dispositivo suportar o modo STAMINA e este modo estiver ativado, desative-o e reinicie o dispositivo. Várias funcionalidades são restringidas ou desativadas no modo STAMINA para reduzir o consumo da bateria (dependendo do nível atual da bateria do telemóvel). Estas funcionalidades incluem o desempenho de composição, o brilho do ecrã, a melhoria da imagem e o GPS quando o ecrã está desligado. A sincronização ou transmissão de dados da aplicação em segundo plano pode ser desativada em algumas aplicações.
Desativar o modo STAMINA
Android 11 e 10
- Encontre e toque em Settings (Definições) → Battery (Bateria) → STAMINA mode (Modo STAMINA).
- Toque em TURN OFF NOW (DESATIVAR AGORA).
Android 9 e 8
- Encontre e toque em Settings (Definições) → Battery (Bateria) → STAMINA mode (Modo STAMINA).
- Toque no comutador para desativar o modo STAMINA.
Verifique o modo de avião
Se a aplicação necessitar de uma ligação à Internet, certifique-se de que o seu dispositivo tem uma ligação ativa à Internet (Wi-Fi ou rede móvel) e de que o Airplane mode (Modo de avião) está desativado.
Desativar o modo de avião
- Encontre e toque em Settings (Definições) → Network & internet (Rede e Internet).
- Toque no comutador do Airplane mode (Modo de avião) para desativar a função. Pode encontrar este item em Advanced (Avançadas).
Reinicie o telemóvel
Reiniciar o dispositivo
Nota: O dispositivo pode não reiniciar se o nível da bateria estiver baixo. Ligue o dispositivo a um carregador e tente reiniciar novamente.
- Prima sem soltar a tecla Ligar/Deslig.
- No menu apresentado, toque em Restart (Reiniciar). O dispositivo é reiniciado automaticamente.
Efetue uma reposição dos dados de fábrica
Uma reposição dos dados de fábrica repõe o smartphone para as definições de fábrica, o que significa que todos os conteúdos personalizados/pessoais guardados no telemóvel são eliminados. Uma vez que se trata de uma reposição completa do dispositivo, certifique-se de que efetua uma cópia de segurança de quaisquer dados importantes.
Fazer uma cópia de segurança dos dados através do computador
- Desbloqueie o ecrã do seu dispositivo e ligue o dispositivo ao computador utilizando um cabo USB.
- No computador, selecione os ficheiros a incluir na cópia de segurança e, em seguida, copie e cole, ou arraste e largue, os ficheiros para uma localização no seu PC.
Fazer uma cópia de segurança e sincronizar aplicações, definições do telemóvel e histórico de chamadas
- Encontre e toque em Settings (Definições) → System (Sistema) → Backup (Cópia de segurança). Pode localizar o item em Advanced (Avançadas).
- Toque no comutador para ativar a função. Será efetuada automaticamente uma cópia de segurança dos dados de aplicações, das definições do dispositivo e do histórico de chamadas.
Nota: Também pode ativar a cópia de segurança no menu de definições do Google Drive. Pode sincronizar os dados da aplicação, as definições do dispositivo e o histórico de chamadas automaticamente ao iniciar sessão na conta Google utilizada para sincronizar os dados no dispositivo antigo. Quando ligar o seu novo dispositivo pela primeira vez, inicie sessão na conta Google durante o assistente de configuração.
Efetuar uma reposição dos dados de fábrica
AVISO! Para evitar danos permanentes no seu dispositivo, não interrompa um procedimento de reposição dos dados de fábrica.
Sugestão: o seu dispositivo não reverte para uma versão anterior do software Android ao efetuar uma reposição dos dados de fábrica.
Android 10 e 11
- Faça uma cópia de segurança de quaisquer dados importantes guardados na memória interna do dispositivo num cartão de memória ou noutra memória não interna. Se tiver quaisquer ficheiros encriptados armazenados num cartão SD, deve também remover a encriptação para garantir que mantém o acesso aos ficheiros após a reposição.
- Encontre e toque em Settings (Definições) → System (Sistema) → Reset options (Opções de reposição). Pode localizar o item em Advanced (Avançadas).
- Toque em Erase all data (factory reset) (Eliminar todos os dados (reposição de fábrica)) → Erase all data (Eliminar todos os dados).
- Se necessário, desenhe o padrão de desbloqueio do ecrã ou introduza a palavra-passe ou PIN de desbloqueio do ecrã para continuar.
- Para confirmar, toque em Erase all data (Eliminar todos os dados).
Android 9
- Faça uma cópia de segurança de quaisquer dados importantes guardados na memória interna do dispositivo num cartão de memória ou noutra memória não interna. Se tiver quaisquer ficheiros encriptados armazenados num cartão SD, deve também remover a encriptação para garantir que mantém o acesso aos ficheiros após a reposição.
- Encontre e toque em Settings (Definições) → System (Sistema) → Reset options (Opções de reposição). Pode localizar o item em Advanced (Avançadas).
- Toque em Erase all data (factory reset) (Eliminar todos os dados (reposição de fábrica)) → Reset phone (Repor telemóvel).
- Se necessário, desenhe o padrão de desbloqueio do ecrã ou introduza a palavra-passe ou PIN de desbloqueio do ecrã para continuar.
- Para confirmar, toque em Erase everything (Eliminar tudo).
Android 8
- Faça uma cópia de segurança de quaisquer dados importantes guardados na memória interna do dispositivo num cartão de memória ou noutra memória não interna. Se tiver quaisquer ficheiros encriptados armazenados num cartão SD, deve também remover a encriptação para garantir que mantém o acesso aos ficheiros após a reposição.
- Encontre e toque em Settings (Definições) → System (Sistema) → Reset (Reposição).
- Toque em Factory data reset (Reposição de dados da fábrica) → Reset phone (Repor telemóvel).
- Se necessário, desenhe o padrão de desbloqueio do ecrã ou introduza a palavra-passe ou PIN de desbloqueio do ecrã para continuar.
- Para confirmar, toque em Erase everything (Eliminar tudo).
Tutoriais em vídeo
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