Há algumas coisas que deve experimentar primeiro quando tiver problemas com o seu dispositivo.
Sugestão
Os passos seguintes podem variar entre as versões de Android. Para saber qual é a versão de Android do seu dispositivo, localize e toque em Definições > Acerca do telemóvel > Versão do Android. Se não encontrar a opção Acerca do telemóvel em Definições, toque em Sistema.
Reiniciar
-
Ao reiniciar o dispositivo, desliga todas as aplicações em execução e liberta memória. Por vezes, esta ação resolve automaticamente os problemas no seu dispositivo. Se o dispositivo não reiniciar normalmente, pode forçar o dispositivo a reiniciar. Durante um reinício forçado, não são eliminadas definições nem dados pessoais.
Reiniciar o seu dispositivo
Nota
O dispositivo pode não reiniciar se o nível da bateria estiver baixo. Ligue o dispositivo a um carregador e tente reiniciar novamente.
- Prima sem soltar a tecla Ligar/Deslig.
- No menu apresentado, toque em Reiniciar. O dispositivo reinicia automaticamente.
Forçar o dispositivo a reiniciar ou desligar
- Prima sem soltar as teclas Ligar/Deslig. e de aumentar volume em simultâneo até o seu dispositivo vibrar.
- Consoante queira forçar o dispositivo a reiniciar ou a desligar, proceda da seguinte forma.
- Se pretender forçar o dispositivo a reiniciar: solte as teclas neste momento. O dispositivo é reiniciado.
- Se pretender forçar o dispositivo a desligar: mantenha as teclas premidas. Após mais alguns segundos, o dispositivo vibra 3 vezes e desliga-se.
Atualizar
Repor
Efetuar uma reposição dos dados de fábrica (Android 11/Android 10)
Nota
Para evitar danos permanentes no seu dispositivo, não interrompa um procedimento de reposição dos dados de fábrica.
- Faça uma cópia de segurança de quaisquer dados importantes guardados na memória interna do seu dispositivo num cartão de memória ou noutra memória externa. Se tiver quaisquer ficheiros encriptados armazenados num cartão SD, deve também remover a encriptação para garantir que mantém o acesso aos ficheiros após a reposição.
- Localize e toque em Definições > Sistema > Opções de reposição. Pode localizar o item em Avançadas.
- Toque em Apagar todos os dados (reposição de dados de fábrica) > Eliminar todos os dados.
- Se necessário, desenhe o padrão de desbloqueio do ecrã ou introduza a palavra-passe ou PIN de desbloqueio do ecrã para continuar.
- Para confirmar, toque em Eliminar todos os dados.
Sugestão
O seu dispositivo não reverte para uma versão anterior do software Android ao fazer uma reposição dos dados de fábrica.
Efetuar uma reposição dos dados de fábrica (Android 9)
Nota
Para evitar danos permanentes no seu dispositivo, não interrompa um procedimento de reposição dos dados de fábrica.
- Faça uma cópia de segurança de quaisquer dados importantes guardados na memória interna do seu dispositivo num cartão de memória ou noutra memória externa. Se tiver quaisquer ficheiros encriptados armazenados num cartão SD, deve também remover a encriptação para garantir que mantém o acesso aos ficheiros após a reposição.
- Localize e toque em Definições > Sistema > Opções de reposição. Pode localizar o item em Avançadas.
- Toque em Apagar todos os dados (reposição de dados de fábrica) > Repor telefone.
- Se necessário, desenhe o padrão de desbloqueio do ecrã ou introduza a palavra-passe ou PIN de desbloqueio do ecrã para continuar.
- Para confirmar, toque em Eliminar tudo.
Sugestão
O seu dispositivo não reverte para uma versão anterior do software Android ao fazer uma reposição dos dados de fábrica.
Efetuar uma reposição dos dados de fábrica (Android 8)
Nota
Para evitar danos permanentes no seu dispositivo, não interrompa um procedimento de reposição dos dados de fábrica.
- Faça uma cópia de segurança de quaisquer dados importantes guardados na memória interna do seu dispositivo num cartão de memória ou noutra memória externa. Se tiver quaisquer ficheiros encriptados armazenados num cartão SD, deve também remover a encriptação para garantir que mantém o acesso aos ficheiros após a reposição.
- Localize e toque em Definições > Sistema > Repor.
- Toque em Reposição dos dados de fábrica > Repor telefone.
- Se necessário, desenhe o padrão de desbloqueio do ecrã ou introduza a palavra-passe ou PIN de desbloqueio do ecrã para continuar.
- Para confirmar, toque em Eliminar tudo.
Sugestão
O seu dispositivo não reverte para uma versão anterior do software Android ao fazer uma reposição dos dados de fábrica.
- Se não conseguir aceder ao menu Definições no seu dispositivo, efetue uma reparação do software com a aplicação de computador Xperia Companion. Pode efetuar uma reparação do software mesmo que o seu dispositivo não tenha qualquer reação.
Reparar o software do dispositivo utilizando o Xperia Companion
Nota
Antes de efetuar uma reparação do software, certifique-se de que sabe o nome de utilizador e a palavra-passe da sua conta Google. Dependendo das suas definições de segurança, poderá ser necessário introduzir estes dados para reiniciar o dispositivo após uma reparação do software.
- Certifique-se de que o Xperia Companion está instalado no seu PC ou Mac.
- Abra o software Xperia Companion no computador e clique em Reparação do software no ecrã principal.
- Siga as instruções apresentadas no ecrã para reinstalar o software e concluir a reparação.