ID do artigo : 00238568 / Última modificação : 05-03-2020

O que fazer se tiver problemas após uma atualização de software/versão Android?

    Apesar dos elaborados testes realizados pela Sony e pelos seus parceiros, é possível que observe um pequeno problema imediatamente após a instalação de uma atualização.
    Os problemas costumam estar relacionados com:

    • Uma alteração de interface ou funcionalidade no dispositivo. Pode sempre ver quais são as novidades de uma nova versão do Android no website do Android.
    • Aplicações de terceiros que podem não ser (ainda) compatíveis com a versão de software atualizada que acabou de ser instalada.

    Pode resolver facilmente a maioria dos problemas experimentando estas soluções:

    1. Atualize todas as suas aplicações para versões mais recentes:
      1. Abra a Play Store (utilize um ponto de acesso sem fios para evitar o consumo de dados móveis)
      2. Navegue até [My apps & games] (Os meus jogos e aplicações)
      3. Atualize todas as aplicações listadas
    2. Desligue o dispositivo e ligue-o novamente. Verifique se o problema persiste.
    3. Se o seu problema estiver relacionado com a utilização geral do dispositivo, inicie o dispositivo no modo de segurança, que desativa temporariamente todas as aplicações de terceiros instaladas.
    Como iniciar o meu dispositivo no modo de segurança
    1. Prima continuamente o botão de alimentação
    2. Toque continuamente no ícone ‘Power off’ (Desligar) até ver a mensagem: ‘Reboot to safe mode’ (Reiniciar em modo de segurança) e toque em OK
    3. Após o dispositivo reiniciar, tente reproduzir o problema neste ambiente.
      • Se o problema estiver resolvido, reinicie o dispositivo [prima continuamente o botão de alimentação e selecione Restart (Reiniciar)].
      • Se tiver problemas com uma ou mais aplicações ou funções em particular, verifique essas aplicações ou as aplicações relacionadas com essas funções.
        Por exemplo: no caso de problemas de navegação com o Google Maps, remova as outras aplicações de navegação do dispositivo
      • Contacte o fornecedor ou remova a aplicação de terceiros que está a causar o problema.

    Se o problema persistir, reinicie o dispositivo [prima continuamente o botão de alimentação e selecione Restart (Reiniciar)], faça uma cópia de segurança dos dados do dispositivo e experimente o passo seguinte.

    1. Efetue uma reposição de fábrica.
      Uma reposição de fábrica ajuda a remover todos os vestígios de instalações de aplicações atuais ou anteriores, o que é especialmente útil ao lidar com uma nova versão do Android.
      Além disso, limpa toda a cache do dispositivo. Depois, quando reinstalar aplicações a partir da Play Store, qualquer conflito de software será evitado porque apenas as aplicações compatíveis estarão disponíveis para o seu dispositivo.
    2. Efetuar uma reparação de software com o Xperia Companion.