Cuide do seu dispositivo

    Bem-vindo ao mundo Xperia™! Provavelmente, anda sempre com o seu smartphone ou tablet consigo e utiliza-os para fazer uma série de coisas. Face ao desgaste causado pelo uso diário, é extremamente importante cuidar bem do seu dispositivo, para manter o ótimo desempenho e garantir que o continua a acompanhar durante muito tempo. Gostaríamos de partilhar algumas dicas e truques simples para manter o seu dispositivo em grande forma.

    Mantenha-o protegido

    Mantenha o seu Xperia™ sempre protegido! A melhor forma de evitar riscos e fissuras no dispositivo é utilizando uma capa de proteção e uma película protetora do ecrã. É muito importante que utilize uma película de proteção do ecrã específica para o modelo do seu Xperia™. Foi concebida para se ajustar na perfeição e, se a colocar cuidadosamente, não cobrirá o sensor de proximidade nem a câmara frontal e não correrá o risco de acumular poeiras ou criar pequenas bolhas de ar por baixo.

    Mantenha-o limpo

    A existência de sujidade ou poeiras pode prejudicar o desempenho geral do seu dispositivo, pelo que deverá habituar-se a limpar o seu Xperia™, pelo menos, uma vez por mês.

    Comece por desligar o dispositivo e remover quaisquer dispositivos externos. Utilize um pano de microfibras limpo e seco para limpar qualquer sujidade no ecrã tátil e na parte traseira. É possível que a entrada para auscultadores e a porta do cabo USB também necessitem de atenção especial. Sopre levemente para remover quaisquer partículas de pó e utilize um pequeno pincel para remover qualquer sujidade que se possa ter acumulado em redor das tampas das ranhuras dos cartões de memória e do SIM. Tenha cuidado para não escovar para dentro das próprias ranhuras.

    De vez em quando, reinicie o telemóvel

    Deixar o dispositivo em funcionamento permanente pode prejudicar o desempenho da bateria, das aplicações e a vida útil do dispositivo. Se reiniciar o seu Xperia™ de vez em quando, irá encerrar todas as aplicações abertas e esvaziar a memória. Irá notar imediatamente a diferença. As aplicações funcionarão de forma mais rápida e fluida e terá mais memória disponível.

    Mantenha-o carregado

    Utilize sempre um carregador original da Sony específico para o seu modelo Xperia™. Os outros carregadores podem aumentar o tempo de carregamento, não carregar de todo ou até mesmo danificar o dispositivo. Também não se deve esquecer que um carregador de tomada de parede irá carregar o seu dispositivo mais rapidamente do que se o carregar através do computador. Ao ligar um cabo USB para carregar o seu dispositivo, certifique-se de que utiliza um cabo com o tipo de ficha correto.

    Para melhorar o desempenho do seu dispositivo e prolongar a vida útil da bateria, pode monitorizar o consumo da bateria e ver que aplicações consomem mais energia. Pode, por exemplo, optar por desativar notificações e serviços de partilha de localização das aplicações que estão a gastar mais a bateria. Uma outra forma de poupar energia é ativar um dos modos de poupança de energia disponíveis no seu dispositivo.

    Obtenha o software oficial mais recente

    As novas versões de software oferecem-lhe as funcionalidades e funções mais recentes e melhoradas, para além de correções de eventuais erros. Para garantir que tira o máximo partido do seu dispositivo, é importante que atualize sempre para a versão de software mais recente. Sempre que estiver disponível uma nova atualização de software, receberá uma notificação na barra de estado. Também pode procurar novas atualizações manualmente na aplicação O que há de novo.

    Necessita de, pelo menos, 500 MB de memória interna livre para poder atualizar o software no seu dispositivo. Se não tiver memória livre suficiente, não será notificado quando estiver disponível um novo software.

    A forma mais fácil de instalar uma atualização de software é fazê-lo sem fios a partir do seu dispositivo. Se a atualização não estiver disponível para transferência sem fios, terá de fazer a atualização através do software da Sony para gestão de dispositivos Xperia™ no computador. Também o pode utilizar para efetuar uma reparação do software, em que repõe o dispositivo eliminando os conteúdos e instalando a versão de software mais recente.

    A atualização ou reparação de software fará com que o seu dispositivo funcione com maior rapidez e fluidez. É também a forma mais rápida e fácil de resolver problemas de desempenho e recomendamos vivamente esta solução. Não se esqueça, no entanto, de criar uma cópia de segurança dos seus conteúdos antes de o fazer.

    Gerir a memória

    O seu dispositivo tem um melhor desempenho quando dispõe de mais de 500 MB de armazenamento interno livre disponível. Se reparar que o dispositivo está mais lento do que antes ou que as aplicações encerram subitamente, é possível que o armazenamento esteja cheio. Uma forma de resolver este problema é transferir ficheiros multimédia do armazenamento interno para um cartão SD original da Sony.

    É importante que limpe ocasionalmente a memória cache, a fim de eliminar os ficheiros temporários do dispositivo. A desinstalação de aplicações que não utiliza também permite libertar espaço de armazenamento. Outra coisa que pode experimentar é limpar os dados de qualquer aplicação à sua escolha, mas tenha em atenção que os dados que optar por remover serão eliminados definitivamente.

    Teste-o utilizando o modo de segurança

    Experimentar novas aplicações e jogos pode ser muito divertido. No entanto, as aplicações de terceiros podem, por vezes, fazer com que o dispositivo funcione lentamente, bloqueie, falhe ou reinicie várias vezes.

    Caso se aperceba que o desempenho do seu dispositivo está diferente, pode utilizar a funcionalidade de modo de segurança para verificar se alguma aplicação de terceiros está a causar esse problema. Quando o modo de segurança está ativado, o dispositivo inicia apenas com o software e as aplicações originais incluídas de fábrica. Se o desempenho melhorar no modo de segurança, é provável que uma ou várias aplicações transferidas estejam a causar o problema. Saia do modo de segurança e reinicie o dispositivo para desinstalar a aplicação (ou as aplicações) que suspeita estar na origem do problema.

    Verifique o seu dispositivo utilizando os testes

    Pode verificar o desempenho do seu dispositivo utilizando vários testes disponíveis. Os testes são uma excelente ferramenta para analisar o desempenho de diversas aplicações, bem como funcionalidades de hardware como a câmara, o visor e os diversos sensores. Se identificar um problema, considere sempre fazer a atualização para o software mais recente ou efetuar uma reparação do software.

    Pode aceder aos testes e a outras informações específicas do dispositivo na aplicação Assistência pré-instalada ou a partir das Definições.

    Salientamos que este artigo não é específico de um produto. As características e funcionalidades descritas são suscetíveis de variar consoante o dispositivo e/ou a versão do respetivo software.