Como manter os seus conteúdos em segurança

    Na maioria dos casos, o seu dispositivo contém dados sensíveis e memórias pessoais, como fotografias e vídeos, que não quer perder. Mas e se perder ou lhe roubarem o dispositivo? Para o ajudar, reunimos algumas dicas úteis sobre o que pode fazer para proteger os seus conteúdos e garantir que não os perde.

    Duas coisas simples para o ajudar a começar

    Em primeiro lugar, crie uma conta Google™ e inicie sessão no seu dispositivo. Assim, pode fazer uma cópia de segurança dos seus conteúdos e até mesmo encontrar o seu dispositivo, caso o perca. O facto de ter sessão iniciada numa conta Google também impede que outra pessoa configure e utilize o dispositivo em caso de roubo. Em segundo lugar, configure e utilize um bloqueio de ecrã para evitar que outras pessoas acedam ao seu dispositivo.

    Veja o vídeo para saber onde pode definir um padrão de bloqueio do ecrã, um PIN ou uma palavra-passe. Anote as credenciais da sua conta Google, o número IMEI do seu dispositivo e o seu PIN ou palavra-passe de bloqueio do ecrã e guarde essas informações num local seguro. Nunca se sabe quando pode precisar delas.

    Faça uma cópia de segurança dos seus conteúdos

    Faça cópias de segurança dos seus conteúdos regularmente. Se o seu dispositivo se danificar, se o perder ou o roubarem, poderá restaurar os conteúdos da sua cópia de segurança num novo dispositivo ou num dispositivo perdido que entretanto encontrou. A realização de cópias de segurança regulares também é importante para se alguma vez precisar de repor o seu dispositivo ou efetuar uma reparação de software.

    Pode efetuar uma cópia de segurança dos dados de uma aplicação, do histórico de chamadas, das definições do dispositivo, do calendário, dos contactos, de fotografias e vídeos para servidores online na nuvem e sincronizá-los com a sua conta Google. Se tiver um grande volume de fotografias, vídeos ou ficheiros de música no seu dispositivo, recomenda-se que faça cópias de segurança dos seus ficheiros para um computador utilizando um cabo USB ou um cartão de memória.

    E se perder ou roubarem o meu dispositivo?

    Se perder o seu dispositivo, pode localizá-lo com o serviço online Find My Device. Basta iniciar sessão na sua conta Google e a localização do seu dispositivo será identificada num mapa. Experimente já hoje, para saber como o utilizar!

    O serviço Find My Device também permite definir um toque no volume máximo durante cinco minutos mesmo que esteja sem som, ou bloquear o dispositivo remotamente e apresentar uma mensagem no ecrã com as suas informações de contacto. Se suspeitar que o seu dispositivo foi roubado, pode apagar todos os conteúdos remotamente. No entanto, lembre-se de que, se o fizer, deixará de conseguir localizar o dispositivo com a funcionalidade Find My Device.

    Para utilizar o serviço Find My Device, o dispositivo tem de estar ligado e ter sessão iniciada na sua conta Google. Também tem de verificar se a funcionalidade de Localização e o serviço Find My Device estão ativados no menu Definições e se o seu dispositivo está visível no website da Google Play.

    Não consigo desbloquear o meu telemóvel!

    Não se preocupe, qualquer pessoa se pode esquecer do código de desbloqueio do ecrã. Se tiver uma conta Google e tiver realizado regularmente cópias de segurança, poderá voltar a aceder ao seu dispositivo e aos respetivos conteúdos. Só tem de reiniciar o dispositivo e configurá-lo como um novo. Em seguida, inicie sessão na sua conta Google e restaure os conteúdos da sua cópia de segurança e está pronto a ser utilizado!

    Pode repor o seu dispositivo utilizando o serviço Find My Device ou utilizando a funcionalidade Reparação de software do Xperia Companion.

    Proteção absoluta?

    Até agora, abordámos os passos mais importantes para manter os seus conteúdos em segurança: iniciar sessão na sua conta Google no dispositivo, utilizar um bloqueio de ecrã e fazer cópias de segurança dos seus conteúdos. No entanto, existem outras funcionalidades que pode utilizar para melhorar a segurança do seu dispositivo e dos respetivos conteúdos. Aqui ficam algumas:


    Mensagem do ecrã de bloqueio. Adicione uma linha de texto ao seu ecrã de bloqueio. Porque não o seu nome e informações que ajudem a recuperar o seu dispositivo?


    Software antivírus. Instale e utilize uma aplicação antivírus para proteger o seu dispositivo contra vírus, ransomware, spyware, tentativas de phishing e outros tipos de malware.


    Fixação do ecrã. Se outra pessoa quiser utilizar o telemóvel, pode proteger os seus conteúdos fixando o ecrã de uma aplicação, dando apenas acesso a essa aplicação específica e a nada mais.


    Encriptação. A encriptação confere proteção adicional em caso de roubo do seu dispositivo. Se os seus conteúdos estiverem encriptados, só será possível lê-los se o ecrã do dispositivo estiver desbloqueado.


    Google Play Protect. O Google Play Protect avisa sobre aplicações potencialmente nocivas e remove-as do seu dispositivo. Também executa testes de segurança em aplicações antes de as transferir.


    Atualize o seu software. Lembre-se de manter o seu dispositivo atualizado com o software mais recente disponível. Deste modo, terá sempre consigo todas as funcionalidades mais recentes em matéria de segurança e privacidade.

    Salientamos que este artigo não é específico de um produto. As características e funcionalidades descritas são suscetíveis de variar consoante o dispositivo e/ou a versão do respetivo software.