Como aumentar a vida útil da bateria

    A maioria das pessoas utiliza os smartphones durante todo o dia para várias coisas diferentes. Não é de admirar, portanto, que procurem obter o máximo de tempo possível da bateria. Felizmente, há algumas coisas simples que se podem fazer para obter o máximo desempenho possível da carga da bateria.

    Há sempre algo que pode fazer

    Pode desativar os serviços de partilha de localização que consomem mais energia, reduzir o nível de luminosidade do ecrã ou limitar a conetividade do dispositivo ao ativar o Modo de avião ou desativar o Bluetooth. Isto permite que a bateria trabalhe durante mais algum tempo. E se o seu modo de vida, as suas rotinas ou passatempos limitarem a frequência com que consegue carregar a bateria?

    Não se preocupe! O seu Xperia inclui um leque de excelentes funcionalidades de poupança de energia. As opções variam consoante o dispositivo e a versão Android incluída, mas todas elas proporcionam mais tempo de utilização da bateria. Só tem de escolher a funcionalidade que melhor se adequa às suas necessidades e ativá-la. Esta ação nem é necessária para algumas funcionalidades, que se ativam e são executadas em segundo plano apenas quando é necessário.

    O que convém não esquecer é que, embora as chamadas telefónicas e as mensagens não sejam de forma alguma afetadas, qualquer um dos modos de poupança de energia irá normalmente restringir as atividades em segundo plano, como a sincronização de e-mails, as notificações e os serviços de partilha de localização.

    Em que situações necessita de mais bateria?

    Para negócios ou lazer?

    Se pretender utilizar o dispositivo durante muitas horas enquanto trabalha, ou para atividades do dia a dia, como ler as notícias, tirar fotografias ou filmar vídeos, e sabe que não poderá carregá-lo como habitualmente, a ativação do modo STAMINA é a escolha óbvia para si. O modo STAMINA reduz o consumo da bateria e aumenta significativamente o tempo de autonomia geral em espera. Pode ativar o modo STAMINA manualmente sempre que precisar de poupar energia, ou definir o nível da bateria a partir do qual o modo se deverá ativar automaticamente.

    Porque se deve preocupar?

    Não é preciso! A bateria adaptável é uma funcionalidade incorporada que utiliza IA para procurar aplicações que não utiliza com frequência. Com o passar do tempo, irá aprender e limitar automaticamente as atividades em segundo plano dessas aplicações não utilizadas, evitando assim o desgaste da bateria. O melhor é que esta funcionalidade está ativada por predefinição, para que não tenha de se preocupar em configurar nada. É só deixar que a IA trate disso.

    O carregamento não é um problema

    Lembre-se de que danificará a bateria se deixar o dispositivo a carregar durante um longo período de tempo após de atingir os 100%. Para evitar que tal aconteça e prolongar a vida útil da bateria, muitos dispositivos Xperia têm uma funcionalidade incorporada denominada Gerir carga da bateria. Esta funcionalidade deteta automaticamente quaisquer hábitos de carregamento normais e controla a taxa de carregamento para que a bateria atinja os 100% mesmo antes de desligar o carregador.

    Carregamento rápido

    Se o seu dispositivo Xperia suportar a norma USB Power Delivery, ficará surpreendido com a rapidez de carregamento. O sistema USB Power Delivery consegue enviar mais volts e amperes para o seu dispositivo do que os anteriores sistemas de carregamento rápido. Assim, quando utilizar um carregador e cabo compatíveis, consegue ganhar horas de utilização com apenas alguns minutos de carregamento. Quando está com pressa, esta velocidade extra pode fazer toda a diferença!

    Se ainda não tem a certeza das funcionalidades de bateria que melhor se adequam às suas necessidades e hábitos, experimente cada uma. É mesmo muito simples e ficará surpreendido com a autonomia da bateria que consegue poupar!

    Salientamos que este artigo não é específico de um produto. As características e funcionalidades descritas são suscetíveis de variar consoante o dispositivo e/ou a versão do respetivo software.