Já chegou!
    Apresentamos o Android Oreo

    O Android 8.0 Oreo apresenta novas funcionalidades e melhorias fantásticas para que o seu dispositivo funcione mais rápido, melhor e poupe ainda mais bateria do que antes. A segurança geral foi melhorada pela tecnologia Google Play Protect™, um serviço que verifica regularmente a existência de riscos de segurança no dispositivo e nas aplicações e o notifica se detetar algo. Como presente especial, a Sony disponibilizou o descodificador LDAC™ para o áudio de alta resolução da tecnologia Bluetooth® a todos os dispositivos com Android.

    Continue a ler para saber mais sobre o novo e delicioso Android Oreo!

    Notificações que valem a pena assinalar

    O software Android Oreo inclui várias novas funcionalidades de notificação. Pode, por exemplo, encontrar um pequeno emblema ou ponto colorido junto a uma ou várias aplicações. Trata-se de um novo tipo de emblema, sem um número, para indicar que tem notificações por ler. Tal como antes, basta passar o dedo para baixo a partir da parte superior do ecrã para encontrar e ler as novidades. Também pode suspender a notificação passando o dedo suavemente para a esquerda ou para a direita e tocar no ícone do temporizador para que volte a ser exibida mais tarde.

    Uma grande melhoria é o facto de as notificações passarem a estar ordenadas por categorias predefinidas, consoante a aplicação. Isto significa que pode escolher os tipos de notificações que pretende (ou não) receber para uma determinada aplicação. Por exemplo, se fizer as suas deslocações diárias de carro, provavelmente quererá receber as notificações de trânsito do Google Maps™, mas como não se desloca de autocarro ou comboio, poderá não querer receber as notificações de transportes dessa aplicação. Se mais tarde mudar de ideias, pode ativar ou desativar várias categorias nas definições da aplicação.

    Atalhos para ações rápidas

    A atualização do seu dispositivo para o Android Oreo irá incluir a versão mais recente da aplicação Xperia Home, que permite premir sem soltar o ícone da aplicação para desativar ou desinstalar uma aplicação e para revelar um menu com atalhos de ação rápida. Por exemplo, se premir sem soltar a aplicação Calendário, pode optar por configurar um novo evento ou um novo lembrete. Também pode tocar num pequeno ícone para abrir as informações da aplicação, onde pode definir ou alterar as notificações e as permissões, bem como desativar ou desinstalar a aplicação.

    E-mail, número de telemóvel ou endereço?

    Se selecionar um texto ou um número, o Android Oreo identifica imediatamente se a seleção é um endereço, um número de telemóvel, um nome ou um local. No menu apresentado, terá ainda a opção de abrir o Google Maps, a aplicação de telefone ou o cliente de e-mail, consoante o tipo de texto ou número que tiver selecionado.

    Continue a ver com a funcionalidade Imagem-na-imagem

    Imaginemos que está a meio de uma chamada de vídeo do Google Duo™ e, de repente, pretende fazer uma anotação no Google Keep™, ou adicionar um evento no seu calendário. Não há problema. Em aplicações suportadas, como o Google Duo, pode utilizar o modo Imagem-na-imagem para continuar o que está a fazer numa janela minimizada que pode mover para qualquer parte do ecrã enquanto realiza outras tarefas no seu dispositivo. Para saber que aplicações suportam esta funcionalidade, aceda a Definições e utilize a lupa para procurar a funcionalidade Imagem-na-imagem.

    Olha o passarinho!

    Por falar em vídeos. Sendo um utilizador Xperia™, provavelmente adora a sua câmara e irá adorá-la ainda mais. O modo Manual oferece um excelente controlo criativo, pois permite-lhe alterar manualmente o autofocus, a velocidade do obturador, a sensibilidade à luz, o valor de exposição e o equilíbrio branco. Uma excelente funcionalidade para situações de pouca luz ou de retroiluminação. Mas se experimentar os diferentes valores, como sabe quais eram os originais? É fácil. Basta tocar em Repor para voltar aos valores predefinidos.

    Atenção! A aplicação Câmara não faz parte do sistema Android, mas será atualizada para determinados dispositivos Xperia™ com o Android Oreo.

    Aos seus lugares, preparar, partida!

    Em breve, irá descobrir que o menu Definições foi totalmente remodelado. Os diferentes tipos de definições foram organizados de uma forma mais estruturada e existem várias novas secções. Não se preocupe, saberá rapidamente como se orientar! Se tiver dificuldades em encontrar uma determinada definição, lembre-se de que pode procurá-la tocando na lupa na parte superior do menu Definições.

    Agora, desfrute do seu Xperia™ e não se esqueça de continuar a explorar o novo software, o Android 8.0!

    A disponibilidade das atualizações de software pode variar consoante o seu dispositivo, país e/ou operador. Tenha em atenção que, independentemente da versão Android, algumas características e funcionalidades também são suscetíveis de variar consoante o dispositivo.