Apresentamos o Android 10

    Já chegou! Já ocorreu a grande atualização anual do Android e o nome desta versão marcante é Android 10. Pode não ter o nome de um doce delicioso como as versões anteriores, mas está repleto de funcionalidades e ajustes novos e fantásticos para ajudar a tornar o seu dispositivo Xperia mais intuitivo.

    Foram feitas grandes alterações para proporcionar um maior controlo da privacidade. Existem funcionalidades que o ajudam a equilibrar o tempo que passa online. Inclui também muitas funcionalidades novas e úteis, como a navegação por gestos e sem botões e o muito aguardado tema Escuro.

    Percorra para baixo e conheça as novas funcionalidades interessantes do Android 10!

    Diminua a intensidade da luz

    Olhar para um ecrã com grande luminosidade num local escuro esforça muito a vista. Por isso, o novo tema Escuro aplicado a todo o sistema é uma das funcionalidades mais aguardadas do Android 10. O tema Escuro define o fundo para preto em vez de branco, tornando-se mais agradável para a vista. Se o seu dispositivo tiver um ecrã OLED, ligar o tema Escuro permite-lhe também utilizar menos energia e pode prolongar a vida útil da bateria. E sejamos francos, também dá muito estilo!

    Mas é bom lembrar que o tema Escuro também pode ser mais difícil de ver em locais com muita luminosidade. Recomendamos que o experimente em diferentes condições de iluminação e decida o que melhor lhe convém.

    A forma mais fácil de mudar para o tema Escuro é adicionando o ícone do tema Escuro às definições rápidas. Deste modo, só terá de passar o dedo para baixo e tocar no ícone de tema Escuro para mudar rapidamente para este tema.

    Navegação totalmente controlada por gestos

    Talvez a maior mudança no Android 10 seja a introdução da navegação totalmente controlada por gestos. Agora já pode controlar o seu dispositivo com apenas alguns gestos simples e intuitivos. A nova navegação por gestos também liberta o espaço anteriormente ocupado pelos botões no ecrã, proporcionando-lhe uma experiência de smartphone mais envolvente.

    Para navegar até ao Ecrã inicial, basta passar o dedo para cima partir da parte inferior. Para alterar as aplicações, passe o dedo para cima a partir da parte inferior e mantenha-o premido durante um segundo antes de soltar. Para retroceder, passe o dedo para o centro a partir de um dos lados. Para ativar o assistente, passe o dedo diagonalmente para cima a partir dos cantos inferiores. Depois de se habituar, é uma forma muito mais simples e natural de controlar o seu dispositivo.

    Para mudar para o modo totalmente controlado por gestos, aceda a Definições e procure a Navegação do sistema. Em seguida, escolha a Navegação por gestos e poderá começar a utilizar! Se sentir a falta dos tradicionais três botões de controlo, não há problema. Pode sempre voltar a utilizar os botões.

    A funcionalidade de navegação por gestos poderá não estar disponível em alguns modelos.

    Manter a privacidade

    A privacidade dos utilizadores dos nossos dispositivos é extremamente importante para nós e o Android 10 permite grandes melhorias nesta matéria. Por exemplo, existe agora uma secção chamada Privacidade no menu Definições, onde os menus relativos à privacidade estão reunidos num só lugar.

    Aí pode consultar em detalhe que informações pretende ou não partilhar com as aplicações instaladas no seu dispositivo. Pode consultar e escolher as aplicações que utilizam a câmara ou o microfone, as aplicações que podem utilizar as suas informações de localização, as informações do calendário e muito mais.

    Por falar em informações de localização, ao escolher como as aplicações podem utilizar as suas informações de localização, pode agora escolher de entre três estados: permitir sempre, permitir apenas durante a utilização e nunca permitir.

    Um estilo de vida digital saudável

    Nesta era digital, dependemos cada vez mais dos nossos dispositivos móveis, o que, inevitavelmente, se traduz em mais tempo a olhar para um ecrã. Tendo isto em mente, quando o Android 9 Pie foi lançado, foram introduzidos menus de Bem-estar digital para o ajudar a gerir o tempo que passa com o seu dispositivo.

    Agora, esses menus estão pré-instalados nos dispositivos Xperia com Android 10. Com os temporizadores de aplicações, pode definir um temporizador para limitar o tempo que utiliza uma determinada aplicação. Com a funcionalidade Abrandar, pode definir um temporizador para tornar o ecrã monocromático para o lembrar de que está na altura de descansar.

    Por mais úteis que sejam os seus dispositivos móveis, não os deve utilizar em excesso. Estas funcionalidades de Bem-estar digital podem ajudar a encontrar um equilíbrio entre a vida real e a vida digital.

    Partilhar Wi-Fi é num instante

    Imaginemos que convidou os seus amigos e quer que se sintam em casa. Pretende disponibilizar a sua rede Wi-Fi, mas já não sabe onde guardou a palavra-passe. Esta história é-lhe familiar?

    Com o Android 10, pode partilhar a sua ligação Wi-Fi através de códigos QR. Basta aceder às Definições e tocar na rede Wi-Fi que pretende partilhar. Ao tocar no ícone do código QR, é apresentado no seu visor um código QR com todas as informações necessárias, incluindo a palavra-passe. Os seus amigos só têm de captar o código QR com a câmara do respetivo smartphone e ficam ligados à sua rede Wi-Fi! Não é necessário procurar a rede Wi-Fi certa nem digitar palavras-passe frustrantemente longas. Inteligente e simples!

    Notificação silenciosa

    Sente-se incomodado pelos constantes toques de alerta de notificações no seu dispositivo? No Android 10, há uma nova funcionalidade denominada Notificações silenciosas que o podem ajudar a diferenciar as notificações importantes das menos importantes.

    As notificações silenciadas não são apresentadas no ecrã de bloqueio, não emitem qualquer som nem surgem inesperadamente sobre outras aplicações. Quando as pretender consultar, pode aceder à barra de notificações e estarão agrupadas em Notificações silenciosas. Algumas das notificações estão automaticamente predefinidas e outras podem ser definidas manualmente, premindo sem soltar a notificação na barra de notificações.

    Salientamos que este artigo não é específico de um produto. As características e funcionalidades descritas são suscetíveis de variar consoante o dispositivo e/ou a versão do respetivo software.