Tire fotografias fantásticas com a sua câmara Xperia

    O seu dispositivo Xperia inclui a mais recente tecnologia de câmara da Sony, que o ajuda a captar aqueles momentos mágicos do dia a dia com detalhes nítidos e vibrantes. Mas com um pouco de astúcia e conhecimentos, torna-se ainda melhor! Seguem-se alguns truques e dicas sobre como tirar o máximo partido da sua câmara Xperia e melhorar a sua técnica.

    A diferença está na tecnologia

    A sua câmara Xperia inclui uma quantidade impressionante de tecnologia, incluindo um sistema de câmara dupla e autofocus híbrido. As câmaras duplas funcionam em simultâneo para criar o tão procurado efeito "bokeh", onde o motivo está focado e o fundo desfocado.

    O autofocus híbrido ultrarrápido combina duas tecnologias: a deteção de contraste para precisão e a deteção de fases para velocidade. Graças à ampla cobertura de focagem automática, a sua câmara Xperia consegue focar com precisão o seu motivo, em qualquer ponto do ecrã, em menos de um segundo. E com o Modo automático superior, que controla as definições automaticamente, só tem de ligar a câmara e começar a fotografar.


    Sugestão: Quando a definição Captura por toque está ativada, basta tocar no ponto do ecrã onde pretende que a câmara foque e esta fotografa imediatamente.

    O toque artístico

    Já viu aquela fotografia perfeita com o fundo ligeiramente desfocado. Trata-se do efeito "bokeh", frequentemente utilizado por fotógrafos profissionais e entusiastas da fotografia. Agora pode tirar facilmente fotografias fantásticas com o efeito "bokeh" utilizando o sistema de câmara dupla no seu Xperia.

    Ao tirar uma fotografia, defina o modo para "Bokeh" e fotografe. É tão simples quanto isso! A câmara principal e a segunda câmara são utilizadas em simultâneo para criar instantaneamente um fundo desfocado. Ficará surpreendido com o ótimo aspeto da fotografia com um ligeiro efeito "bokeh". Consegue mesmo um toque artístico!

    Modo manual

    O modo manual oferece várias definições para o ajudar a tirar melhores fotografias consoante o ambiente que o rodeia.

    O modo manual funciona melhor nas situações em que pretende ter um maior controlo criativo sobre a imagem final e tem tempo para experimentar até obter o resultado desejado. Desde a velocidade do obturador ao valor de exposição, pode explorar as definições para conseguir tirar "aquela fotografia"!


    Sugestão: Se tiver dificuldades em acompanhar um objeto em movimento, pode ativar a funcionalidade "Seguimento de objetos". Com esta funcionalidade, pode tocar num objeto no ecrã para o selecionar. A câmara segue-o por si.

    Vídeos sempre deslumbrantes

    Quer esteja a filmar momentos divertidos entre amigos e familiares ou crianças a fazer a derradeira manobra de skate, a câmara Xperia captará tudo!

    Ao definir a resolução para 4K, irá criar vídeos arrebatadores de alta resolução, ao passo que a funcionalidade SteadyShot™ irá garantir uma fluidez graciosa. Para aquela acrobacia fantástica que os seus amigos vão tentar fazer, defina o modo para Câmara lenta. O vídeo será gravado em 120 fotogramas por segundo e poderá posteriormente editar as partes que pretende abrandar.

    Dicas e truques

    Agora que lhe contámos um pouco mais sobre a tecnologia que integra a sua câmara Xperia, está na altura de partilharmos as dicas e truques práticos que lhe prometemos.

    Mais focagem e menos desfocagem

    • Certifique-se de que a lente está limpa, pois uma mera dedada ou pequena sujidade podem prejudicar a qualidade das suas fotografias.
    • Caso esteja a ter problemas com imagens desfocadas, verifique se a capa do smartphone está a obstruir o flash ou a lente. Pode até retirar a capa para evitar eventuais reflexos indesejados.
    • Se o seu Xperia tiver uma tecla de Câmara dedicada, utilize-a em vez de tocar no botão da câmara no ecrã. Ao utilizar a tecla de Câmara, mantém os dedos afastados do ecrã e assentes na moldura do telemóvel. Isto ajuda-o a estabilizar o dispositivo antes de fotografar.
    • Utilize a função de temporizador automático para evitar mais oscilação da câmara ao tirar fotografias. Também pode utilizar um tripé para obter uma melhor estabilidade de imagem e de vídeo.
    • Experimente movimentar o smartphone com a tecla de Câmara parcialmente premida e procure um ponto onde a imagem fique focada. Assim que a focagem estiver definida, a moldura circular fica azul.
    • Também pode definir a focagem tocando no ponto do ecrã que pretende focar.

    Obtenha alta qualidade em condições de baixa luminosidade

    • O principal truque é manter a câmara estável. Coloque o smartphone numa superfície dura ou, melhor ainda, utilize um tripé e o temporizador automático.
    • Ao fotografar no modo Manual, pode ajustar manualmente o ISO, ou o nível de sensibilidade à luz, entre 50 e 3200.
    • Para obter mais controlo, fotografe no modo Manual e ajuste as definições de velocidade do obturador (SS), do valor de exposição (EV) ou do equilíbrio branco (WB). Também pode mudar para a focagem manual.
    • Estão disponíveis várias definições de flash nos três modos de captação. Estas são especialmente úteis quando as condições de iluminação são fracas ou quando existe retroiluminação.

    Revele o fotógrafo que há em si

    • Conheça a sua câmara. Explore as definições e os modos principais antes de os utilizar e consulte o Manual do utilizador. A prática leva à perfeição!
    • Aprenda a procurar luz com uma orientação e cor que proporcionem forma e profundidade à cena. Este tipo de luz ocorre naturalmente, mesmo antes do nascer do sol e ao pôr-do-sol. A luz de uma janela também pode ser uma boa alternativa.
    • Ao fotografar objetos em movimento, tente não seguir o objeto. O truque é encontrar uma posição em que o objeto tem de passar à sua frente.
    • Se não conseguir enquadrar totalmente o motivo que pretende fotografar num único fotograma, experimente utilizar a aplicação "Varrer panorama" da câmara para obter um ângulo maior.
    • Ative as Linhas de grelha nas definições da sua câmara para poder fotografar utilizando a "regra dos terços". Tente colocar os motivos ao longo das linhas da grelha ou nos pontos em que se cruzam. Ao manter o motivo fora do centro do enquadramento, as suas fotografias poderão ficar mais interessantes.
    • Seja criativo e experimente diversos ângulos. Ficará surpreendido com a diferença de uma fotografia tirada quando está ajoelhado ou deitado. Mas faça-o em segurança!

    Esteja sempre a postos

    • Se o seu Xperia tiver uma tecla de Câmara, pode ativar a câmara imediatamente, mesmo que o ecrã do dispositivo esteja bloqueado. Basta premir a tecla de Câmara por breves instantes e estará pronta a utilizar. Também pode selecionar uma definição para iniciar com a tecla da câmara. Assim, a câmara começa imediatamente a tirar fotografias assim que a inicia com a tecla. Nunca perderá um momento único.
    • Utilize a aplicação "Efeito criativo" na sua câmara para melhorar as fotografias antes de as tirar. Por exemplo, pode adicionar filtros, pixelizar fotografias ou criar um efeito de espelho.
    • Também pode tirar fotografias enquanto grava um vídeo. Basta premir a tecla de Câmara ou o botão da câmara no ecrã enquanto está a gravar o vídeo.
    • Ative a função "Guardar localização" para georreferenciar as suas fotografias e guardar a localização geográfica aproximada à medida que fotografa.
    • Atualize regularmente o software do seu smartphone para obter as funcionalidades e melhorias da câmara mais recentes.

    De volta à escola das selfies

    • Utilize o temporizador automático para ter alguns segundos para estabilizar a câmara antes de fotografar.
    • Utilize a funcionalidade Obturador de sorriso para tirar automaticamente as selfies com um sorriso. Esta é outra boa forma de evitar tocar no ecrã e correr o risco de oscilar o smartphone.
    • Utilize a aplicação Efeito RA para experimentar e adicionar efeitos enquanto tira selfies.
    • Para reduzir as oscilações quando grava vídeos de si próprio com a câmara frontal, certifique-se de que tem o modo SteadyShot ligado.

    Informações importantes

    • Algumas funcionalidades da câmara gastam mais bateria do que outras. Por isso, por exemplo, se a sua câmara suportar a gravação de vídeos 4K e a bateria estiver fraca, pode limitar-se à resolução de 1080p. Deste modo, obtém vídeos de alta qualidade e mantém a autonomia do seu dispositivo por mais tempo.
    • Tenha em atenção que os vídeos 4K e as fotografias de 23 MP (alta resolução) ocupam muito espaço na memória interna ou no cartão de memória, pelo que convém verificar ocasionalmente o estado da memória. E lembre-se de que pode continuar a tirar fotografias de alta qualidade utilizando a resolução de 8 MP.
    • Tenha em atenção que, por vezes, o seu smartphone pode aquecer quando a câmara é utilizada durante longos períodos de tempo. Em alguns casos, a aplicação da câmara poderá encerrar temporariamente.

    Salientamos que este artigo não é específico de um produto. As características e funcionalidades descritas são suscetíveis de variar consoante o dispositivo e/ou a versão do respetivo software.