ID do artigo : 00237418 / Última modificação : 21-10-2021

As aplicações móveis estão a falhar, a bloquear ou com funcionamento lento

     

      MPORTANTE: Este artigo aplica-se apenas a produtos específicos. Por favor, verifique os Produtos Aplicáveis no topo deste artigo.

      Renúncia de responsabilidade: As aplicações que não tenham sido transferidas da loja Google Play podem não ser totalmente compatíveis com o seu dispositivo. Se os passos deste artigo não resolverem o problema, contacte o programador da aplicação para obter mais informações.

      O que fazer quando uma aplicação móvel deixa de funcionar corretamente

      As aplicações móveis podem não funcionar corretamente por vários motivos (por exemplo, ligação à Internet fraca, memória insuficiente ou falhas de software). Uma aplicação pode falhar, bloquear ou demorar muito tempo a responder. Felizmente, geralmente consegue corrigir estes problemas seguindo passos simples. Experimente cada um dos passos e verifique se o problema ficou resolvido após cada um deles.

      Nota: Os seguintes passos podem variar consoante a versão do Android. Para verificar a versão do Android do seu smartphone, encontre e toque em Settings (Definições) → About phone (Acerca do telemóvel) → Android version (Versão do Android). Se não encontrar a opção About phone (Acerca do telemóvel) em Settings (Definições), toque em System (Sistema).

      Force a paragem e, em seguida, reinicie a aplicação

      Forçar a paragem de uma aplicação


      Atualize a aplicação no seu telemóvel

      Se ainda não o tiver feito, atualize a aplicação para a versão mais recente utilizando a loja Google Play. Além disso, certifique-se de que o seu telemóvel Xperia está a utilizar o software mais recente.

      Nota:  Nem todas as aplicações podem ser atualizadas na Google Play.


      Limpe a cache da aplicação ou os dados da aplicação

      Limpe a cache da aplicação para eliminar quaisquer ficheiros temporários na memória da aplicação que possam estar a causar o problema. Ao limpar a cache, não perderá quaisquer dados pessoais.

      Em alternativa, pode ir mais longe e limpar todos os dados da aplicação que a mesma tem vindo a guardar desde que a começou a utilizar. Tenha em atenção que todos os dados pessoais guardados pela aplicação, tais como as informações de início de sessão e as definições, serão eliminados.

       Limpar a cache da aplicação

       Limpar os dados da aplicação 

      Sugestão: sabia que a câmara do seu telemóvel também é uma aplicação? Se a aplicação Câmara (denominada Photography Pro em modelos mais recentes) não iniciar, experimente limpar a respetiva cache. Se isto não ajudar, limpe o armazenamento/dados.


      Reponha a aplicação

      Desinstale todas as atualizações da aplicação para repô-la. Todos os dados pessoais guardados pela aplicação, tais como informações de início de sessão e definições, serão eliminados. Se possível, atualize novamente a aplicação na Google Play. Também pode experimentar desinstalar e reinstalar a aplicação.

      Nota: Não é possível desinstalar algumas aplicações pré-instaladas.

       Desinstalar atualizações de uma aplicação 


      Desinstale a aplicação e, em seguida, reinstale-a

       Desinstalar uma aplicação do ecrã de aplicações


      Verifique o modo STAMINA

      Se o dispositivo suportar o modo STAMINA e este modo estiver ativado, desative-o e reinicie o dispositivo. Várias funcionalidades são restringidas ou desativadas no modo STAMINA para reduzir o consumo da bateria (dependendo do nível atual da bateria do telemóvel). Estas funcionalidades incluem o desempenho de composição, o brilho do ecrã, a melhoria da imagem e o GPS quando o ecrã está desligado. A sincronização ou transmissão de dados da aplicação em segundo plano pode ser desativada em algumas aplicações.

       Desativar o modo STAMINA


      Verifique o modo de avião

      Se a aplicação necessitar de uma ligação à Internet, certifique-se de que o seu dispositivo tem uma ligação ativa à Internet (Wi-Fi ou rede móvel) e de que o Airplane mode (Modo de avião) está desativado.

       Desativar o modo de avião 


      Reinicie o telemóvel

       Reiniciar o dispositivo 


      Efetue uma reposição dos dados de fábrica

      Uma reposição dos dados de fábrica repõe o smartphone para as definições de fábrica, o que significa que todos os conteúdos personalizados/pessoais guardados no telemóvel são eliminados. Uma vez que se trata de uma reposição completa do dispositivo, certifique-se de que efetua uma cópia de segurança de quaisquer dados importantes.

       Fazer uma cópia de segurança dos dados através do computador 

       Fazer uma cópia de segurança e sincronizar aplicações, definições do telemóvel e histórico de chamadas 

       Efetuar uma reposição dos dados de fábrica


      Tutoriais em vídeo