Tudo o que precisa de saber sobre a proteção contra água e pó

    Antes de começar a utilizar o seu dispositivo Sony, deve verificar as respetivas capacidades e limites. Quer pretenda levá-lo consigo para o exterior ou numa viagem de fim de semana, há algumas orientações básicas a seguir para garantir que o seu dispositivo é capaz de enfrentar qualquer ocorrência.

    Vamos começar com uma visão aprofundada das classificações IP e de como afetam o que pode e não fazer.

    O que é uma classificação IP?

    A classificação IP (Ingress Protection, proteção contra infiltração) é uma norma internacional destinada a medir os níveis de proteção de um dispositivo contra a penetração de poeiras e água doce. O primeiro dígito do código IP de dois dígitos indica o nível de proteção contra a infiltração de objetos sólidos, incluindo poeira. O segundo dígito refere-se ao grau de proteção do dispositivo contra a infiltração de água doce.

    Proteção contra objetos sólidos e pó

    IP0X

    Nenhuma proteção especial

    IP1X

    Protegido contra objetos sólidos > 50 mm de diâmetro.

    IP2X

    Protegido contra objetos sólidos > 12,5 mm de diâmetro.

    IP3X

    Protegido contra objetos sólidos > 2,5 mm de diâmetro.

    IP4X

    Protegido contra objetos sólidos > 1 mm de diâmetro.

    IP5X

    Protegido contra pó; infiltração limitada (sem depósito nocivo).

    IP6X

    À prova de poeira.

    Proteção contra água doce

    IPX0

    Nenhuma proteção especial

    IPX1

    Protegido contra gotas de água.

    IPX2

    Protegido contra gotas de água quando inclinado até 15 graus em relação à posição normal.

    IPX3

    Protegido contra água pulverizada.

    IPX4

    Protegido contra salpicos de água.

    IPX5

    Protegido contra jatos de água de baixa pressão durante pelo menos 3 minutos.

    IPX6

    Protegido contra jatos de água fortes durante pelo menos 3 minutos.

    IPX7

    Protegido contra os efeitos de imersão até 1 metro de água durante 30 minutos.

    IPX8

    Protegido contra os efeitos de imersão contínua em água com profundidade superior a 1 metro. As condições exatas são especificadas para cada dispositivo pelo fabricante.

    O que isto significa para o meu dispositivo

    O seu dispositivo tem uma classificação IP. Isto significa que, num ambiente de laboratório controlado rigorosamente, o hardware funciona conforme concebido mesmo depois de ser exposto a condições específicas.

    Os dispositivos Sony que são testados quanto à suas capacidades de resistência à água são colocados cuidadosamente num recipiente cheio de água da torneira e mergulhados a uma profundidade de 1,5 m. Após 30 minutos no recipiente, o dispositivo é retirado da água cuidadosamente e as suas funções e funcionalidades são testadas.

    Chuva não é problema

    Começou a chover enquanto esperava na paragem de autocarro? Não há problema. O dispositivo Xperia resiste às gotas de chuva ou salpicos de água, tanto no interior como no exterior.

    Do mesmo modo, se estiver à mesa de jantar e derramar água acidentalmente no dispositivo, não tem de se preocupar. Basta deixar o dispositivo secar totalmente.

    Ou, se calhar, gosta de ver um vídeo no seu dispositivo Xperia enquanto lava a louça. (Essa é uma ótima ideia. Aparentemente domina a arte de executar várias tarefas em simultâneo!) Certifique-se de que não deixa cair o dispositivo acidentalmente na água e limpe quaisquer gotas de água quando terminar.

    Outras formas de utilizar o dispositivo

    Existem outras formas de tirar partido da proteção contra água e poeira do seu dispositivo Sony. Pode utilizar o dispositivo nos seguintes cenários:

    • Quando os seus dedos estão molhados.
    • Em ambientes poeirentos, como uma praia ventosa ou ao caminhar por um trilho poeirento. Posteriormente, certifique-se de que lava o pó do dispositivo utilizando água da torneira.
    • Tirar fotografias e gravar filmes em ambientes húmidos. Lembre-se de que não deve utilizar o dispositivo debaixo de água. Se o dispositivo for acidentalmente exposto a outro tipo de água que não água doce, lave-o com água da torneira.

    Mas não se esqueça das tampas…

    Além de se certificar de que se familiariza com o dispositivo, tem de se lembrar de fechar firmemente todas as tampas antes de expor o seu dispositivo à água e ao pó. Isto inclui as tampas da porta USB, da ranhura do cartão SIM e do cartão de memória. Alguns dos nossos dispositivos dispõem de uma porta USB sem tampa resistente à água. Em caso de exposição de um destes dispositivos à água, é importante deixar a porta USB secar completamente antes de inserir um cabo USB na mesma. Para eliminar a humidade da porta USB, abane o dispositivo várias vezes com a porta USB virada para baixo e, em seguida, seque o dispositivo com um pano de microfibra. Repita o procedimento até não ser visível humidade na porta USB.

    Deve também certificar-se de que não ficam presas madeixas de cabelo ou outros objetos pequenos nas tampas quando as fechar. Se não o fizer, pode danificar gravemente o dispositivo.

    Cuidados básicos

    Seguem-se algumas sugestões para o ajudar a tirar o máximo partido do seu dispositivo:

    • Depois de utilizar o seu smartphone, tablet ou acessório em condições húmidas, não se esqueça de secar todas as tampas e outras áreas onde possa ocorrer acumulação de água.
    • Não exponha o dispositivo à água do mar, água salgada, água clorada ou outros líquidos, como bebidas de fruta, detergente líquido e vinagre.
    • Se o dispositivo for acidentalmente exposto a outro tipo de água que não doce, como água clorada de uma piscina, lave sempre o dispositivo com água doce.
    • Se o altifalante ou o microfone se molhar, a respetiva função pode ser afetada até que toda a humidade tenha secado completamente.
    • A classificação IP do seu dispositivo foi obtida em condições laboratoriais no modo de espera, pelo que não deve utilizar o dispositivo debaixo de água, como tirar fotografias. Não utilize o dispositivo para tirar fotografias enquanto realiza qualquer tipo de atividade subaquática, incluindo mergulho ou snorkeling.
    • Os tempos de secagem variam consoante o ambiente, mas o processo pode demorar até três horas. Durante este período, pode continuar a utilizar todas as funcionalidades que não dependem do altifalante ou do microfone, como tirar fotografias, consultar o e-mail ou enviar mensagens de texto sem preocupações.
    • Não utilize um secador de cabelo para secar peças molhadas.
    • O desgaste diário, juntamente com quaisquer danos no seu dispositivo, pode reduzir a capacidade de manter a proteção contra o pó e a humidade.

    Garantia, reparações e assistência ao cliente

    É importante que tenha conhecimento de que a garantia não abrange os danos ou defeitos causados pelo uso indevido ou incorreto do dispositivo. Tenha também em atenção que os acessórios compatíveis, incluindo baterias, carregadores, dispositivos mãos-livres, teclados e cabos USB, não são resistentes à água nem protegidos contra o pó de forma autónoma.