A câmara evoluiu

    O seu dispositivo Xperia vem equipado com tecnologia das câmaras α full-frame sem espelho da Sony, permitindo-lhe tirar fotografias e gravar vídeos com detalhes sempre nítidos e vibrantes. Para os criadores de vídeo em ascensão, as novas aplicações e funcionalidades baseadas nas câmaras CineAlta profissionais irão certamente mudar a forma como veem o que uma câmara de smartphone pode fazer. Continue a ler e descubra o motivo de tanta agitação.

    Potência tecnológica

    Há imensa tecnologia de ponta incorporada na pequena câmara do seu dispositivo Xperia. No núcleo do sistema está o processador de imagem BIONZ X™ para dispositivos móveis. Este processador de imagem BIONZ de última geração transforma os dados captados em imagens extremamente nítidas, com reprodução de cores naturais a velocidades estonteantes.

    O novo sistema de lente tripla inclui uma lente super grande angular de 16 mm, uma versátil lente de 26 mm e uma lente teleobjetiva de 2x de 52 mm, prontas para tirar fotografias de qualidade profissional em qualquer situação.

    O sensor principal Exmor RS™ para dispositivos móveis tem um DPAF de pixel duplo, o que significa que cada pixel consegue detetar tanto a distância como a luminosidade, permitindo uma focagem ultrarrápida, mesmo em condições baixa luminosidade. E já que falamos em condições de baixa luminosidade, a luminosa lente F1.6 e os algoritmos de redução de ruído RAW provenientes das câmaras α da Sony proporcionam fotografias de resolução excecionalmente elevada em condições de baixa luminosidade.

    O segredo está nos olhos

    Se pedir conselhos a profissionais em matéria de retratos, todos lhe dizem o mesmo. Há que focar os olhos. É mais fácil dizer do que fazer, certo? Agora já não. A sua câmara Xperia inclui a revolucionária funcionalidade Eye AF, graças à tecnologia da câmara α da Sony. A câmara reconhece e acompanha imediatamente os olhos, por isso, quando vir o quadrado verde à volta dos olhos, tire a fotografia! A sua próxima fotografia de retrato ficará surpreendente e poderosa.

    Por falar em tecnologia α, o modo de sequência de 10 fotogramas por segundo inclui agora exposição automática e focagem automática. Isto permite-lhe a captura contínua de objetos em movimento rápido com uma focagem nítida, bem como um nível de luminosidade adequado.

    Outra nova funcionalidade é o tempo de exposição longa no modo Manual. Com uma definição máxima de 30 segundos, pode dar asas à sua criatividade e tirar aquelas fotografias mágicas com rastos de luz. Divirta-se a fotografar e não se esqueça do tripé.

    Pouca luz? Não se preocupe!

    Já abordámos a qualidade das fotografias em condições de baixa luminosidade, mas e a qualidade dos vídeos? Não se preocupe, a estabilização de imagem híbrida trata de tudo. A capacidade híbrida significa que utiliza a estabilização eletrónica e ótica de imagem para lhe proporcionar vídeos incrivelmente estáveis. Isto é mais percetível em situações de baixa luminosidade, pois os vídeos tendem a ficar mais desfocados quando existe menos luminosidade. Basta ligar a Estabilização de vídeo e está pronto a filmar. Os vídeos das suas saídas à noite vão ficar fantásticos.

    Escolha a sua lente

    Quem tem uma câmara com uma lente amovível sabe do que se trata. Troca-se de lentes em função das situações para se obter melhores resultados. Esta é a ideia por detrás do novo sistema de lente tripla da câmara Xperia. No ecrã da sua câmara verá um ícone x1, x2 ou W. Se o ícone for x1, significa que está a utilizar a lente de distância focal fixa de 26 mm. Esta é a mais versátil das três e será a sua lente de eleição. Segue-se a teleobjetiva de 2x ou de 52 mm para os seus grandes planos e retratos. O W é para a lente super grande angular de 16 mm, para fotografar paisagens épicas ou grandes famílias.

    • image01
    • image02
    • image03

    Cinema Pro

    No mundo da produção cinematográfica profissional, as câmaras CineAlta da Sony são lendárias. São as câmaras escolhidas por criadores profissionais de todo o mundo e são utilizadas para filmar grandes êxitos de bilheteira. Agora, a aplicação Cinema Pro permite-lhe reviver a experiência de filmagem dos profissionais. Sob supervisão da equipa de câmaras profissionais da Sony, a cor, as definições manuais e a IU da câmara CineAlta Venice são adaptadas ao Cinema Pro. Pode definir tudo manualmente, desde a velocidade do obturador ao tipo de lente para cada cena. Se está verdadeiramente empenhado em fazer os seus próprios filmes ou pretende criar alguns vídeos de alta qualidade para impressionar os seus seguidores nas redes sociais, um dispositivo Xperia com Cinema Pro será o único equipamento de que necessita.

    Dicas e truques

    Abaixo encontrará alguns truques e dicas sobre como tirar o máximo partido da sua câmara Xperia e melhorar as suas habilidades fotográficas.

    Mais focagem e menos desfocagem

    • Quando fotografar grandes planos ou paisagens, toque no ecrã para definir a focagem numa zona específica ou uma determinada distância de focagem.
    • Utilize a tecla de Câmara dedicada em vez de tocar no botão do obturador no ecrã. Isto ajuda a estabilizar o dispositivo antes de tirar uma fotografia.
    • Utilize a função de temporizador automático para evitar mais oscilação da câmara ao tirar fotografias.
    • Tente utilizar um tripé para obter uma melhor estabilidade de imagem e de vídeo.

    Alta qualidade com baixa luminosidade

    • Mantenha a câmara estabilizada. Coloque o smartphone numa superfície dura ou, melhor ainda, utilize um tripé e o temporizador automático.
    • Fotografe no modo Manual e defina o ISO, ou o nível de sensibilidade à luz, entre 64 e 3200.
    • Fotografe no modo Manual e mude as definições de velocidade do obturador (SS), o valor de exposição (EV) ou o equilíbrio branco (WB).
    • Utilize as diferentes definições de flash. Estas são especialmente úteis quando as condições de iluminação são fracas ou quando existe retroiluminação.

    Conheça a sua câmara

    • Explore as definições e os modos principais antes de os utilizar e consulte o Manual do utilizador. A prática leva à perfeição!
    • Ative imediatamente a câmara, mesmo com o ecrã do dispositivo bloqueado. Basta premir sem soltar a tecla de Câmara e estará pronta a utilizar.
    • Se tiver a funcionalidade Iniciação inteligente ativada, a câmara ativa-se assim que levanta o telemóvel e aponta a câmara na posição horizontal.
    • Selecione Iniciação inteligente ou Iniciar com a tecla da câmara para que a câmara tire imediatamente uma fotografia quando a inicia, por exemplo, quando prime sem soltar a tecla de Câmara.
    • Ative as Linhas de grelha nas definições da sua câmara para poder fotografar utilizando a "regra dos terços". Ao manter o motivo fora do centro do enquadramento, as suas fotografias poderão ficar mais interessantes.
    • Ative a opção "Seguimento de objetos". Quando toca num objeto no ecrã para o selecionar, a câmara segue-o por si.
    • Para reduzir as oscilações durante a gravação de vídeos, certifique-se de que a funcionalidade Estabilização de vídeo está ativada.
    • Atualize regularmente o software do seu smartphone para obter as funcionalidades e melhorias da câmara mais recentes.

    Saiba mais

    • Utilize a aplicação "Efeito criativo" na sua câmara para melhorar as fotografias antes de as tirar. Por exemplo, pode adicionar filtros, pixelizar fotografias ou criar um efeito de espelho.
    • Seja criativo e experimente diversos ângulos. Ficará surpreendido com a diferença de uma fotografia tirada quando está ajoelhado ou deitado. Mas faça-o em segurança!
    • Tire uma fotografia enquanto grava um vídeo. Basta tocar rapidamente no botão Obturador no ecrã para tirar a fotografia enquanto está a gravar o vídeo.
    • Aprenda a procurar luz com uma orientação e cor que proporcionem forma e profundidade à cena. Este tipo de luz ocorre naturalmente, mesmo antes do nascer do sol e ao pôr-do-sol. A luz de uma janela também pode ser uma boa alternativa.
    • Ao fotografar objetos em movimento, tente não seguir o objeto. O truque é encontrar uma posição em que o objeto tem de passar à sua frente.
    • Se não conseguir enquadrar totalmente o motivo que pretende fotografar num único fotograma, experimente utilizar a aplicação "Panorama" para obter um ângulo maior.

    Informações importantes

    • O número de fotografias e vídeos que pode armazenar depende da resolução ou do valor de MP (megapíxeis) utilizado e da duração dos vídeos.
    • Os vídeos e as fotografias captados com a resolução mais elevada ocupam muito espaço na memória interna ou no cartão de memória. Normalmente, uma resolução inferior proporciona uma qualidade suficientemente boa para uma utilização diária.
    • Tenha em atenção que, por vezes, o seu smartphone pode aquecer quando a câmara é utilizada durante longos períodos de tempo. Em alguns casos, a aplicação da câmara poderá encerrar temporariamente. Deixe o dispositivo arrefecer e, em seguida, volte a iniciar a aplicação.

    Salientamos que este artigo não é específico de um produto. As características e funcionalidades descritas são suscetíveis de variar consoante o dispositivo e/ou a versão do respetivo software.