ID do artigo : 00199112 / Última modificação : 31-03-2019

Sente-se em baixo? 8 dicas para o ajudar com problemas de ligação de Bluetooth

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O emparelhamento e/ou a ligação por Bluetooth pode, por vezes, ser mais difícil do que parece. Embora esta simples tecnologia esteja amplamente disponível, muitas pessoas podem ocasionalmente sofrer percalços na sua experiência com o Bluetooth. Experimente uma destas 8 dicas para o ajudar a gerir potenciais problemas de Bluetooth!

1. Certifique-se de que ambos os dispositivos estão preparados!

O seu smartphone ou portátil utiliza mais energia quando o Bluetooth está ligado. Por isso, verifique se não está em qualquer modo de poupança de bateria em que o Bluetooth esteja desativado. Além disso, certifique-se de que o dispositivo áudio (auscultadores, coluna, etc.) ao qual está a tentar ligar tem a fonte de entrada definida para Bluetooth.
 

2. O emparelhamento pela primeira vez não é igual ao segundo emparelhamento!

Muitos dos novos dispositivos entram imediatamente e de forma automática no modo de emparelhamento da primeira vez que os ligar.

No entanto, da segunda vez que estiver a emparelhar um dispositivo, é provável que tenha de colocar o seu dispositivo no modo de emparelhamento manualmente.
Isto serve para evitar que os seus auscultadores comecem a ligar-se a todos os telefones da rua.
 

3. A regra dos 7 segundos

O ponto 2 indica-nos uma regra muito importante: Verifique o segundo procedimento de emparelhamento do seu produto.
Não assuma que o seu dispositivo começa automaticamente o emparelhamento quando o liga ou seleciona Bluetooth como a fonte de entrada: pode ter de manter premido o botão de emparelhamento durante um período de tempo prolongado: normalmente, são 7 segundos. Frequentemente, irá ouvir um som ou ver luzes a piscar para informar que o dispositivo entrou no modo de emparelhamento. 

Verifique o seu manual ou guia de ajuda para saber exatamente qual é o procedimento de segundo emparelhamento dos seus produtos.
 

4. Já tentou desligar e voltar a ligar?

Por vezes, tem ambos os dispositivos lado a lado, acreditando que ambos estão ativamente a detetar e a tentar ligar-se; no entanto, nada aparece na lista do seu smartphone ou computador. Um truque simples para corrigir este problema é desativar e voltar a ativar o Bluetooth no seu telefone/computador e ver se o dispositivo aparece na lista. Se isto não resolver o problema, experimente reiniciar o seu telefone/computador.
 

5. Será que o seu dispositivo Bluetooth o está a enganar?

Se tiver ligado o seu dispositivo Bluetooth a vários dispositivos à sua volta, é possível que esteja a ligar automaticamente a um dispositivo anterior.
Certifique-se de que desligou essa ligação antes de tentar efetuar uma nova.
 

6. Evite os menus, utilize o NFC!

Se não gosta de passar pelo menu Bluetooth ou está com problemas ao procurar e a encontrar o dispositivo Bluetooth pretendido, o NFC pode oferecer uma alternativa fácil. Se o seu smartphone estiver equipado com NFC (Near Field Communication), só tem de colocar os dispositivos próximos um do outro: isto pode simplificar o processo de ligação. Além disso, é um truque engraçado para usar em festas!
 

7. Cuidado com as distâncias

A tecnologia Bluetooth é sofisticada, mas tem os seus limites. Pode interpretar isto literalmente, visto que a potência da ligação entre os seus dispositivos Bluetooth reduz-se gradualmente devido à distância e aos obstáculos. Se ultrapassar um determinado limite, a ligação será desligada. Imagine que o sinal de Bluetooth é um cabo invisível e tenha o comprimento desse cabo em consideração. Como regra geral, 10 metros é o limite máximo, sem obstáculos de qualquer tipo entre os dispositivos ligados. Além disso, lembre-se que o emparelhamento requer que esteja próximo do dispositivo alvo, preferencialmente mesmo ao lado.
 

8. Certifique-se de que existe correspondência de perfis!

É um pouco técnico, mas existem vários perfis de Bluetooth que podem provocar o caos caso não estejam alinhados. Por exemplo, existem dispositivos Bluetooth de transmissão e receção (o seu telefone consegue enviar música para uma coluna, mas o contrário não acontece). Tenha sempre em consideração a finalidade do dispositivo que está a tentar emparelhar. 

Em alternativa, se um dispositivo permitir mais do que um modo de ligação (telefone, música, mensagens e lista de contactos), experimente desativar determinados modos em qualquer um dos dispositivos ligados para ver se isso ajuda a resolver o problema.