ID do artigo : 00204710 / Última modificação : 27-06-2019

Como ligar um dispositivo Bluetooth ao seu Sistema de áudio para automóvel

    Emparelhamento Bluetooth e ligação do seu dispositivo

    Neste exemplo, vamos explicar o processo de emparelhamento entre uma unidade/sistema de som para automóvel e um smartphone. O emparelhamento Bluetooth só é necessário na primeira vez que pretender ligar um novo dispositivo ao seu Sistema de áudio para automóvel. A Unidade de áudio para automóvel e o smartphone irão reconhecer-se mutuamente e ligar automaticamente a partir da próxima vez.

    Também pode consultar o procedimento de emparelhamento no seu manual do produto, disponível na página de produto neste website de suporte. 

    1. Ative o Bluetooth no seu Sistema de áudio para automóvel ao premir o botão HOME e acedendo ao menu [Settings] (Definições). 
       
    2. No menu [Settings] (Definições), procure [Bluetooth Connection] (Ligação Bluetooth). 
       
    3. Selecione [Pairing] (Emparelhamento). 
      • Esta ação irá colocar o dispositivo em modo de emparelhamento, tornando-o visível a outros dispositivos com Bluetooth. Isto significa que poderá detetá-lo com o seu smartphone. Procure na lista de "dispositivos disponíveis" no menu Bluetooth do seu smartphone. 
         
      • Certifique-se de que o seu smartphone também tem o Bluetooth ativado. Normalmente, os smartphones estão automaticamente no modo de emparelhamento quando o Bluetooth está ativado. Tenha em atenção que isso NÃO acontece nos Sistemas de áudio para automóvel. Tem de tornar o sistema visível. 
         
    4. O Sistema de áudio para automóvel deve aparecer na secção "Dispositivos disponíveis" no menu de Bluetooth do seu smartphone. Clique para selecionar e emparelhar. 

      Dependendo do seu modelo, poderá ter de procurar na secção Dispositivos disponíveis do seu Sistema de áudio para automóvel e encontrar o seu smartphone. (Ao contrário!) 
      Clique para selecionar e emparelhar. 

    5. Dependendo do modelo, poderá ter de introduzir uma chave de acesso (0000) ou verificar se a chave de acesso apresentada corresponde em ambos os dispositivos.
      Trata-se de um mecanismo de controlo para ter a certeza de que está a ligar os dispositivos certos.

    6. Quando o emparelhamento é concluído, o Sistema de áudio para automóvel e o dispositivo de reprodução por Bluetooth (por ex., um smartphone) memorizam a informação Bluetooth um do outro, facilitando o emparelhamento em situações posteriores.
       
      Se o Bluetooth estiver ativado no seu smartphone quando ligar a ignição, o Sistema de áudio para automóvel procura o último dispositivo Bluetooth ligado e liga-se automaticamente a ele.
       
    7. Assim que a ligação estiver concluída, é apresentada uma mensagem de confirmação.
      Repare como o símbolo de Bluetooth no seu smartphone se altera ligeiramente quando está ligado a um dispositivo. 

      Diferença de Bluetooth ligado – não ligado
     

    Dicas e sugestões adicionais sobre o emparelhamento Bluetooth

    1. Só é possível ter uma ligação Bluetooth ativa. Se ligar outro dispositivo, este irá substituir a ligação Bluetooth anterior. 
    2. Se um dispositivo Bluetooth estiver ligado ao Sistema de áudio para automóvel, este tem de ser desligado para que um novo dispositivo possa ser detetado.
    3. Pode ter as informações de emparelhamento de vários dispositivos Bluetooth guardadas na sua lista de Bluetooth (8 é o número mágico).
      Se guardar mais de oito dispositivos, a informação do dispositivo mais antiga é eliminada. 
    4. O intervalo de tempo para o emparelhamento está normalmente limitado a alguns minutos. Se já não estiver dentro desse intervalo, ative novamente o modo de emparelhamento.
    5. Se não conseguir encontrar o seu Sistema de áudio para automóvel na lista de dispositivos Bluetooth no seu smartphone (apesar de estar no modo de emparelhamento), ative e desative rapidamente o Bluetooth do seu telemóvel. Esta ação irá atualizar a lista. Alguns smartphones dispõem de uma função de atualização. No entanto, se isso não ajudar, experimente desativar e ativar o Bluetooth no seu smartphone.
    6. Se o seu dispositivo de reprodução suportar A2DP (Advanced Audio Distribution Profile), pode ouvir música através do Sistema de áudio para automóvel. Terá de selecionar "Bluetooth" na lista de fontes de música (Outras opções poderão incluir rádio AM/FM ou CD). Os smartphones mais modernos estão equipados com A2DP. Esta funcionalidade tornou-se comum em 2009.
    7. Se tiver problemas recorrentes com o emparelhamento Bluetooth, experimente eliminar as informações de emparelhamento atuais na unidade de áudio para automóvel ou no smartphone e realize novamente o procedimento de emparelhamento.