ID do artigo : 00275931 / Última modificação : 15-03-2022

Sugestões sobre configurações de som e problemas de som Bluetooth

    MPORTANTE: Este artigo aplica-se apenas a produtos específicos. Por favor, verifique os Produtos Aplicáveis no topo deste artigo.

    Resolver os problemas de som Bluetooth e explicar as definições de som

    Primeiro, vamos verificar o problema de Bluetooth que está a ter:

    1. Emparelhei dois dispositivos com êxito, mas o som é interrompido, não consigo ouvir nada (de ambos os lados ou de um lado) ou as pessoas não me conseguem ouvir durante uma chamada. Continue a ler.
    2. Estou a ter dificuldades em ligar dois dispositivos Bluetooth pela primeira vez. A ligação de dois dispositivos pela primeira vez é denominada Emparelhamento Bluetooth.
      Consulte o nosso artigo Como emparelhar e ligar dispositivos Bluetooth para obter ajuda.

    O som é interrompido: tenha em consideração a distância e os obstáculos no ambiente

    Depois de emparelhar e ligar os seus dispositivos, a distância e quaisquer obstáculos podem afetar a ligação Bluetooth. Imagine o sinal de Bluetooth como um cabo invisível de cerca de 10 metros. Este alcance de 10 metros diminui se existirem obstáculos (por exemplo, objetos metálicos, paredes de betão ou outros dispositivos emissores de ondas) entre os seus dispositivos Bluetooth.

    Outras vezes, o som pode parar repentinamente quando o cenário muda de uma área exterior fechada para uma ampla, porque o sinal Bluetooth começa subitamente a ser refletido em todos os lados. Por exemplo, pode sentir isto ao sair de um túnel ou ao sair de uma área arborizada para uma área ampla e aberta. Se estiver a utilizar auriculares, tenha em consideração que os auriculares esquerdo e direito comunicam através de Bluetooth, pelo que são especialmente propensos a este fenómeno. Isto deve ser intermitente e, embora inconveniente, não é motivo de preocupação.

    Se o som parar e não voltar automaticamente, tente o seguinte:

    • Auriculares: Volte a colocar os auriculares no estojo de carregamento durante alguns segundos.
    • Outros auscultadores: Desligue e volte a ligar os auscultadores.

    Não consigo ouvir nada durante chamadas telefónicas ou há muito ruído

    Chamadas telefónicas e definições de saída

    Verifique que dispositivos Bluetooth estão atualmente ligados ao seu smartphone. Se tiver emparelhado o seu smartphone com vários dispositivos Bluetooth, o som poderá estar a sair de um dispositivo diferente. Normalmente, o telefone oferece várias opções de saída de som: pode escolher entre a coluna do telefone, o altifalante do telefone ou outros dispositivos Bluetooth que suportem chamadas telefónicas. Certifique-se de que selecionou a opção correta!

    Opções de som para selecionar num smartphone durante uma chamada telefónica (dispositivo ligado WH-1000XM4, Coluna ou Telefone)

    Captura de ecrã que mostra onde alterar as opções de saída de som durante uma chamada telefónica (o ícone de Telefone está destacado)

    Como posso saber se um smartphone Xperia (Android) já está ligado por Bluetooth?

    Chamadas telefónicas e cancelamento de ruído

    Embora o cancelamento de ruído crie um ambiente silencioso para si durante chamadas telefónicas, a pessoa com quem está a falar continua a conseguir ouvir todo o ruído à volta. O cancelamento de ruído reduz o ruído ambiente que pode ouvir, mas não reduz o ruído que o microfone dos auscultadores consegue captar.

    Duas coisas que também podem afetar a coluna dos auscultadores são o vento e o tecido. Se estiver a usar um carapuço ou um lenço, este pode roçar contra o microfone, resultando num som desagradável para a pessoa que está a ouvir. O vento também pode causar este efeito se estiver a soprar diretamente para o microfone.


    Não consigo ouvir nada através dos auscultadores ligados ao computador

    Se tiver emparelhado os auscultadores com o computador com êxito, mas continuar sem conseguir ouvir nada, tem de verificar as definições de som do computador. O computador pode continuar a utilizar os altifalantes por predefinição. Nas definições de som, pode alterar a saída de som predefinida (ou seja, o canal através do qual reproduz som). Selecione os auscultadores em vez dos altifalantes predefinidos.

    Passos do Windows 10

    1. Clique com o botão direito do rato no ícone de Altifalante Ícone de altifalante do Windows 10 no canto inferior direito do ecrã.
    2. Clique em Abrir as definições de som.
    3. Em Saída, selecione o dispositivo de saída que pretende utilizar (por exemplo, Auscultadores ou Altifalantes).
    4. Em Entrada, selecione o dispositivo de entrada que pretende utilizar (por exemplo, Microfone ou Microfone externo).
      • Nota: algumas aplicações podem estar configuradas para utilizar dispositivos de som diferentes dos aqui selecionados. Mesmo que tenha definido Auscultadores como o seu dispositivo de saída aqui, poderá ter de o fazer novamente na aplicação de videoconferência que está a utilizar (por exemplo, Microsoft Teams ou Zoom).

    Definições de som do Windows 10: Escolha o seu dispositivo de saída (auscultadores)

    Se tiver dificuldades em emparelhar os auscultadores com o computador, visite o nosso artigo dedicado: Como ligar os auscultadores Bluetooth a um computador portátil/de secretária.

    Não há som durante a minha chamada de videoconferência

    Algumas aplicações de videoconferência podem exigir que configure as definições de som, mesmo que os auscultadores estejam ligados. A aplicação pode não selecionar o dispositivo de saída correto por predefinição. Além disso, os seus auscultadores podem ter duas opções diferentes disponíveis e apenas uma delas se destina a chamadas de videoconferência. Pode experimentar as definições para ver o que funciona para si, porque, consoante a marca do seu computador, dos auscultadores ou da aplicação que está a utilizar, pode ser um pouco diferente.

    Em suma, efetue três verificações:

    1. Certifique-se de que os auscultadores estão ligados ao computador
    2. Verifique as definições de som do seu computador (altifalantes versus auscultadores)
    3. Verifique as definições de som da aplicação de videoconferência (Auscultadores versus Auriculares).

    Exemplo de definições do dispositivo no Microsoft Teams para WH-1000XM4

    Exemplo de definições do dispositivo no Microsoft Teams para outros auscultadores

    Se conseguir ouvir som através dos auscultadores quando utiliza o computador, mas não durante chamadas de videoconferência (por exemplo, reunião no Microsoft Teams), é provável que necessite de alterar as definições do dispositivo.


    O som é interrompido: Carregue os seus dispositivos o suficiente antes de ligar

    Carregue os seus dispositivos Bluetooth através do cabo de carregamento USB fornecido. Para saber por que motivo deve utilizar o cabo fornecido, visite o artigo: Os auscultadores não carregam com cabos USB de terceiros.
    O primeiro emparelhamento ou a primeira ligação de dispositivos pode falhar se um dos dois dispositivos não estiver suficientemente carregado. O dispositivo pode não aparecer na lista Bluetooth.


    Desligue e volte a ligar o Bluetooth

    Desligar e voltar a ligar o Bluetooth pode ser bastante útil quando não conseguir encontrar o dispositivo ao qual pretende ligar-se na lista do seu menu Bluetooth. É um truque simples que atualiza a lista Bluetooth e que se aplica a smartphones e computadores.
    Lembre-se de que o seu dispositivo pode tentar ligar-se a outros dispositivos Bluetooth nas proximidades.

    Smartphone Xperia (Android): Como ATIVAR/DESATIVAR o Bluetooth

    Portátil Windows 10: Como ATIVAR/DESATIVAR o Bluetooth


    Verifique a lista de dispositivos Bluetooth emparelhados

    O emparelhamento e a ligação de dispositivos podem falhar se o seu dispositivo estiver próximo de outros dispositivos Bluetooth aos quais o tenha emparelhado anteriormente. Normalmente, os dispositivos Bluetooth ligam-se automaticamente ao último dispositivo ao qual estão ligados. Quando uma ligação Bluetooth entre dois dispositivos estiver ativa, um terceiro dispositivo não conseguirá encontrá-los (a menos que tenham a funcionalidade multiponto). Nesse caso, pode desligar a ligação ou remover completamente as informações de emparelhamento do dispositivo.

    Como posso saber se um smartphone Xperia (Android) já está ligado por Bluetooth?


    Qual é a diferença entre desligar um dispositivo Bluetooth e remover/esquecer o dispositivo? Que opção deve utilizar?

    Quando desligar um dispositivo Bluetooth

    Quando remover/esquecer um dispositivo Bluetooth

    Smartphone Xperia (Android): Como desligar um dispositivo ou eliminar as suas informações de emparelhamento

    Portátil Windows 10: Como desligar um dispositivo ou eliminar as suas informações de emparelhamento


    Reinicie ambos os dispositivos

    Se a alteração das definições não ajudar, reinicie ambos os dispositivos (desligue-os e ligue-os novamente) e tente ligá-los de novo.


    Repor e inicializar ambos os dispositivos

    Os auscultadores, as barras de som, as colunas sem fios e outros dispositivos Bluetooth têm uma função de Reposição, que está explicada no respetivo manual. Os manuais estão publicados no nosso website de assistência.

    Se já tentou tudo e o Bluetooth continua a não funcionar, faça a Reposição e, em seguida, a Inicialização do seu dispositivo. Tenha em atenção que a inicialização do dispositivo irá restaurar as definições de fábrica. Depois de inicializar o dispositivo, este entra automaticamente no modo de emparelhamento quando o liga, como se fosse totalmente novo.