ID do artigo : 00192751 / Última modificação : 17-05-2018

Qual é a diferença entre pontos por polegada (Dots Per Inch, DPI) e píxeis por polegada (Pixels Per Inch, PPI)?

    Os termos pontos por polegada (Dots Per Inch, DPI) e píxeis por polegada (Pixels Per Inch, PPI) são habitualmente utilizados para descrever a resolução de uma imagem. No entanto, os termos não significam a mesma coisa e existem diferenças entre os dois:

    • DPI refere-se ao número de pontos impressos numa polegada de uma imagem impressa por uma impressora.
    • PPI refere-se ao número de píxeis numa polegada de uma imagem apresentada num monitor de computador.

    Tanto PPI como DPI são unidades para descrever a resolução de saída de uma imagem quando é apresentada num ecrã (PPI) ou impressa em papel (DPI). Se dividir o tamanho da imagem (número total de píxeis na imagem digital) por esta resolução da saída, consegue determinar o tamanho com o qual a imagem é apresentada no ecrã ou impressa.

    Por exemplo: uma imagem com 3000x2000 píxeis, impressa com uma resolução da saída de 300 DPI terá um tamanho de impressão (largura) de 10 polegadas (3000 píxeis/300 DPI)

    Muita da confusão entre estes dois termos deve-se a dois motivos. Primeiro, embora PPI se refira à resolução de uma imagem digital no ecrã, também pode afetar a qualidade da imagem final impressa. Em segundo lugar, alguns serviços de impressão profissional exigem que as imagens tenham um determinado nível de DPI antes de serem impressas; normalmente referem-se a PPI e não DPI, aumentando assim a confusão.

    O termo DPI é um método para determinar o tamanho de impressão de uma imagem em papel relativo ao tamanho da imagem, que é o número total de píxeis na horizontal e vertical. Embora algumas aplicações de impressão continuem a utilizar DPI, muitas das novas aplicações de impressão têm antes uma definição para que possa selecionar exatamente o tamanho (10x15 cm, 20x30 cm, ou outros) em que pretende imprimir uma fotografia. Para aplicações de impressão que usam DPI para determinar o tamanho de impressão, aumentar os DPI irá diminuir o tamanho da imagem impressa, enquanto reduzir os DPI irá aumentar o tamanho da imagem impressa.

    PPI representa a resolução (densidade de píxeis) de uma imagem digital apresentada no ecrã. Uma vez que está relacionado com o tamanho da imagem (número total de píxeis), também contribui para a qualidade da imagem. Se uma imagem digital contiver muito poucos píxeis, a imagem não terá muito detalhe e terá um aspeto pixelizado. As imagens digitais com mais píxeis têm maior detalhe. A quantidade de PPI de um determinado tamanho no ecrã é determinada pelo tamanho da fotografia.

    NOTAS:

    • A maioria das câmaras digitais têm uma definição de tamanho de imagem no menu da câmara. Para obter a melhor qualidade de imagem, utilize o maior tamanho de imagem disponível na câmara quando tira fotografias.
    • Consulte as instruções de funcionamento fornecidas com a sua câmara para obter informações sobre as definições possíveis de tamanho de imagem.