ID do artigo : 00193027 / Última modificação : 12-07-2018

Como é que a velocidade do obturador afeta a desfocagem de movimento?

Sobre como a velocidade do obturador pode afetar a desfocagem de movimento.

    Utilizar uma velocidade de obturador mais rápida, como 1/250 segundos ou ainda mais rápida, é uma boa opção para captar objetos que se movimentam rapidamente com uma desfocagem mínima ou sem desfocagem de movimento. Isto pode criar uma fotografia que parece parada no tempo, sem qualquer um dos efeitos de desfocagem associados ao movimento do objeto.

    As velocidades do obturador mais lentas, como 1/60 segundos e mais lentas, causam um efeito de desfocagem. Se quiser tirar uma fotografia com uma velocidade do obturador lenta, é boa ideia colocar a câmara num tripé ou utilizar a estabilização de imagem (tal como a tecnologia SteadyShot) para reduzir a possibilidade de qualquer movimento indesejado da câmara. Em várias situações, a desfocagem de movimento é desejável e pode proporcionar fotografias muito artísticas.

    /support/attachments/386740/png61200.png

    • A fotografia do lado esquerdo foi tirada com uma velocidade do obturador rápida.
    • A fotografia do lado direito foi tirada com uma velocidade do obturador lenta.

    IMPORTANTE: Deve ter muita luz quando utilizar velocidades do obturador rápidas. Dado que o obturador está aberto por um período mais curto, esta opção limita a quantidade de luz que entra na câmara. As velocidades de obturador lentas não necessitam de tanta luz porque o obturador está aberto durante mais tempo, permitindo a entrada de mais luz na câmara.

    NOTA: A velocidade do obturador, a abertura e o ISO funcionam em conjunto para controlar a quantidade de luz que entra na câmara e influencia a exposição.