O que é a encriptação da rede local sem fios e por que motivo é usada?
A encriptação da rede local sem fios é utilizada para proteger a sua rede sem fios com um protocolo de autenticação que requer uma palavra-passe ou uma chave de rede quando um utilizador ou dispositivo tenta estabelecer ligação. Se a sua rede sem fios não estiver protegida por qualquer tipo de encriptação, os utilizadores não autorizados podem aceder à sua rede e obter informações pessoais ou utilizar a sua ligação à Internet para atividades maliciosas ou ilegais. Em acréscimo, a velocidade ou o desempenho da sua rede poderá diminuir se as pessoas estiverem a usar a sua rede sem o seu conhecimento.
As seguintes informações facultam detalhes sobre diferentes tipos de encriptação de rede local sem fios, como WEP, WPA e WPS, geralmente suportados na maioria dos dispositivos, adaptadores e routers compatíveis com Wi-Fi.
NOTAS:
- Os routers e adaptadores de rede local sem fios mais antigos poderão não suportar todos os tipos de encriptação. Consulte a documentação fornecida com o dispositivo sem fios para ver os protocolos de encriptação suportados.
- Consoante o fabricante do router da rede local sem fios, a chave de encriptação predefinida poderá encontrar-se na parte inferior do seu router ou no manual de instruções.
- Caso tenha criado a sua própria chave de encriptação, poderá localizá-la ao iniciar sessão na página de configuração do router. Se continuar a não conseguir localizar a chave de encriptação, contacte o fabricante do router da rede local sem fios para obter assistência.
WEP: Wired Encryption Privacy ou Wired Encryption Protocol
- Tipo de encriptação:
- 64 bits: Esta configuração requer uma palavra-passe de 10 caracteres, quando forem utilizados dígitos hexadecimais (0-9 e A-F), ou de 8 caracteres, quando forem utilizados caracteres ASCII.
- 128 bits: Esta configuração requer uma palavra-passe de 26 caracteres, quando forem utilizados dígitos hexadecimais, ou de 14 caracteres, quando forem utilizados caracteres ASCII.
- Vantagens:
- Fácil de configurar.
- Sistema de segurança com grande compatibilidade.
- Protege a sua rede sem fios melhor do que a ausência de encriptação.
- Desvantagens:
- Não é totalmente seguro.
- Existem outros protocolos de encriptação mais seguros.
WPA e WPA2: Wi-Fi Protected Access
- Tipo de encriptação:
- TKIP: Temporal Key Integrity Protocol
- PSK: Pre-shared Key ou modo pessoal. Encriptação de 256 bits que requer uma palavra-passe de 64 dígitos hexadecimais ou uma frase-passe de 8 a 63 caracteres ASCII.
- EAP: Extensible Authentication Protocol
- Vantagens:
- Fácil de configurar.
- Nível elevado de encriptação.
- Fácil de gerir.
- Desvantagens:
- Não suportado por todos os dispositivos.
WPS: Wi-Fi Protected Setup
- Vantagens:
- O Wi-Fi Protected Setup pode ser utilizado para configurar automaticamente uma rede sem fios com um nome de rede (SSID) e com uma chave de segurança WPA forte para autenticação e encriptação de dados.
- O Wi-Fi Protected Setup foi concebido para suportar vários produtos Wi-Fi com certificação 802.11, desde pontos de acesso, adaptadores sem fios, telefones Wi-Fi a outros dispositivos eletrónicos do consumidor.
- Não tem de saber o SSID nem a chave de segurança ou frase-passe quando estabelece a ligação a dispositivos compatíveis com Wi-Fi Protected Setup.
- A chave de segurança ou a frase-chave é gerada aleatoriamente, pelo que ninguém a consegue adivinhar.
- Não existem frases-chave nem sequências longas de caracteres hexadecimais previsíveis a introduzir.
- Desvantagens:
- O modo Ad-Hoc, onde os dispositivos sem fios comunicam diretamente entre si sem um ponto de acesso, não é suportado.
- Todos os dispositivos Wi-Fi na rede têm de ter certificado ou compatibilidade com Wi-Fi Protected Setup. Caso contrário, não poderá tirar partido da facilidade de proteção da rede.
- É complicado adicionar um dispositivo não cliente Wi-Fi Protected Setup à rede devido às longas sequências de caracteres hexadecimais geradas pela tecnologia WPS.
- Esta tecnologia é relativamente recente, pelo que nem todos os fabricantes suportam Wi-Fi Protected Setup.
- Como utilizo Wi-Fi Protected Setup?
- Método de PIN (número de identificação pessoal): É necessário obter um PIN a partir de uma etiqueta autocolante ou da interface web do dispositivo Wi-Fi Protected Setup. O PIN é introduzido no ponto de acesso ou no dispositivo Wi-Fi Protected Setup do cliente para estabelecer a ligação.
- Método de controlo da reprodução (configuração de botão): Basta premir um botão, físico ou virtual, em ambos os dispositivos Wi-Fi Protected Setup para estabelecer a ligação.