ID do artigo : S700024632 / Última modificação : 12-07-2018Imprimir

Como resolver problemas relacionados com a ligação de uma rede sem fios

    Siga o procedimento abaixo para resolver problemas relacionados com a ligação sem fios, incluindo falhas nas ligações ou sinal fraco.

    nível de dificuldade Nível de dificuldade:
    Intermédio
    tempo necessário Tempo necessário:
    actividade de 15-30 minutos

    NOTA: Uma vez que cada um destes passos representa uma possível solução para este problema, experimente ligar-se à rede sem fios e visualizar websites utilizando o seu programa de navegação na Internet após completar cada um dos passos.

    Verificar o interruptor físico de ligação sem fios

    Confirme se o interruptor físico de ligação sem fios está na posição ON. Para obter mais instruções, consulte o manual do utilizador.
    Interruptor de ligação sem fios
    figura 1 - interruptor de ligação sem fios

    Verificar o utilitário de ligação sem fios

    Procure o ícone de ligação sem fios na barra de tarefas e certifique-se de que este se encontra activado.  Consoante o modelo do seu VAIO, o utilitário de ligação sem fios instalado pode variar.  Na maioria dos modelos VAIO, a ligação da rede sem fios é gerida pelo Wireless Device Switch ou pelo VAIO Smart Network.

    Ícone do Wireless Device Switch - Informações sobre o Wireless Device Switch
    Ícone do VAIO Smart Network - Informações sobre o VAIO Smart Network

    Para efectuar uma configuração típica, seleccione a opção "Enable 2.4 GHz Wireless LAN" [Activar a LAN sem fios de 2,4 GHz].
    Se não utilizar dispositivos Bluetooth, recomendamos que essa opção permaneça desactivada.

    Reinstalação / actualizações de controladores e utilitários

    Reinstale o controlador e o utilitário da LAN sem fios utilizando o software VAIO Recovery.

    NOTAS:
    Se forem necessárias informações específicas sobre o seu modelo para que possa utilizar o software VAIO Recovery, consulte as instruções de utilização fornecidas com o produto.

    Se disponível, transfira e instale as actualizações relacionadas com a LAN sem fios a partir da nossa secção de transferências.

    Testar a ligação com outro computador

    Se possível, teste a rede sem fios noutro computador.

    NOTA: Se a ligação sem fios funcionar noutro computador, o problema não está no ISP, no modem, nem no router.

    Desactivar a definição de gestão de energia para a placa WLAN

    Aceda ao Gestor de dispositivos
    Em Placas de rede, procure a placa de rede sem fios.
    Clique com o botão direito do rato e seleccione Propriedades
    seleccione o separador Gestão de energia
    Anule a selecção da opção "Permitir que o computador desactive este dispositivo para poupar energia" e clique em OK
    Gestão de energia da placa de rede sem fios
    figura 3 - Propriedades da placa de rede sem fios


    Reparar a ligação sem fios

    Clique em Iniciar - passe o cursor do rato sobre Rede, clique com o botão direito do rato e seleccione Propriedades
    No lado esquerdo do Centro de rede e partilha, clique na tarefa Diagnosticar e reparar
    Centro de rede e partilha
    figura 4 - Centro de rede e partilha do Vista


    Desactivar o Protocolo Internet versão 6 (TCP/IPv6)

    No Centro de rede e partilha, clique em Ver estado para a ligação da rede sem fios.
    Na janela do estado da ligação, clique em "Propriedades".
    Anule a selecção da opção Protocolo IP Versão 6 (TCP/IPv6) e clique em OK.
    Desactivar o IPv6
    figura 5 - desactivar o IPv6

    Testar a ligação no modo de segurança com ligação de rede

    Inicie o computador no modo de segurança com ligação de rede e teste a ligação sem fios no Internet Explorer.

    NOTA: Se a ligação funcionar no modo de segurança, o problema é causado, provavelmente, por um software antivírus ou antispyware. Configure o software correctamente de acordo com as instruções do fabricante.

    AVISO: Se o software antivírus ou antispyware tiver sido removido ou desactivado para resolver o problema, a Sony recomenda que o active ou reinstale para impedir a exposição a softwares maliciosos. Quando o software estiver activado ou reinstalado, configure-o correctamente de acordo com as instruções do fabricante para permitir o funcionamento adequado da ligação à rede ou à Internet.

    Verificar a configuração do router

    Verifique o endereço IP da WAN do router de acordo com as instruções do fabricante.

    NOTA: Se o router não obtiver o endereço IP da WAN, a causa é, provavelmente, um problema com o ISP.

    AVISO: Existe o risco de perda de dados. Se um router tiver sido especificamente configurado (segurança, filtragem de endereços MAC, PPPoe, DSL, etc.), as definições são removidas através da reinicialização do router, pelo que este terá de ser reconfigurado.

    Reinicie o router e/ou o modem de acordo com as instruções do fabricante.
    Se disponível, instale uma actualização de firmware para o router e/ou para o modem. Consulte o website do fabricante para obter actualizações e instruções.

    Interferência da ligação sem fios

    Verifique se a causa do problema não é a interferência da ligação sem fios.  Certifique-se de que não existem outros equipamentos eléctricos perto do router sem fios ou do VAIO.