ID do artigo : 00123681 / Última modificação : 29-03-2019

Restaure e recupere o seu computador (Windows 8.x)

    Siga estes passos para efetuar uma Recuperação do sistema fora do Windows.

    1. Prima sem soltar o Botão de alimentação até o computador ser completamente desligado.

      IMPORTANTE:

      • Este procedimento tem de ser realizado com o computador totalmente desligado.
      • Quando a opção Encerrar é selecionada no sistema operativo Windows 8, o computador não desliga completamente. Na realidade, termina a sessão de todos os utilizadores e, em seguida, entra num estado de hibernação. Este estado é conhecido por Encerramento híbrido. Este novo comportamento de encerramento/arranque permite que o hardware permaneça inicializado e que o arranque seja mais rápido e fácil do que uma reinicialização completa do sistema.
    2. No teclado, prima o botão Assist.

      Imagem

      NOTA: A localização do botão Assist irá depender do modelo específico do seu computador. Para ver a localização do botão Assist no computador, consulte os manuais de instruções fornecidos.

    3. O computador irá iniciar no ecrã VAIOCare | Rescue Mode (VAIOCare | Modo de recuperação).

      Imagem

      NOTA:

      • Recover or maintain your System [F10] (Recuperar ou manter o sistema [F10]) - Esta opção permite efetuar uma recuperação e repor as predefinições de fábrica do computador.
      • Start from media (USB device/optical disc) [F11] (Iniciar a partir de suporte de dados (pen USB/disco ótico) [F11]) - Esta opção permite iniciar o computador a partir de um disco CD/DVD ou de um dispositivo USB.
      • Start from network [F12] (Iniciar a partir da rede [F12]) - Esta opção permite iniciar o computador a partir de uma unidade de rede.
      • Start BIOS [F2] (Iniciar o BIOS [F2]) - Esta opção permite aceder e efetuar modificações ao BIOS.
      • Shut down [F4] (Encerrar [F4]) - Esta opção encerra o computador.
      • Start Windows [Esc] (Iniciar o Windows [Esc]) - Esta opção permite iniciar o computador no Windows normalmente.
      • Select language [F1] (Selecionar idioma [F1]) - Esta opção permite selecionar um idioma diferente.
    4. Prima a tecla F10 para selecionar a opção Recover or maintain your System [F10] (Recuperar ou manter o sistema [F10]).
    5. No ecrã Choose your keyboard layout (Escolher o esquema de teclado), clique para selecionar o seu esquema de teclado preferido.

      Imagem
       
    6. No ecrã Choose an option (Escolher uma opção), clique para selecionar a opção Troubleshooter (Resolução de problemas).

      Imagem
       
    7. No ecrã Troubleshooter (Resolução de problemas), clique para selecionar a opção Recovery and maintenance (Recuperação e manutenção).

      Imagem
       
    8. No ecrã Recovery Tool (Ferramenta de recuperação), clique para selecionar Windows 8.

      Imagem
       
    9. No ecrã VAIO Care (Rescue Mode) [VAIO Care (Modo de recuperação)], clique na opção Start recovery wizard (Iniciar o assistente de recuperação).

      Imagem
       
    10. Na janela Do you need to rescue your data? (Necessita de recuperar os seus dados?), clique em Yes, I'd like to rescue my data (Sim, gostaria de recuperar os meus dados).

      Imagem

      NOTA: Se não tiver quaisquer dados no computador que precise de guardar em cópias de segurança, clique no botão Skip Rescue (Ignorar recuperação) e avance para o passo 16.

    11. Ligue um dispositivo de armazenamento externo ao computador, tal como um disco rígido ou uma pen USB.
    12. Na janela Select Rescue type (Selecionar tipo de recuperação), clique em Easy rescue (Recuperação fácil).

      Imagem

      NOTAS:

      • Se pretender selecionar manualmente os ficheiros para cópia de segurança, clique em Custom Rescue (Recuperação personalizada) e siga as instruções apresentadas no ecrã.
      • O software irá detetar automaticamente os dados.
    13. Clique para selecionar a unidade onde gostaria de guardar as cópias de segurança dos seus dados e clique no botão Next (Seguinte).

      Imagem

      NOTA: Este ecrã apresenta a quantidade de espaço em disco necessária e a quantidade de espaço livre na unidade externa.

    14. Na janela Confirm options and start rescue (Confirmar opções e iniciar a recuperação), clique no botão Start Rescue (Iniciar a recuperação.

      Imagem

      NOTA: Uma janela de progresso apresentará o estado da cópia de segurança.

    15. Na janela Rescue has completed successfully (A recuperação foi concluída com êxito), clique no botão Next (Seguinte).

      Imagem
       
    16. Na janela Are you sure you want to start recovery? (Tem a certeza de que pretende iniciar a recuperação?), clique para selecionar Yes, I'm sure (Sim, tenho a certeza) e clique no botão Start Recovery (Iniciar a recuperação).

      Imagem

      NOTA: É apresentada uma janela de estado que indica o progresso das diferentes aplicações. Não é necessária qualquer ação. Este processo pode demorar até 2 horas e o computador pode reiniciar várias vezes.

      Imagem
       

    17. Na janela Recovery complete (Recuperação concluída), clique no botão Restart (Reiniciar).

      Imagem
       
    18. Assim que o computador reiniciar, siga as instruções apresentadas no ecrã para configurar o sistema operativo e concluir a recuperação do sistema.