ID do artigo : 00198906 / Última modificação : 04-06-2018

Os Blu-ray Disc estão codificados por região?

Produtos e categorias aplicáveis deste artigo

Os suportes Blu-ray Disc têm código de região. Contudo, contrariamente aos leitores de DVD, os códigos de região para os suportes Blu-ray Disc utilizam letras em vez de números para indicar uma zona ou região em particular onde os discos podem ser reproduzidos. 

Por outro lado, os Blu-ray Disc Ultra HD não têm região e podem ser reproduzidos com um leitor que seja compatível com Blu-ray Ultra HD, independentemente da região onde tenham sido adquiridos.

Os códigos de região dos Blu-ray Disc são os seguintes:

  • Região A: América do Norte, América do Sul, Territórios dos EUA, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e outras áreas do Sudeste Asiático
  • Região B: Europa, África, Médio Oriente, Austrália e Nova Zelândia.
  • Região C: Ásia (exceto Japão, Coreia, Taiwan e outras áreas do Sudeste Asiático)
  • Região LIVRE: Esta não é uma definição oficial, mas os discos que têm o símbolo de região FREE não têm nenhuma definição de bandeira ou têm todas as bandeiras de regiões (A, B e C) definidas.

NOTA: Os códigos de região para filmes em Blu-ray Disc comerciais podem ser encontrados na contracapa do Blu-ray Disc.

 

O dispositivo ou unidade de Blu-ray Disc suportam reprodução de Blu-ray Disc adquiridos na mesma região, a não ser que esteja especificado de outra forma na documentação do computador ou leitor. Por outras palavras, os computadores e leitores Blu-ray Disc adquiridos em países que correspondem à região A podem reproduzir Blu-ray Disc para a região A, mas não podem reproduzir Blu-ray Disc para a região B ou região C. (Exceto se o disco, leitor ou unidade estiverem codificados como Região LIVRE). O mesmo se aplica a um computador ou leitor de Blu-ray Disc adquirido noutra região.

Coisas importantes a não esquecer: 

  • As definições de código de região para um dispositivo leitor de Blu-ray Disc não podem ser alteradas.
     
  • As definições de código de região para uma unidade ótica Blu-ray Disc de um computador apenas podem ser alteradas em computadores que tenham software capaz de efetuar a alteração, podendo ser alteradas apenas até cinco vezes no total. Consulte a documentação do software do leitor de Blu-ray Disc para obter instruções sobre como alterar as definições de código de região da unidade ótica.
     
  • Para a maior parte das unidades óticas de Blu-ray Disc, independentemente do código de região, o software está configurado para que a quinta alteração de código de região se torne a definição permanente. Quando isto ocorrer, a definição de código de região não pode ser alterada novamente.
     
  • Se o código de região da unidade ótica Blu-ray Disc tiver sido configurado permanentemente para uma região não pretendida e pretender utilizar os Blu-ray Disc com uma definição de código de região diferente, a unidade tem de ser substituída (!)