Como manter e limpar a sua câmara fotográfica e as suas objectivas?

Vejo manchas/pó na imagem captada com a minha câmara.
O problema mais habitualmente detectado por fotógrafos digitais é a presença de pó no sensor da câmara. Tal poderia ter consequências negativas para as suas fotografias, porque essas manchas escuras e difusas podem ser visíveis em partes mais claras da imagem. Na maioria dos casos, é visível no céu azul, tal como é ilustrado no exemplo abaixo.Por vezes, acredita-se erradamente que as manchas que aparecem em fotografias são causadas por pó no espelho translúcido, no visor electrónico ou na lente. A presença de pó no espelho translúcido ou no visor electrónico não tem qualquer efeito sobre o aspecto final da fotografia. As partículas de pó normais na lente são demasiado pequenas e estão demasiado afastadas do ponto de focagem para serem visíveis nas suas fotografias.
Que precauções posso ter para evitar pó no sensor ou no espelho translúcido?

Não é possível evitar completamente a entrada de pó na câmara, mas existem muitas sugestões que ajudarão a reduzir o risco drasticamente.

  1. Desligue a câmara antes de mudar a lente. Se o fizer, reduzirá a carga estática no sensor e diminuirá o risco de atrair pó.
  2. Certifique-se de que o exterior do elemento posterior da lente está limpo e sem pó, antes de instalá-la na câmara. Utilize um soprador de limpeza para eliminar o pó e especialmente outras partículas que possam causar riscos no vidro. Depois pode utilizar um pano de microfibras seco, se ainda for necessário.
  3. Não deixe a câmara com a montagem da lente aberta durante um longo período de tempo. Quando remover uma lente, coloque a tampa na câmara ou substitua a lente imediatamente.
  4. Se possível, mude a lente apenas num ambiente seco e sem muito pó ou areia.
  5. Quando mudar de lente, aponte a montagem da lente para baixo para evitar que o pó entre na câmara.
  6. Mantenha a tampa do elemento posterior da lente e a tampa do corpo da câmara limpos e sem pó. Quando existir uma lente instalada na câmara, pode colocar a tampa do elemento posterior da lente na tampa do corpo da câmara. Deste modo, impedirá que as tampas fiquem com pó ou sujidade, especialmente se guardar a tampa numa bolsa para câmara.
  7. Mantenha a bolsa da câmara limpa. Ficará surpreso com a quantidade de sujidade e pó que se acumulam na sua bolsa após algum tempo de utilização. Esvazie a bolsa completamente e utilize um aspirador para eliminar o pó e a sujidade. Antes de utilizar o aspirador, certifique-se de que remove da bolsa todas as peças pequenas, tais como cartões de memória, tampa da sapata de acessórios, etc.
O que posso fazer se detectar pó nas minhas imagens?

As câmaras SLT incluem uma função Anti-pó de duas fases.

  1. Revestimento anti-estático do filtro óptico passa-baixo
  2. Vibração do sensor para eliminar leves partículas de pó que se tenham fixado de forma solta no filtro passa-baixo. (Os modelos SLT apresentados a partir do Verão de 2011 (SLT-A77 e modelos posteriores) incluem uma vibração de ultra-sons mais eficaz para eliminar o pó, em comparação com modelos anteriores.)

Esta vibração do sensor é automaticamente executada sempre que a câmara é desligada e também pode ser activada no menu, se necessário. Uma vez que a função Anti-pó interna da câmara é automaticamente executada sempre que a câmara é desligada, o pó visível em imagens capturadas anteriormente pode já ter desaparecido. Além disso, as partículas normais de pó são muito pequenas e difíceis de detectar a olho nu quando se olha para o sensor.

Como limpar o sensor da câmara (nomeadamente, o filtro óptico passa-baixo em frente ao mesmo)

A Sony apenas pode aprovar um método de limpeza efectuada pelos clientes, que consiste na utilização de um soprador de ar de borracha manual (soprador de limpeza)*. A aplicação de outros métodos pode implicar o risco de danificação do sensor, respectivamente do filtro óptico passa-baixo em frente ao sensor, e invalidar a garantia da câmara.

Para limpar o filtro óptico passa-baixo em frente ao sensor, proceda da seguinte forma:

  1. Desligue a câmara para que esta execute automaticamente a vibração do sensor para eliminar o pó solto.
  2. Retire a lente. Agora pode ver o "espelho translúcido", que bloqueia o sensor de imagem. Utilize o soprador de ar de borracha para soprar cuidadosamente pó que se tenha instalado no espelho translúcido, mas tendo cuidado para nunca lhe tocar.
  3. Para chegar ao sensor, terá de virar o espelho para cima. Utilize a ponta do dedo para carregar cuidadosamente na patilha de bloqueio do espelho para virar o espelho para cima.

    Tenha cuidado para não tocar na superfície do espelho translúcido! O espelho desta câmara é feito duma película translúcida. Se tocar no espelho pode deformá-lo ou sujá-lo, o que afectará a qualidade da imagem ou o desempenho da câmara.
  4. Aponte a montagem da câmara para baixo, coloque a ponta do soprador dentro da montagem da lente da câmara e sopre algumas vezes. Este procedimento desloca habitualmente as partículas de pó típicas do seu sensor e sopra-as para fora da câmara.
  5. Quanto terminar, utilize a ponta do dedo novamente para empurrar o espelho para a posição normal, até ouvir um "clique". Mais uma vez, certifique-se de que apenas toca na moldura do espelho e não na superfície do mesmo.

*Soprador de ar de borracha manual/soprador de limpeza: existem muitos fabricantes de sopradores manuais que podem variar bastante em termos de preço e qualidade. Os sopradores de borracha de boa qualidade incluem filtros de ar substituíveis que evitarão soprar mais pó para dentro da câmara. Um soprador de ar de borracha é uma parte essencial do equipamento fotográfico e, na maioria das vezes, dar-lhe-á bons resultados rapidamente.

Nota: nunca utilize ar comprimido para limpar o sensor! A pressão pode ser demasiado elevada e provocar danos. Além disso, pequenas gotículas de líquidos agressivos podem chegar acidentalmente ao filtro passa-baixo ou ao espelho translúcido e provocar danos graves.

Pó no espelho translúcido

O espelho translúcido é uma parte muito sensível da câmara.

O espelho desta câmara é feito duma película translúcida. Se tocar no espelho pode deformá-lo ou sujá-lo, o que afectará a qualidade da imagem ou o desempenho da câmara. Além disso, a película translúcida pode riscar-se facilmente.

Nunca tente esfregar a sujidade, o pó, ou gordura do espelho da câmara SLT e nunca utilize produtos líquidos de limpeza. Se o fizer, danificará o espelho translúcido. Os danos causados por contacto directo com a película translúcida não estão cobertos pela garantia.

Para manter o espelho da câmara SLT limpo e assegurar o melhor desempenho da câmara, utilize um soprador de ar de borracha* regularmente para evitar a acumulação de pó. Limpe igualmente o exterior do elemento posterior da lente antes de mudar a lente. Tal é especialmente útil antes de utilizar a câmara em ambientes com muita humidade ou perigo de condensação. A combinação de pó no espelho da câmara SLT com humidade/condensação pode fazer com que o pó fique agarrado ao espelho

*Soprador de ar de borracha manual/soprador de limpeza: existem muitos fabricantes de sopradores manuais que podem variar bastante em termos de preço e qualidade. Os sopradores de borracha de boa qualidade incluem filtros de ar substituíveis que evitarão soprar mais pó para dentro da câmara. Um soprador de ar de borracha é uma parte essencial do equipamento fotográfico e, na maioria das vezes, dar-lhe-á bons resultados rapidamente.

Nota: nunca utilize ar comprimido! A pressão pode ser demasiado elevada e provocar danos. Além disso, pequenas gotículas de líquidos agressivos podem chegar acidentalmente ao espelho translúcido e provocar danos graves.

Pó dentro da lente

A existência de pó dentro da lente é um fenómeno normal e não é motivo de preocupação. Em comparação com o pó no sensor, o pó dentro da lente não aparecerá nas suas imagens. Como tal, se detectar pó dentro da lente (a detecção é mais fácil a olho nu do que a detecção de pó no sensor), pode continuar a fotografar normalmente!

As lentes têm de permitir uma determinada quantidade de fluxo de ar devido à movimentação constante dos elementos da lente durante a focagem e/ou aplicação de zoom. Se as lentes fossem completamente seladas, os elementos da lente apenas poderiam movimentar-se um pouco e depois seriam empurrados pela pressão do ar.

Mesmo quando uma lente é completamente nova, pode já existir um pouco de pó dentro da lente. Não se trata de um defeito. As lentes são fabricadas com todos os cuidados num ambiente muito limpo, mas não é possível ficarem 100% isentas de pó.

Como limpar e efectuar a manutenção do corpo e das lentes da câmara

A limpeza do corpo e das lentes da câmara é essencial para manter o seu equipamento em boas condições, mas é igualmente um procedimento delicado. É por esse motivo que a melhor forma de manter estes equipamento em boas condições é ter o máximo cuidado com eles:

Coloque sempre as tampas das lentes.
Guarde as lentes num estojo de protecção.
Transporte o equipamento da câmara numa bolsa adequada.

Pode encontrar acessórios aqui.

É possível que também apareça alguma condensação se se encontrar num local muito húmido ou se deslocar de um local frio para um local quente. Esta condensação pode conduzir à oxidação de algumas peças metálicas dentro do corpo, resultando em avarias. Além disso, é possível o aparecimento e desenvolvimento de fungos e bolor que danificam o seu equipamento. Para reduzir este risco, é aconselhável guardar saquetas de gel de sílica na sua bolsa de transporte. O gel de sílica irá ajudar a absorver um pouco da humidade.

Ao manusear o seu equipamento, pó ou outras partículas sólidas podem alojar-se no corpo e nas lentes da sua câmara. É possível que também apareçam dedadas. Abaixo encontra a forma de remover estas partículas sem danificar o seu equipamento.

  1. Corpo da câmara

    Depois de um dia na praia, por exemplo, é possível que grãos de areia se alojem nas fendas do corpo da câmara. Se não forem imediatamente removidos, estes podem entrar nos botões de ajuste, resultando num desgaste prematuro que inviabilizará a utilização da sua câmara. Estes podem igualmente entrar nos anéis de focagem da sua lente, provocando-lhe danos graves.
    A solução mais simples para a remoção das partículas é a escovagem do exterior do corpo com uma escova suave. Não exerça força pois assim irá arranhar o corpo ou o LCD.
    Pode igualmente utilizar uma cotonete se não conseguir remover o pó com uma escova. Muitas vezes, um soprador de borracha é eficaz para locais de difícil acesso.
    Por fim, se o corpo da câmara ficar sujo com substâncias mais difíceis de remover (lama, etc.), um pano de microfibras (de fácil obtenção junto de uma óptica) ligeiramente humedecido com água será perfeitamente adequado. Recomenda-se um pano de microfibras pois assim não riscará o LCD.
    Não utilize produtos químicos, tais como diluentes, benzina, álcool, toalhitas de limpeza descartáveis, etc.

  2. Lentes

    As lentes devem ser tratadas com um cuidado especial. O vidro da lente é muito frágil e pode ficar riscado muito facilmente. Apenas deve limpar uma lente em último recurso. A superfície óptica é afectada sempre que é limpa. Ficam sempre marcas, mesmo que não sejam imediatamente óbvias a olho nu. É melhor ter um pouco de pó na lente do que ter uma lente riscada.
    Na nossa opinião, a limpeza é essencial se detectar dedadas. Por natureza, estas são gordurosas e ácidas e podem danificar o revestimento anti-reflexo da lente. Tanto gotículas de água secas, como a água do mar contêm cristais de sal que também podem danificar o vidro e têm de ser removidas.
Remover pó e micropartículas

Primeiro, utilize um soprador de ar de borracha para remover a maioria do pó. Nunca utilize a sua boca para soprar. Se o fizer, partículas de saliva depositam-se na lente e deixam marcas difíceis de remover.

Em seguida, utilize uma escova muito suave para remover o pó da lente. Não toque nos pelos da escova com os dedos pois assim transferirá gordura para os pelos e provocará manchas. Não utilize demasiada pressão. Depois de um dia na praia, por exemplo, micropartículas de quartzo ou sílica podem permanecer no vidro da lente e uma limpeza inadequada pode riscar a superfície óptica.

Remover manchas de gordura e dedadas

Como regra geral, evite tocar no vidro com os dedos. Se ficarem dedadas no vidro, nunca as remova com a roupa ou com um lenço. As fibras deste tipo são muito grossas e podem riscar o vidro.

Utilize um pano de microfibras e guarde a lente numa mala ou na bolsa de transporte para evitar que ganhe pó.
Se necessitar de utilizar um líquido para remover manchas de gordura, não utilize água da torneira uma vez que os sais desta água podem riscar o vidro.
Como alternativa, humedeça o pano de microfibras com água desionizada e, sem esfregar, toque ao de leve na superfície do vidro.