ID do artigo : 00239790 / Última modificação : 13-02-2020

Computador pessoal – Apresentar o ecrã do PC no televisor

    Antes de ligar

    O guia seguinte irá ajudá-lo a ligar o seu computador ao seu televisor.

    Antes de continuar, recomenda-se que transfira a versão do software e controlador mais recente da sua placa gráfica. Para obter mais informações, visite o website do fabricante da placa gráfica ou do computador.
    A maioria dos computadores tem uma porta de saída VGA, o que significa que pode utilizar o cabo VGA para ligar o seu computador ao televisor. Outra ligação recomendada é através de um cabo HDMI.

    • HDMI
      A interface de multimédia de alta definição (High-Definition Multimedia Interface, HDMI) é uma interface audiovisual totalmente digital capaz de transmitir sinais de vídeo e de áudio de alta definição.
      No entanto, nem todas as placas gráficas compatíveis com HDMI suportam áudio. Se o seu HDTV tem uma entrada de áudio, poderá ligar um cabo de áudio separado da placa de som do seu computador diretamente ao televisor.
      Caso contrário, tem de ligar o sinal de áudio a um dispositivo diferente, como as colunas externas do computador ou o seu sistema estéreo doméstico.
    • VGA
      A interface de matriz gráfica de vídeo (Video Graphic Array, VGA) é capaz de transmitir vídeo analógico de alta resolução, mas não transmite som. Terá de utilizar os conectores de áudio do seu dispositivo.

      Recomenda-se a utilização de um cabo de PC com ferrites, como um conector de 15 pinos D-Sub ou equivalente.

    Notas sobre conectividade de áudio:
    Se ligar um sistema de áudio digital compatível com a tecnologia Audio Return Channel (ARC), utilize a tomada HDMI que possui a indicação "ARC". Caso contrário, é necessária uma ligação de áudio adicional para PC/HDMI AUDIO IN.


    Se o seu computador tem uma porta DVI ou mini-DVI:
    Pode ligá-la à porta HDMI (com AUDIO IN) através de um adaptador DVI-HDMI (não fornecido) e ligar a porta de saída de áudio do dispositivo à porta PC/HDMI AUDIO IN.

    Sinal de entrada de PC correspondente

    Seguem-se os sinais de entrada de PC correspondentes em resolução e frequência horizontal / frequência vertical
    Resolução Frequência horizontal / Frequência vertical
    640 x 480 31,5 kHz/ 60 Hz
    800 x 600 37,9 kHz/ 60 Hz
    1024 x 768 48,4 kHz/ 60 Hz
    1280 x 768 47,4 kHz/ 60 Hz e 47,8 kHz/ 60 Hz
    1360 x 768 47,7 kHz/ 60 Hz
    1280 x 1024 64,0 kHz/ 60 Hz (apenas nos modelos Full HD)
    1920 x 1080 67,5 kHz/ 60 Hz (apenas nos modelos Full HD)*
    * A temporização 1080p, quando aplicada à entrada HDMI, é tratada como temporização de vídeo e não como temporização de PC. Isto afeta as Definições do Sistema e as Definição de apresentação.

    • Para ver conteúdo do PC:
      • Defina Seleção de Cena como Gráficos
      • Defina Screen Format (Formato de ecrã)/ Modo expandido como Total
      • Defina Área de Ecrã como Pixel total. (A definição Área de Ecrã pode ser configurada apenas quando Área do visualizador está definida como Desativada.)
    • O televisor não suporta sinais entrelaçados.
    • Para obter uma qualidade de imagem ótima, recomenda-se que utilize os sinais incluídos na tabela. No caso de Plug and Play, os sinais com uma frequência vertical de 60 Hz são detetados automaticamente. (Pode ser necessário reiniciar o PC.)
    • Dependendo do estado da ligação, a imagem pode aparecer desfocada ou esbatida. Neste caso, altere as definições do PC e selecione outro sinal de entrada incluído na coluna "Sinal de entrada de PC correspondente".
    • Dependendo do PC, a saída de 1920 píxeis x 1080 linhas / 60 Hz poderá não estar disponível. Mesmo que a saída de 1920 píxeis x 1080 linhas / 60 Hz seja selecionada, o sinal de saída real pode ser diferente. Neste caso, altere as definições do PC e selecione outro sinal de entrada incluído na coluna "Sinal de entrada de PC correspondente".