Modelo aplicável

Esta informação aplica-se aos seguintes modelos:

  • ZV-E10
  • ZV-E10K
  • ZV-E10L

Downloads necessários

Leia esta secção antes de descarregar o ficheiro.

Para instalar esta atualização, primeiro precisa de descarregar o controlador da câmara Sony . Para obter detalhes, leia a secção " Como transferir o controlador da câmara Sony" neste artigo.

Sobre este download

Benefícios e melhorias

  • Melhora a estabilidade operacional da câmara.

Nota: Esta atualização está apenas disponível para Windows e macOS. Não existe versão para cartão de memória.

Benefícios e melhorias anteriores

Informações do ficheiro

  • Nome: Update_ZVE10V203.dmg
  • Versão: 2.03
  • Tamanho: 373.2 MB(373 193 878 bytes)
  • Data de lançamento: 22-07-2026

Preparação

Como: atualizar o firmware da câmara Sony

Verifique a versão do software do sistema da sua câmara.

Siga as instruções abaixo para verificar a versão do software do sistema:

  1. Selecione Menu → Configuração5 → Versão → Corpo .
  2. A versão do software do sistema é apresentada.

Notas:

  • Se a versão do software do sistema forVer. 2.03 A atualização não é necessária.
  • Se o ecrã de definição de data/hora for apresentado quando ligar a câmara, defina a data e/ou a hora corretamente.

Requisitos do sistema

Sistemas Operacionais

A versão mais recente da atualização do software do sistema é compatível com as seguintes versões do macOS:

  • macOS 26
  • macOS 15
  • macOS 14

Hardware de computador

Esta atualização do software do sistema requer o seguinte hardware:

  • Espaço no disco rígido: 600 MB ou mais
  • RAM: 600 MB ou mais

Nota: Por favor, feche todas as outras aplicações antes de atualizar o software do sistema.

Requisitos de energia

  • Fonte de alimentação para a câmara: Utilize uma bateria recarregável totalmente carregada.(NP-FW50).
  • A atualização só pode ser realizada quando o nível de carga da bateria for três barras ou mais . Recomendamos que utilize uma bateria totalmente carregada .

Requisitos de hardware

  • Utilize o cabo USB fornecido com a câmara.
    Nota: A funcionalidade de atualização não é garantida com qualquer outro cabo USB.

Descarregue e instale

Aviso importante

  • Feche todas as outras aplicações antes de atualizar o software do sistema.
  • Utilize uma bateria recarregável totalmente carregada.(NP-FW50).
  • Não retire a bateria durante a atualização. Isto pode tornar a câmara inoperável.
  • Remova o cartão de memória da câmara antes de iniciar o processo de atualização.
  • A atualização do software do sistema demora aproximadamente 15 minutos . Não permita que o computador entre em modo de suspensão durante este período.
    Nota: Se o computador entrar em modo de suspensão e a atualização for interrompida, todo o processo de atualização deverá ser reiniciado.
  • Não abra a opção "Acerca deste Atualizador de Software do Sistema" no menu Atualizador de Software do Sistema , pois pode provocar o bloqueio do software.
  • Não ligue a câmara a nenhum dispositivo que não seja o seu computador.
  • Não ligue a câmara e o computador neste momento.
  • Certifique-se de que o seu computador está ligado à Internet.
  • Siga as instruções na janela do Atualizador de Software do Sistema :
    1. Selecione Menu → Configuração 3 → Ligação USB .
    2. Verifique se o Armazenamento em Massa foi selecionado.
      Se for seleccionado um modo diferente, altere-o para Armazenamento em massa .
  • Em computadores Mac com um processador Apple Silicon.(Apple M1)processador , é necessário alterar a política de segurança.
  • O ecrã "Acerca deste Mac" irá apresentar um item com a etiqueta "Chip" , seguido do nome do chip.
  • Para mais informações, consulte este artigo:
  • Para computadores Mac com processador Intel , este passo não é necessário.

Como descarregar o controlador da câmara Sony:

  1. Aceda à página de download de drivers de câmara da Sony .
  2. Clique no botão Download .
  3. Após ler o aviso legal, clique em Download .
  4. Guarde o ficheiro na área de trabalho do seu computador.(recomendado).

Como descarregar o atualizador:

  1. Clique no botão "Descarregar" acima.
  2. Após ler o aviso legal, clique em Download .
  3. O Update_ZVE10V203.dmg O download do ficheiro será iniciado.
  4. Guarde o ficheiro na área de trabalho do seu computador.(recomendado).
    Tamanho do ficheiro: 373.2 MB(373 193 878 bytes)

Passo 1: Instale o controlador da câmara Sony

  1. Feche todos os programas que estão a ser executados no seu computador.
  2. Dê um duplo clique no Camera_Driver_2110a.dmg Ficheiro que descarregou. Não ligue a câmara neste momento.
    Nota: Se já ligou a câmara ao computador, desligue-a antes de seguir este procedimento.
  3. O instalador de controladores de câmaras da Sony foi expandido.
  4. Clique duas vezes no ícone SonyCameraDriver.pkg .
  5. O ecrã do instalador será aberto. Prossiga conforme as instruções.
  6. Ser-lhe-á pedido que permita que o aplicativo instale um novo software. Introduza a palavra-passe da conta de administrador e clique em Instalar Software .

    Notas:
    • Se o sistema operativo apresentar a caixa de diálogo " Extensão do sistema bloqueada" , clique no botão " Abrir preferências de segurança" . O ecrã "Privacidade e segurança" do macOS será aberto.
      • A mensagem varia consoante a versão do sistema operativo.
      • Aqui, "Extensão" refere-se ao controlador da câmara Sony.
    • Se o sistema operativo não apresentar a caixa de diálogo "Extensão do sistema bloqueada" , vá para o Passo 2: Iniciar o atualizador .
  7. Na secção Privacidade e Segurança das Definições do Sistema , clique no botão Permitir . Se não encontrar o botão Permitir , tente fazer scroll para baixo.
  8. Se, após clicar no botão Permitir , lhe for pedido que reinicie o computador, reinicie-o e volte ao início do procedimento de atualização.
  9. Se o ecrã de Privacidade e Segurança não desaparecer, feche a janela.

Passo 2: Inicie o atualizador

  1. Dê um duplo clique no Update_ZVE10V203.dmg Ficheiro que descarregou. Não ligue a câmara neste momento.
  2. O Update_ZVE10V203.dmg O ficheiro foi expandido.
  3. Clique duas vezes no ícone SystemSoftwareUpdater .
  4. Uma mensagem solicitará que permita que a aplicação faça alterações. Introduza a palavra-passe da conta de administrador e clique em OK .
  5. O atualizador de software do sistema será iniciado.

    Notas:
    • Se o sistema não estiver pronto para iniciar a atualização, é apresentada uma mensagem de erro. Tome as medidas adequadas de acordo com a mensagem e, em seguida, clique duas vezes no ícone SystemSoftwareUpdater novamente.
    • Se for apresentada a mensagem “ Necessita de reiniciar o computador ”, reinicie o sistema operativo e, em seguida, clique duas vezes novamente no ícone do SystemSoftwareUpdater .
    • Se for apresentada a mensagem “ Necessita de instalar o controlador da câmara Sony ”, siga o procedimento descrito no Passo 1: Instale o controlador da câmara Sony e, em seguida, clique duas vezes no ícone SystemSoftwareUpdater novamente.
    • Se for apresentada a mensagem “ Verifique as definições de Privacidade e Segurança ”, execute os passos 7, 8 e 9 na secção Passo 1: Instalar o controlador da câmara Sony . Em seguida, reinicie o sistema operativo e clique duas vezes no ícone SystemSoftwareUpdater novamente.
  6. Ligue a câmara e ligue-a ao computador utilizando o cabo USB fornecido. O Modo USB aparecerá no ecrã LCD da câmara.
  7. Clique em Seguinte . Os números da versão atual e da versão atualizada aparecerão no canto inferior esquerdo do ecrã.
    IMPORTANTE: Nunca desligue a câmara nem desligue o cabo USB enquanto a atualização estiver em curso.
    Nota: Se o computador não conseguir encontrar o dispositivo, será apresentada a mensagem “ Não foi possível encontrar a câmara para esta atualização ” no ecrã do computador. Experimente o seguinte:
    • Desligue o cabo USB e volte a ligá-lo.
    • Se o computador tiver várias portas USB, experimente uma porta diferente.
  8. Após confirmar que a versão atual do software é Ver. 2.02 ou anterior , clique em Seguinte . Se a versão atual do software do sistema forVer. 2.03 A atualização não é necessária. Nesse caso, siga os passos abaixo:
    1. Desligue a câmara do computador.
    2. Clique em Concluir .
    3. Desligue a câmara.
    4. Retire a bateria.
    5. Volte a inserir a bateria.
    6. Ligue novamente a câmara.
    • O ecrã do Atualizador de Software do Sistema é apresentado quando a atualização é necessária:
    • O ecrã do Atualizador de Software do Sistema é apresentado quando a atualização não é necessária:
  9. A câmara será reiniciada automaticamente.

    Nota: O ícone de carregamento pode não ser apresentado dependendo da versão do sistema operativo que está a utilizar.
  10. Inicie a atualização. Após a câmara reiniciar automaticamente, a atualização será iniciada e será apresentada uma barra de progresso. A atualização demora aproximadamente 15 minutos a ser concluída.
    IMPORTANTE: Nunca desligue a câmara nem desligue o cabo USB enquanto a atualização estiver em curso.
  11. Quando a atualização estiver concluída, a câmara reiniciará automaticamente. Quando o ecrã LCD aparecer novamente, clique em Concluir e, em seguida, desligue o cabo USB.

    Nota: Após a reinicialização da câmara, pode ser apresentado um aviso de recuperação de dados . Isso é normal. Aguarde até que o aviso desapareça.

Notas:

Passo 3: Confirme a versão do software do sistema da sua câmara.

  1. Selecione Menu → Configuração5 → Versão → Corpo .
  2. A versão do software do sistema será apresentada.

Perguntas e Respostas

O que devo fazer se o ecrã da câmara permanecer preto após a atualização do software?

Se o ecrã da câmara permanecer preto por mais de 15 minutos , siga estes passos para solucionar o problema:

  1. Desligue o cabo USB do computador.
  2. Remova a bateria e o adaptador CA da câmara, deixe-os desligados durante alguns minutos e, em seguida, volte a inserir a bateria ou volte a ligar o adaptador CA.
  3. Reinicie o computador.
  4. Ligue a câmara e repita o processo de instalação.

Após iniciar o “ Atualizador de Software do Sistema ”, o ecrã de confirmação da versão não aparece e é apresentada a mensagem “ Falha na atualização ”.

Caso isto aconteça, é possível que tenha atualizado a sua câmara anteriormente utilizando o controlador System Software Update Helper. Siga estes passos para desinstalar este software e reiniciar a atualização:

  1. Transfira novamente o controlador System Software Update Helper e, em seguida, desinstale-o utilizando a ferramenta de desinstalação na pasta Uninstaller do ficheiro descarregado.
  2. Após desinstalar o controlador System Software Update Helper , clique duas vezes no Update_ZVE10V203.dmg ficheiro para reiniciar a atualização.

Este artigo foi traduzido por uma máquina. As traduções automáticas não são sensíveis ao contexto e podem não corresponder exatamente à versão inglesa do conteúdo.