ID do artigo : 00201015 / Última modificação : 07-08-2018

Esteja atento às baterias recarregáveis Sony "NP-FZ100"

Produtos e categorias aplicáveis deste artigo

P1: O que é uma bateria recarregável Sony NP-FZ100 falsificada?

R1: Uma bateria extremamente parecida com a bateria recarregável Sony NP-FZ100 que utiliza o logótipo Sony sem autorização.

P2: Quais são as diferenças entre os produtos falsificados e genuínos? Por que razão as diferenças não foram anunciadas?

R2: Existem muitos tipos diferentes de produtos falsificados, cujas características estão em constante mudança. Esta é a razão pela qual não anunciámos as diferenças. Confirmámos atualmente um caso relativo a um produto falsificado, cujo formato do terminal de ligação à câmara é incorreto (a bateria não se encaixa na câmara, etc.).

P3: O que devo fazer se a minha bateria for uma falsificação?

R3: A Sony não realiza trocas por produtos genuínos nem oferece assistência para quaisquer problemas. Informe-se na loja onde adquiriu o produto.

P4: Como podem os consumidores fazer a distinção entre os produtos genuínos e falsificados nas lojas? O que devem fazer se não conseguirem fazer a distinção?

A4: A maioria dos produtos falsificados conta com embalagens extremamente semelhantes e com um aspeto parecido com o dos nossos produtos, pelo que é difícil detetar uma falsificação apenas através do aspeto. Informe-se na loja onde adquiriu o produto.

P5: Os produtos falsificados estão a ser distribuídosapenas nesta área?

R5: Os produtos falsificados estão também a ser distribuídos noutras áreas.

P6: Quais são os sintomas dos exemplos de produtos inutilizáveis mencionados na Internet?

R6: Não podemos dar uma resposta decisiva sobre quais são exatamente os sintomas, mas os seguintes sintomas são alguns exemplos:

   • Não liga.

   • Desliga-se sem aviso durante a utilização e os dados não são registados corretamente.

• A capacidade da bateria é inferior à de uma bateria genuína.

P7: Ocorreram acidentes causados por produtos falsificados?

R7: Não nos é possível dar-lhe uma resposta relativamente a casos individuais.

A Sony confirmou que estão a ser vendidas baterias recarregáveis Sony "NP-FZ100" falsificadas com o logótipo Sony e com um aspeto muito semelhante ao da bateria Sony genuína.

Confirmou-se que assim que são encaixadas e utilizadas com a câmara, as baterias falsificadas podem dar origem a problemas, nomeadamente:

  • não é possível ligar a câmara
  • desativação inesperada da câmara, resultando no registo incorreto dos dados.

Além disso, confirmou-se que estão a ser distribuídas no mercado baterias falsificadas com uma capacidade reduzida em comparação com as baterias genuínas. A utilização de baterias falsificadas envolve risco de incêndio ou explosão.

Logo, recomendamos que seja prudente ao adquirir qualquer bateria recarregável Sony, incluindo a NP-FZ100, e que garanta que não está a adquirir uma bateria falsificada.

A Sony não se responsabiliza por quaisquer avarias no produto que possam resultar da utilização de baterias recarregáveis falsificadas. Além disso, tenha em atenção que a Sony não troca quaisquer produtos falsificados por produtos genuínos e não repara quaisquer produtos falsificados.

A Sony incentivou sempre os clientes a serem cuidadosos com as baterias recarregáveis falsificadas, pelo que recomendamos vivamente que adquira e utilize apenas baterias recarregáveis Sony genuínas.

Consulte as seguintes informações úteis sobre como evitar produtos falsificados: