ID do artigo : 00190160 / Última modificação : 11-12-2017

Produtos de importação cinzenta de fora do Espaço Económico Europeu e da Suíça

    A Sony foi informada de que vários revendedores importam produtos Sony genuínos de fora do Espaço Económico Europeu (EEE) e da Suíça para venda ao consumidor no Espaço Económico Europeu e na Suíça.  Muitas vezes, estes produtos destinam-se aos mercados dos Estados Unidos ou asiáticos, que podem exigir padrões e conformidade legal diferentes.

    Se residir no EEE ou na Suíça e comprar um produto de um destes revendedores, ou comprar um produto fora do EEE e da Suíça, gostaríamos que tenha consciência de que existem riscos associados com a compra daquilo a que se dá o nome de "Importação cinzenta". Uma importação cinzenta (ou paralela) pode ser descrita como um produto não-contrafeito oriundo de fora do EEE e da Suíça.

    Os consumidores no EEE e na Suíça poderão aperceber-se de que os produtos de importação cinzenta não cumprem as expetativas, uma vez que não foram configurados nem adaptados para o seu mercado local. Por exemplo:

    • Poderão não ter uma marca CE, um requisito das leis europeias e que demonstra que (entre outros) o produto cumpre os requisitos de segurança europeus e que, por isso, pode ser posto à venda no mercado europeu.
    • As importações cinzentas não estão abrangidas pela política de reparação da Sony no EEE e na Suíça e, por isso, o serviço de assistência não estará abrangido pela garantia* de fabricante da Sony. Isto também significa que, nos centros de reparação no EEE e na Suíça, não existe uma cobertura em garantida até para os produtos que apresentam defeitos à chegada. Pode usar a seguinte ligação para saber mais sobre a nossa política de garantia:     
      http://services.sony.pt/support/pt/warranty/general.
    • Uma vez que a Sony não pretende colocar no mercado do EEE e da Suíça os produtos de importação cinzenta, tais produtos não irão beneficiar de campanhas promocionais na Europa.
    • A caixa pode não conter uma fonte de alimentação (adaptador/cabo) do EEE ou da Suíça, ou pode potencialmente incluir uma fonte de alimentação que não foi fornecida pela Sony e que, por isso, não foi possível à Sony realizar as respetivas verificações de qualidade.
    • Os produtos e acessórios que se destinam a diferentes países/regiões podem não ser compatíveis uns com os outros.

    Pode utilizar a seguinte ligação para encontrar um agente autorizado da Sony perto de si:
    https://www.sony.pt/dealerlocator/search

    * Os modelos turista que incluem um Cartão de garantia limitado de turista podem estar abrangidos pela garantia de fabricante da Sony, mesmo que tenham sido comprados fora do EEE e da Suíça.