ID do artigo : 00192922 / Última modificação : 29-03-2019

O que é profundidade de campo (DOF)?

    A profundidade de campo (DOF) refere-se à quantidade de focagem percetível numa fotografia. Se o objeto principal estiver focado, mas o primeiro plano ou o plano de fundo estiverem desfocados, diz-se que tem uma DOF reduzida. Se quase toda a fotografia estiver focada, incluindo o primeiro plano e o plano de fundo, diz-se que a fotografia tem uma DOF profunda. Esta é determinada pela distância entre a câmara e o objeto, bem como pela abertura (ou seja, f-stop) e a distância focal da lente.

    Distância: Aproximar a câmara do objeto pode causar desfocagem no primeiro e segundo plano da imagem, produzindo uma DOF reduzida. Afastar-se do objeto tem o efeito oposto; toda a imagem fica focada, proporcionando uma DOF profunda.

    Abertura: Diferentes definições de f-stop para a abertura fornecem diferentes graus de desfocagem. Uma abertura ampla (indicada por um valor de f-stop baixo) proporciona uma DOF reduzida, o que resulta na focagem do objeto principal e na desfocagem do primeiro plano/plano de fundo; é útil ao tirar retratos ou ao utilizar uma lente macro e chama a atenção para o objeto. Uma abertura estreita (indicada por um número de f-stop superior) proporciona uma DOF profunda e resulta na focagem de toda a fotografia; é útil ao tirar fotografias de paisagem e grande angulares.

    Distância focal: A distância focal de uma lente também parece ter um efeito sobre a DOF. Uma lente grande angular com uma distância focal curta tende a produzir uma DOF profunda, fazendo com que a maior parte da imagem pareça mais focada. Uma lente teleobjetiva com uma distância focal longa tende a produzir uma DOF reduzida, devido ao ângulo de visão reduzido e a uma maior ampliação – pode ser vista uma parte inferior do plano de fundo e qualquer parte do plano de fundo que já esteja desfocada é ampliada. Uma lente de 200 mm apresentará uma profundidade de campo muito reduzida em comparação com uma lente de 50 mm à mesma distância; claro que, para manter o tamanho do seu objeto no fotograma, será necessário ajustar a distância.

    Exemplo de DOF reduzida Exemplo de DOF profunda

    IMPORTANTE: A quantidade de DOF pode variar significativamente dependendo do tamanho do sensor da câmara. As câmaras de apontar e fotografar mais compactas possuem sensores muito pequenos e não conseguem atingir uma DOF reduzida.

    NOTA: O tipo de desfocagem mencionado nesta solução não está relacionado com a desfocagem causada pelo movimento do objeto.