ID do artigo : 00193179 / Última modificação : 07-10-2019

Qual é a função da cortina frontal eletrónica do obturador?

    Em geral, os obturadores de plano focal utilizam duas cortinas de obturador mecânicas: cortinas frontal e traseira situadas à frente do sensor de imagem.

    Em produtos com espelhos translúcidos ou em câmaras sem espelhos, o obturador permanece aberto durante a visualização ao vivo antes da captação. Quando o botão do obturador é premido, a cortina frontal fecha uma vez e depois abre para expor o sensor de imagem à luz durante um determinado tempo de exposição (designado de velocidade do obturador). Em seguida, a cortina traseira fecha quando a exposição termina.
    NOTA: Poderá ouvir o som do obturador duas vezes ao fotografar devido a esta operação, uma vez da cortina dianteira e outra vez da cortina traseira, consoante a velocidade do obturador.

    Na função da cortina dianteira eletrónica, a operação da cortina dianteira do obturador é evitada através do controlo eletrónico do sensor de imagem. Em vez da operação mecânica da cortina dianteira do obturador, a exposição é iniciada eletronicamente pelo sensor de imagem e terminada com o fecho da cortina traseira do obturador.

    NOTA: Ouve o som do obturador apenas uma vez nesta operação, porque apenas a cortina traseira do obturador é operada mecanicamente.

    IMPORTANTE: Desligue a cortina frontal eletrónica do obturador nas seguintes situações.

    • Quando fotografa a velocidades do obturador elevadas com uma lente de grande diâmetro (abertura)
      Se fotografar com a cortina frontal eletrónica do operador ligada, poderá ocorrer um fantasma de uma área desfocada, consoante o objeto ou as condições de captação. Nestes
      casos, desligue esta função.
    • Ao fotografar a uma velocidade do obturador elevada
      Se fotografar com a cortina frontal eletrónica do obturador ligada, a luminosidade da imagem pode ficar irregular, consoante as condições de captação.
    • Com uma lente de outro fabricante
      Se utilizar uma lente de outro fabricante (incluindo uma lente Minolta/Konica-Minolta), desligue esta função. Se ligar esta função, a exposição correta pode não ser
      definida ou a luminosidade da imagem pode ficar irregular.

    Ao fotografar com a função da cortina frontal eletrónica do obturador, dado que não existe operação mecânica da cortina frontal do obturador, pode fotografar com um atraso de libertação curto, o tempo decorrido entre libertar o botão do obturador e iniciar a exposição.