ID do artigo : 00193053 / Última modificação : 08-01-2020

O computador não reconhece a ligação USB proveniente de uma câmara digital da Sony.

    Leia este artigo caso se verifiquem os seguintes sintomas.

    • Uma mensagem para confirmar o destino da ligação é apresentada no monitor da câmara.
    • A unidade de disco Disco amovível da câmara não é apresentada em Computador no Windows.
    • O ícone NONAME (Sem nome) ou Untitled (Sem título) não é apresentado no ambiente de trabalho no Mac.

     

    Siga os passos abaixo para resolver problemas relacionados com o motivo pelo qual o computador não reconhece a ligação USB de uma câmara digital da Sony.

    1. Verifique o cabo USB.
      Se utilizar um cabo USB, certifique-se de que utiliza o cabo fornecido com a câmara. Outros cabos que não sejam da Sony podem carregar a câmara, mas nem sempre permitem a importação de imagens.
      Dependendo do modelo, o cabo fornecido terá as palavras Sony Corp. impressas.

      NOTAS:
      • A Sony não garante o funcionamento de cabos USB de outros fabricantes. Se tiver necessidade de utilizar um cabo USB de outro fabricante, por exemplo, por ter perdido o cabo fornecido com a câmara, utilize um cabo compatível com o padrão USB com capacidade para transferência de dados USB 2.0 ou superior. 
      • Tenha em atenção que alguns cabos só podem efetuar carregamento e não suportam transferências de dados.
      • Se a sua câmara estiver equipada com um terminal USB tipo C, pode transferir dados com maior rapidez usando um cabo USB tipo C compatível com USB 3.1.
      •  Se o seu computador estiver equipado apenas com uma porta USB tipo C, prepare um adaptador de conversão USB comprado numa loja e compatível com o padrão USB.

         
    2. Confirme as definições da câmara.

      Configure USB Connection (Ligação USB) e USB LUN Setting (Definição LUN USB) da seguinte forma:

      NOTA: Dependendo do modelo, o conteúdo apresentado ou método de configuração pode variar. Para mais detalhes, consulte o manual de instruções do modelo. Quando a câmara é reconhecida pelo computador, a mensagem "USB MODE Mass Storage" (Armazenamento em massa no Modo USB) aparece no monitor da câmara.


      • USB Connection (Ligação USB)]
        MENU -> (Setup) [Configuração] -> USB Connection (Ligação USB) -> Mass Storage (Armazenamento em massa)
      • USB LUN Setting (Definição LUN USB)]
        MENU ->  (Setup) [Configuração] -> USB LUN Setting  (Definição LUN USB) -> Multi

        NOTAS:
        • Em alguns casos, o computador pode não suportar Multi. Mude o parâmetro para Single (Única) se a ligação falhar.
        • Dependendo do modelo, quando selecionar Single (Única) em USB LUN Setting (Definição LUN USB) numa câmara que tenha duas ranhuras para cartões de memória, poderá conseguir importar apenas os dados num cartão de memória inserido na ranhura 1.
           
    3. Volte a ligar o cabo USB de acordo com o procedimento descrito abaixo.

      NOTA: Ficará sempre um espaço entre o terminal USB na câmara e o cabo USB, mesmo que o cabo esteja totalmente inserido.

      1. Desligue o cabo USB da câmara e do computador.
      2. Desligue a câmara e, em seguida, ligue-a novamente.
      3. Volte a ligar o cabo USB à câmara e, em seguida, ao computador.
      4. Se o computador não reconhecer a câmara, mesmo após efetuar as operações acima, verifique o seguinte:
        •  Se o computador e a câmara estiverem ligados através de um concentrador USB, ligue o cabo USB diretamente à porta USB no computador.
        • Ligue a câmara a uma porta USB no computador que já tenha reconhecido um rato ou outro dispositivo.
        • Tente ligar a câmara em todas as portas USB no computador e verifique se a porta reconhece a câmara.
           
    4. Confirme no ecrã do computador.
      • Para Windows com o PlayMemories Home instalado

        Quando a opção USB Connection (Ligação USB), conforme descrito no passo 2, estiver definida para MTP, é apresentada a mensagem "To use *** with PlayMemories Home, the USB operation mode must be changed. Do you want to continue?" (Para utilizar *** com o PlayMemories Home, o modo de funcionamento do USB tem de ser alterado. Pretende continuar?).

        Se quiser importar dados utilizando o PlayMemories Home, clique em Yes (Sim). Se clicar em No (Não), não conseguirá importar dados usando o PlayMemories Home. A mesma mensagem será exibida quando voltar a iniciar o PlayMemories Home. Clique em Yes (Sim).

         
      • Para Mac
        Quando a câmara é reconhecida pelo computador, o ícone NONAME (Sem nome) ou o ícone Untitled (Sem título) é apresentado no ambiente de trabalho. Se USB LUN Setting (Definição LUN USB), conforme descrito no Passo 2, estiver definida como Multi, o ícone PMHOME também será apresentado.


         
    • Verifique se outro computador reconhece a câmara.
    • Se tiver outro computador, tente ligar a câmara a esse computador e verifique se o computador reconhece a câmara.
    • Se o outro computador reconhecer a câmara, poderá haver um problema com o computador original. Consulte o fabricante do computador.
    • Se ainda assim não resolver o problema, o produto poderá ter de ser reparado. 

     

    Verifique as seguintes perguntas frequentes relacionadas.