ID do artigo : 00193823 / Última modificação : 17-05-2018

Como fotografar objetos com retroiluminação

    Quando o seu objeto tem uma fonte de luz forte atrás, o objeto vai parecer mais escuro em comparação com outras partes da cena.

    Imagem

    Embora isto seja normal em situações de fotografia, é possível obter a exposição pretendida, utilizando os seguintes métodos:

    • Utilize o flash
    • Ajuste a compensação de exposição
    • Utilize um painel refletor
    • Utilize um extensor para flash

    Uma vez que está a fotografar na direção de uma luz brilhante que está a fazer com que o seu objeto fique com sombra, pode tentar utilizar um flash para compensar. Não é relevante se se trata de um flash incorporado da câmara ou de um flash externo, desde que o ajude a iluminar o seu objeto.

    Compensação da exposição

    Outra opção é ajustar a compensação de exposição. Nos modos de captação automáticos e modos P/A/S, a função de exposição automática (AE) está ativada, para que a câmara avalie a melhor exposição e defina a abertura, a velocidade do obturador e a sensibilidade ISO em conformidade. Utilizando esta função AE, pode tirar fotografias com o brilho apropriado avaliado automaticamente pela câmara.

    No entanto, dependendo da situação, o brilho avaliado como apropriado pela câmara poderá ser diferente do que se espera. Na fotografia com a função AE abaixo, a exposição baseia-se no brilho entre a nuvem luminosa e o edifício escuro. No entanto, se pretender realçar a nuvem imponente, a imagem mais escura é melhor. Por outro lado, se pretender que o edifício seja apresentado mais claramente, a imagem mais clara é melhor.

    Imagem
    Mostrar uma compensação de exposição de +0,7/0/-0,7

    A compensação da exposição é um ajuste de exposição calculado como apropriado pela câmara para se aproximar do brilho que pretende. Tal como no exemplo acima, o brilho apropriado de uma fotografia varia, dependendo da cena ou da sua preferência pessoal. Se pretender torná-la mais brilhante, ajuste-a para o lado + e, se pretender torná-la mais escura, ajuste-a para o lado -.

    Flash e refletor

    Se possível, considere a utilização de um painel refletor junto ao objeto. Um painel refletor reflete simplesmente parte da luz para a frente do seu objeto, ajudando a iluminar as áreas de sombra escurecidas causadas pela luz forte atrás.

    Em algumas situações, poderá ser útil um extensor para flash. Um extensor para flash liga-se ao seu flash externo e amplia a potência do flash. É bom para fotografar objetos distantes.