Sugestões de fotografia > Fotografar o céu à noite

    Nível: Principiante

    LIÇÃO 14Fotografar o céu à noite

    Distância focal: 16 mm (equivalente a 35 mm), f-stop: 2.8, Velocidade do obturador: 30 segundos.

    Já pensou em fotografar um céu noturno cheio de estrelas? Com a técnica certa, a sua câmara pode captar uma diversidade de fontes de luz no céu. Aqui, apresentamos algumas técnicas para os principiantes criarem fantásticas fotografias de estrelas.

    Preparar para tirar fotografias de estrelas

    A chave para tirar belas fotografias do céu à noite é selecionar o ambiente adequado.
    Em grandes áreas urbanas, as luzes noturnas artificiais (poluição luminosa) iluminam o céu noturno, tornando difícil ver as estrelas. Para tirar fotografias fantásticas de estrelas, é melhor ir para um local elevado ou uma montanha com pouca poluição luminosa e um céu limpo, mas também pode tentar tirar fotografias num parque próximo sem luzes da cidade visíveis.
    Mesmo o luar é poluição luminosa quando se trata de fotografar as estrelas. Recomendamos que fotografe durante a lua nova ou depois de a lua se ter posto.

    O obturador deve ser mantido aberto durante um longo período de tempo para fotografar estrelas, pelo que deve fixar a câmara num tripé tal como já faz para a fotografia noturna. Apesar de um telecomando ser útil quando se fotografa com tripé, também é possível definir o temporizador automático para dois segundos caso não esteja disponível um tripé. Assim, pode evitar a desfocagem devido à vibração quando se prime o botão do obturador. Além disso, quando utilizar um tripé, é imperativo desativar a função de estabilização de imagem para evitar avarias.

    Configurar as definições da câmara

    Depois de a câmara estar fixa num tripé, configure as definições da câmara.
    Há várias formas de fotografar o céu à noite, incluindo a captação das estrelas tal qual as vê, captação de uma imagem em intervalos de tempo com as estrelas em movimento e captação de uma nebulosa com uma definição de teleobjetiva.
    Em primeiro lugar, será explicada a abordagem mais fácil: como captar uma fotografia das estrelas.
    Se estiver a utilizar uma lente de zoom, utilize a definição de grande angular (distância focal mais curta). Isto permite-lhe captar um maior número de estrelas e o cenário ao mesmo tempo.

    Imagem em grande angular do céu noturno e do cenário.

    Imagem de rastos de estrelas.

    Em seguida, defina o modo de captura para Modo M e ajuste a abertura, a velocidade do obturador e a sensibilidade.

    1.Abertura

    Abra a abertura o mais possível quando fotografar, a fim de captar mais luz e facilitar a captação das estrelas.

    2.Velocidade do obturador

    Embora a velocidade do obturador dependa da objetiva que está a ser utilizada, tente defini-la para cerca de oito segundos. Ao contrário da fotografia de uma cena fixa com tripé, as estrelas estão em constante movimento a baixa velocidade. Por isso, se a velocidade do obturador for demasiado alta, as estrelas vão acabar por parecer linhas na imagens, sendo difícil captá-las com maior nitidez.

    3.Sensibilidade

    A sensibilidade adequada não pode ser facilmente determinada, uma vez que varia consideravelmente em função da quantidade de poluição luminosa e de luz da lua, da objetiva que está a ser utilizada, do local e da resolução. Tente fotografar primeiro com ISO 400 e depois procure o valor adequado verificando os resultados.

    Após as três definições terem sido configuradas, estará pronto para começar a fotografar; mas, primeiro tem de ajustar a focagem das estrelas. O Autofocus (AF) não funciona em condições de pouca luz, tais como um céu à noite, pelo que deve ajustar a focagem manual (MF). Ajustar a focagem sobre uma pequena estrela durante a visualização no ecrã LCD pode ser muito difícil, portanto, use as funções de ampliador de focagem e MF Assist para ajudá-lo a focar as estrelas brilhantes que aparecem ampliadas no monitor. Pode utilizar os botões de operação para mover a área a ser ampliada, a fim de poder procurar algumas estrelas brilhantes para focar.

    Vista do monitor sem ampliador de focagem (exemplo).

    Vista do monitor com ampliador de focagem (exemplo).

    Quando encontrar uma estrela brilhante, rode o anel de focagem até os contornos da estrela ficarem nítidos. A estrela pode não ficar necessariamente focada com o anel de focagem girado para o lado mais afastado (infinito), por isso recomendamos ampliar o visor para verificar a focagem. Se o visor ficar totalmente preto e as estrelas e o cenário forem difíceis de ver, aumente a sensibilidade até ISO 3200 ou 6400 para tornar a imagem no visor mais fácil de ver e tente novamente.
    Assim que as estrelas estiverem focadas, tenha cuidado para não ajustar a focagem até tirar a fotografia. A posição de focagem pode mudar se a posição do zoom da objetiva for alterada ou se [AF] for selecionado.

    Se a focagem não for a correta, as estrelas vão aparecer desfocadas.

    Verificar os resultados durante a captação

    Quando a estrela estiver focada, prima o botão do obturador para tirar uma fotografia. A redução de ruído funciona durante alguns segundos depois de tirar a fotografia e, portanto, pode demorar algum tempo até que a imagem seja apresentada no monitor.

    Aumente a imagem e verifique os resultados. Captou as estrelas?
    Fotografar com as definições acima indicadas permite captar estrelas como mostrado abaixo.

    Distância focal: 19 mm, f-stop: 3.5, Velocidade do obturador: 5 segundos.

    Parte da constelação de Orion ampliada no ecrã de reprodução. As estrelas são captadas como pontos de luz.

    Se toda a imagem estiver demasiado clara ou escura, tire várias fotos com diferentes definições de sensibilidade e velocidade do obturador. Quanto maior for a sensibilidade, mais clara fica a imagem e pode fotografar a velocidades maiores do obturador; contudo, se a sensibilidade for demasiado elevada, a imagem pode ter ruído e a sua resolução pode ser reduzida. Além disso, se o monitor estiver demasiado luminoso, poderá não conseguir determinar corretamente o brilho da imagem. Quando fotografar num local escuro, recomendamos que defina menos luminosidade do monitor do que quando utilizado durante o dia.

    Se as estrelas não forem captadas tal como as vê, pode verificar as imagens no ecrã de reprodução para verificar se estão desfocadas ou demasiado claras ou escuras e fotografar novamente.
    Também é possível que o céu tenha ficado mais nublado desde o momento em que o fotografou.

    Ajustar a composição e a cor

    Depois de confirmar que consegue captar as estrelas, tente ajustar a composição e a cor. Fotografar as estrelas rodeadas pela paisagem pode dar origem a imagens impressionantes. Olhe à sua volta e tente incluir árvores ou uma vista distante na sua composição. Quando mudar a composição, deve ter cuidado para não mover o anel de focagem que ajustou anteriormente.
    Pode ajustar a cor com a função de equilíbrio de brancos de acordo com a sua preferência, embora possa selecionar [Incandescente] ou [Fluorescente: Branco Quente], por exemplo, para criar uma imagem nítida de um céu estrelado azulado. Pode também selecionar [AWB] (Auto WB) para cores mais naturais que sejam semelhantes às que vê a olho nu.

    Equilíbrio de brancos [Auto] Equilíbrio de brancos [Incandescente]

    Os filtros programáveis disponíveis no mercado são eficazes para acentuar as estrelas, efetuando uma ligeira desfocagem da luz das estrelas. Isto permite-lhe captar imagens maiores de estrelas, até mesmo com uma lente grande angular.

    Fotografia tirada com um filtro suave na objetiva.

    Utilizar a função [Star Trail]*1 em PlayMemories Camera Apps

    Se tiver um modelo de câmara que suporte PlayMemories Camera Apps, pode utilizar a função Star Trail para criar facilmente filmes com os rastos das estrelas.
    Com a função Star Trail, pode selecionar [Bright Night], [Dark Night] ou [Custom] de acordo com a cena fotografada, a fim de criar automaticamente um filme depois de fotografar.
    Em vez de transferir muitas imagens para um computador e, em seguida, compor e editar, a partir de agora pode utilizar esta aplicação para criar facilmente filmes com os rastos das estrelas na câmara.

    • *1 Dependendo do país ou da região, a função "Star Trail" da PlayMemories Camera Apps pode não estar disponível.

    Imagem de um filme criado com Star Trail

    Distância focal da lente: 24 mm/número F: 1.4/Velocidade do obturador: 8 segundos

    A aplicação de tecnologia de ponta permite um desempenho G Master refinado de alta resolução e efeito bokeh suave e natural, mesmo com a abertura F1.4 mais ampla. A lente é compacta e é a mais leve da sua gama2, o que maximiza a facilidade de transporte. Oferece também um acionamento rápido e preciso do AF, bem como controlo e fiabilidade de topo.