ID do artigo : 00192993 / Última modificação : 13-01-2021

A câmara desliga-se subitamente

A câmara desliga-se durante um curto período de tempo ao gravar filmes ou ao fotografar no modo Burst.

    O que fazer quando a câmara se desliga sem erro nem aviso

    • Verifique se o modo de poupança de energia está ligado.
      Se não utilizar a câmara durante um determinado período de tempo, esta entra automaticamente no modo de poupança de energia. A câmara sai deste modo se premir o botão do obturador até meio. Pode ajustar o período de tempo necessário para a câmara entrar no modo de poupança de energia. Para obter mais informações, consulte o manual de instruções fornecido com a câmara ou visite o manual online publicado no nosso website de assistência
    • Verifique o ambiente de funcionamento:
      algumas câmaras Sony desligam-se automaticamente para evitar o sobreaquecimento num ambiente quente. Gravar clipes de filme longos ou fotografar várias sequências contínuas de imagens aumenta a temperatura interna da câmara. Quando a temperatura da câmara se torna muito elevada, aparece uma imagem amarela (ícone de aviso de sobreaquecimento) no ecrã LCD. Se isto acontecer, deixe a câmara arrefecer durante algum tempo e, em seguida, continue a gravar ou a fotografar.

      NOTAS:

      • A temperatura interna da sua câmara aumenta sempre que está ligada, ou seja, ao utilizar a câmara para gravar vídeos ou tirar fotografias, mas também quando não estiver a utilizar a câmara ativamente (por exemplo, a compor a sua fotografia).
        Siga as orientações abaixo para se certificar de que a câmara não sobreaquece:
        • Evite ao máximo a exposição da câmara à luz do sol direta.
        • Desligar a fonte de alimentação quando a câmara não está a ser utilizada.
        • No caso de modelos DSLR e SLT, defina o SteadyShot para Off (Desligado).
      • Quanto mais tempo permitir que a câmara arrefeça, mais tempo demora até que a temperatura interna volte a aumentar depois de a voltar a ligar. Se a câmara não tiver tempo suficiente para arrefecer, desliga-se novamente após um curto período de tempo. O tempo de arrefecimento pode ser de alguns minutos a uma hora, dependendo da câmara e do ambiente.
    • Certifique-se de que a bateria tem carga suficiente. Se a bateria não estiver totalmente carregada, a câmara pode desligar-se repentinamente. Deixe a bateria carregar durante várias horas antes de a inserir na câmara.
    • Se a bateria recarregável não carregar corretamente, siga os passos abaixo: 
      1. Carregue a bateria o suficiente caso esteja completamente descarregada (por exemplo, se a tiver adquirido recentemente ou se não tiver sido carregada durante um longo período de tempo).
        NOTAS:
      • A bateria descarrega gradualmente ao longo do tempo, mesmo quando não é utilizada.
      • Recomenda-se que utilize sempre baterias genuínas da Sony. 
      1. Verifique se os terminais da bateria ou o carregador de bateria estão sujos. Se os terminais da bateria estiverem sujos, retire a sujidade com um pano seco, cotonete ou semelhante. Em seguida, carregue a bateria. Pode ver um exemplo de terminais sujos e limpos numa bateria NP-BD1 da Sony na imagem abaixo:

    Imagem dos exemplos de terminais (da NP-BD1)

    • [A]: impressões digitais nos terminais da bateria
    • [B]: objetos estranhos nos terminais da bateria
    • [C]: terminais da bateria limpos
      NOTA: tenha cuidado para não tocar nos terminais da bateria com as mãos ou com objetos metálicos. 
    1. Verifique se o problema de carregamento ocorre ao utilizar uma bateria diferente. Se não ocorrer, pode significar que a bateria original está avariada.