ID do artigo : 00193291 / Última modificação : 17-05-2018

O que posso fazer se a câmara não foca durante a utilização da definição Focagem Automática (AF)?

    A focagem automática pode ter dificuldades em focar devido a vários motivos, tais como a distância entre si e o sujeito/objeto a que está a tirar uma fotografia. Também pode ser difícil focar, dependendo das condições de luz. A informação abaixo proporcionará várias recomendações para solucionar problemas relacionados com a focagem automática.

    Certifique-se de que o objeto não está demasiado perto

    Cada lente da câmara tem uma distância mínima à qual pode fotografar um objeto. A isto chama-se distância mínima de focagem. Se estiver mais próximo do objeto do que a distância de focagem mínima, não será possível focar corretamente. A distância mínima de focagem varia de acordo com a lente e, no caso de lentes de zoom, também pode variar consoante a distância focal. Para verificar a distância mínima de focagem de uma lente, consulte as respetivas especificações ou a distância impressa na mesma, conforme indicado na imagem abaixo.


    Imagem

    Na parte frontal da lente, a distância é indicada em metros (m) e pés (ft). A distância de focagem mínima da lente acima é de 0,25 m (25 cm). Se se aproximar mais do que esta distância, não será possível focar o objeto corretamente. Em situações em que pretende fotografar o objeto de perto, aproxime-se o máximo possível do mesmo. Em seguida, afaste-se pouco a pouco para encontrar a distância a que o objeto está focado.

    Certifique-se de que o objeto ou o ambiente onde as imagens serão tiradas não inibe a focagem

    Pode ser difícil para a câmara focar automaticamente nas seguintes situações:

    • Em caso de movimentos rápidos ou de alta velocidade, como um carro em movimento
    • Quando um objeto aparece demasiado próximo da câmara
    • Se existir uma cena com muitos contrastes baixos, como um céu azul ou uma praia
    • Uma cena que está em constante mudança, como, por exemplo, ondas ou uma queda de água
    • Em situações de pouca luz, tais como o interior de uma igreja ou durante o horário noturno
    • Quando o objeto está retroiluminado por uma fonte de luz forte, tal como o sol
    • Em caso de sobreposição de objetos situados perto e longe, criando profundidade, tal como um objeto situado atrás de uma cerca

    Como focar um objeto num ambiente difícil

    1. Componha a fotografia, bloqueando a focagem num objeto:

      • Coloque o objeto na área de focagem automática e prima o botão do obturador até meio. Tal irá bloquear a focagem no seu objeto.
        Imagem

      • Prima totalmente o botão do obturador para tirar a fotografia.
    2. Mude a câmara ou a lente para Manual Focus (Focagem manual) (MF).
      1. Ajuste o valor de abertura da câmara para evitar imagens parcialmente focadas ao abrir a abertura para desfocar o fundo ou o primeiro plano da imagem.

        Fotografia com abertura aberta (exemplo: Valor de abertura de 2,8)
        Imagem

        Fotografia com abertura reduzida (exemplo: Valor de abertura de 16)
        Imagem

      2. Configure o seletor de modo da câmara para o modo Aperture Priority (Prioridade de abertura) (A). O modo de abertura define automaticamente a câmara para que as variáveis que não a abertura estejam na exposição ideal.
      3. Aumente o valor de abertura ou valor F da câmara, utilizando o seletor da câmara, quando fotografar em locais escuros. Tal reduz a quantidade de luz que a câmara recebe.

        NOTA: A utilização de um tripé é recomendada para evitar o movimento da câmara quando tira fotografias em ambientes escuros.

    Para os modelos ILCA-77M2, SLT-A77V, SLT-A99V ou DSLR-A900.

    Se a imagem continuar desfocada, ajuste a função AF Micro Adjustment (Ajuste AF Micro) de cada lente, seguindo os passos abaixo:

    1. Prima Menu.
    2. Selecione Configuração.
    3. Selecione AF Micro Adj (Ajuste AF Micro).
    4. Selecione AF Adjustment Setting (Definição de Ajuste AF).
    5. Selecione ON (Ligada) para apresentar uma escala que lhe permite escolher o valor pretendido.
    6. Rode o botão de controlo, seletor ou joystick da câmara para selecionar o valor pretendido.

      NOTA: Quanto maior for o valor, mais longe está a posição de focagem da câmara; quanto menor for o valor, mais próxima está a posição de focagem da câmara.

    7. Prima o botão central da roda de controlo ou do joystick da câmara quando terminar.

      NOTAS:

      • O valor de ajuste não pode ser registado se o AF Micro Adj (Ajuste AF Micro). não estiver definido como Ativar.
      • Recomenda-se o ajuste do valor de ajuste AF da sua câmara sob as condições de fotografia reais.
      • Quando coloca uma lente para a qual já registou um valor, o valor registado é apresentado no ecrã. [±0] é apresentado para lentes para as quais um valor ainda não foi registado.
      • Se [-] for apresentado como o valor, foi registado um total de 30 lentes e não é possível registar nenhuma lente nova. Para registar uma nova lente, coloque uma lente cujo registo pode ser apagado e defina o respetivo valor para [±0] ou reponha os valores de todas as lentes utilizando [Clear].
      • Utilize AF Micro Adj. (Ajuste AF Micro). apenas com lentes Sony, Minolta e Konica-Minolta. Se utilizado com outras marcas de lentes, o valor registado pode ser afetado. Recomenda-se vivamente a não realização do AF Micro Adj. (Ajuste AF Micro). com uma lente não suportada.
      • Não é possível efetuar individualmente o ajuste AF durante a utilização de lentes Sony, Minolta e Konica Minolta que possuem as mesmas especificações .

    Os passos de resolução de problemas listados acima deverão resolver o problema. Se tiver concluído todos os passos e o problema persistir, o produto poderá ter de ser enviado para manutenção. Se acredita ser este o caso, contacte-nos para obter assistência adicional.